Sem apoio e má gestão: Hortência critica cenário esportivo no Brasil
Ex-jogadora aponta ausência de políticas públicas e estrutura para o desenvolvimento do esporte

A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari criticou, nesta quinta-feira (27), a política esportiva vigente no Brasil, além da administração do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Segundo a atleta olímpica, o país carece de investimentos e de uma política pública robusta voltada para o desenvolvimento do esporte, especialmente na base.
“Olha, eu não acho que o Brasil é um país onde ele beneficia o esporte. Eu não acho que nós temos uma política muito forte voltada para o esporte. Eu gostaria que fosse mais”, declarou Hortência durante o 2º Encontro de Mulheres Líderes da Prefeitura de Salvador, realizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA).
Investimento na base é essencial
De acordo com a ex-jogadora, é fundamental que as escolas adotem uma política de valorização dos professores de educação física, além de oferecerem espaços e equipamentos adequados para a prática esportiva. Hortência criticou a falta de prioridade dada a essas questões e afirmou que, no Brasil, muitos atletas se destacam apenas por talento natural ou por iniciativas individuais, como escolinhas de esportes criadas por ex-atletas.
“Não queremos fazer um país de alto rendimento, que as crianças sejam de esporte de alto nível, mas que elas possam se divertir através do esporte”, declarou.
Críticas à administração do COB e da CBB
A ex-atleta também criticou a administração do COB e da CBB, especialmente na gestão do basquete feminino. “Não vejo uma boa gestão, tanto é que faz muito tempo que não traz um resultado, que não classifica para a Olimpíada, que não classifica para o campeonato mundial”, afirmou Hortência.
Segundo ela, a baixa nos resultados não ocorre por “falta de material humano”, mas sim por falhas na administração, como a ausência de patrocinadores que garantam suporte financeiro à modalidade.
Hortência enfatizou que a captação de patrocinadores depende de um projeto bem estruturado, que ofereça retorno para as empresas que investem no esporte. “Tem que arrumar patrocinador. E o patrocinador, ele entra na sua modalidade, por quê? Porque tem um bom projeto. Se você tem um bom projeto, você dá retorno. Porque o patrocinador quer retorno”, argumentou a ex-atleta.
Palestra para inspirar mulheres
Palestrante convidada do 2º Encontro de Mulheres Líderes, Hortência afirmou que, como atleta, sente orgulho em inspirar as pessoas, principalmente mulheres. “Quando você está na quadra de basquete, você inspira alguém, você inspira as crianças também a praticar o esporte. E a gente gosta disso, a gente gosta de estar inspirando as pessoas. E quando eu entrei nesse ramo para ser palestrante, eu me sinto feliz”, disse a ex-atleta.
A jogadora de basquete aposentada comentou que se tornar palestrante foi a forma de continuar inspirando pessoas após sua aposentadoria do esporte. Segundo ela, a mesma emoção que sentia quando estava na quadra permanece, mas agora de uma forma diferente.
Hortência destacou ainda que eventos como o desta quinta-feira, que foi aberto ao público e destinado especialmente às mulheres, são importantes para fortalecer a participação feminina em posições de liderança. “Eu adoro falar para as mulheres e eu estou observando nessa minha caminhada de palestrante pelo Brasil inteiro o quanto a mulher está ocupando esse espaço dentro das empresas, espaços com cargos de comando, sabe? Então eu fico muito feliz quando vejo muitas mulheres na plateia”, contou.
Bruno Reis exalta participação das mulheres na gestão municipal
Em sua passagem pelo evento, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou que o evento é destinado a 600 servidoras e colaboradoras da gestão municipal, ressaltando que o sucesso de sua gestão se dá a participação de mulheres, citando como exemplo, a vice-prefeita e secretária da cultura Ana Paula Matos.
“Ana me ajuda muito. É meu porto seguro e a pessoa com quem eu divido os problemas da cidade. Nós tomamos decisões juntos e, se hoje nossa gestão é reconhecida, deve-se ao trabalho dela e de todas vocês, mulheres”, declarou.
O prefeito reforçou que uma maneira de garantir autonomia às mulheres de Salvador é por meio de políticas públicas que promovam seu empoderamento. Segundo ele, a cidade tem se destacado com iniciativas como os programas Mulheres no Volante, que recebeu o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, e Marias na Construção, premiado pela Unesco em 2023.
“Queremos que as mulheres tenham cada vez mais espaços de poder, cada vez mais posições de liderança. E muito me orgulha em tê-las em posições de destaque no nosso governo. Não há governo no Brasil que tenha tantas mulheres à frente de projetos e pastas importantes como nós temos aqui em Salvador”, disse.
Confira a declaração de Hortência na íntegra:
Mais Lidas
Justiça derruba norma que liberava farmacêuticos a receitar remédios
Cidades
Enem 2025: veja como garantir isenção mesmo se faltou na prova de 2024
Justiça derruba norma que liberava farmacêuticos a receitar remédios
Conheça origem do Dia da Mentira e como tradição se espalhou pelo mundo
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então