Startups e empresas selecionadas para Ciclo de Aceleração do Hub Salvador são oficialmente anunciadas
Processo seletivo contou com mais de 80 inscrições
As 10 startups e empresas selecionadas para o 1º Ciclo de Aceleração 2024/2025 do Hub Salvador foram oficialmente anunciadas. O processo seletivo contou com mais de 80 inscrições com propostas nas áreas de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), educação, fintechs, sustentabilidade (ESG), inclusão e diversidade.
As escolhidas foram: Clube Tona, EQWETI, Trazfavela, Acelera ESG, 4urdefense, DGTAX, WasteZero, DROME, Expertize e ÓiaFia.
O coordenador executivo do Hub Salvador, Antônio Rocha, destacou a importância da iniciativa. Ele frisa que as empresas se destacaram pela relevância de suas soluções e pelo potencial de impacto social e econômico: “Estamos muito felizes com a adesão ao nosso chamado. As empresas escolhidas terão todo o suporte do Hub Salvador para acelerar e impulsionar seus negócios, e certamente irão revolucionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da capital baiana”, afirmou.
O Ciclo de Aceleração é realizado em parceria com a Wayra, hub de inovação da Vivo – Telefônica Brasil, um dos maiores da Europa e América Latina. Além disso, o programa conta com o apoio de instituições como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI Ilhéus), Softex Nacional e Inventivos, uma plataforma que impulsiona o crescimento de startups.
Sob nova gestão, o Hub Salvador tem como missão ampliar sua influência no cenário de inovação, abrangendo não apenas Salvador, mas também a Bahia e o Nordeste. A estratégia é conectar diversos atores do ecossistema, como universidades, centros de pesquisa, empresas, investidores e startups, criando um ambiente propício para o empreendedorismo criativo e diferenciado.
“O Hub é um equipamento dinamizador de inovação. É um ambiente que propicia oportunidades para pessoas interessadas em empreender de forma criativa e diferenciada”, explicou Rocha. “Queremos que o Hub represente a diversidade de Salvador, proporcionando um espaço onde todos se sintam incluídos”, reforçou.
A nova gestão também tem um compromisso claro com a diversidade e inclusão. Segundo Rocha, o Hub Salvador busca refletir a realidade local, onde 80,8% da população é negra, e 70% dos empresários da cidade pertencem a esse grupo. “A inclusão é uma prioridade. O Hub busca garantir que vozes diversas sejam ouvidas e representadas no ecossistema”, enfatizou o coordenador.
Segundo ele, o futuro do Hub Salvador aponta para um ecossistema inovador que atraia o interesse de investidores. Rocha destacou ainda que o objetivo é promover empreendimentos inovadores que conectem diferentes setores, como universidades e empresas, criando oportunidades significativas para a cidade.
O equipamento conta com parcerias estratégicas, como a da Softex Nacional, principal promotora de políticas públicas tecnológicas no Brasil, e da Inventivos, reconhecida plataforma de formação. Monique Evelle, cofundadora da Inventivos, afirmou que o plano da plataforma é Salvador, a Bahia e o Nordeste. “Vamos buscar o protagonismo do ecossistema de inovação, que valoriza a diversidade, a inclusão, novas ideias e trocas reais”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos