Reconhecimento facial já capturou 1.166 foragidos na Bahia em 2025
De acordo com SSP-BA, números superam total de prisões feitas com auxílio da tecnologia no ano passado
Divulgação/SSP-BA
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) encerrou, o primeiro semestre deste ano, com um recorde: uma média de seis foragidos da Justiça capturados por dia. Ao todo, 1.166 pessoas com mandado de prisão em aberto foram localizadas entre janeiro e junho, superando o total de prisões feitas com o auxílio da tecnologia em 2024.
A ferramenta utiliza o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como base de dados e está em operação na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em outras 81 cidades do interior do Estado. De acordo com a SSP, a tecnologia tem se consolidado como instrumento estratégico para fortalecer o combate à criminalidade.
Perfis dos foragidos
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, 65% dos capturados respondem por crimes que afetam diretamente a rotina dos baianos, como roubo, homicídio e tráfico de drogas.
“Aumentamos o número de cumprimentos de mandados de prisão, com o aperfeiçoamento do uso da tecnologia”, destacou Werner.
Dos 1.166 foragidos identificados pelo sistema, 22,2% possuíam mandados por roubo, 13,2% eram investigados por homicídios e 10,6% estavam ligados ao tráfico de drogas. A lista também inclui crimes como estupro (6,4%), furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2,1%). Outro dado que chama a atenção é que 34,9% dos capturados tinham dívidas relacionadas à pensão alimentícia.
Werner também ressaltou a importância da tecnologia em eventos de grande porte. “O Reconhecimento Facial permite que as Forças da Segurança promovam a contagem de público e apliquem da melhor forma os efetivos nos grandes eventos da Bahia, garantindo a tranquilidade para baianos e turistas”, afirmou.
Lula em Salvador: segurança é responsabilidade dos governadores
Durante visita a Salvador para o cortejo do 2 de Julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado sobre a escalada da violência na Bahia e reafirmou que a responsabilidade pela segurança pública nos estados é dos governadores.
“Se você for olhar a Constituição, a segurança em si é da responsabilidade do governador do Estado, que tem a Polícia Militar, que tem a Polícia Civil”, declarou em entrevista à TV Bahia.
Lula também apontou que o governo federal atua por meio da Polícia Federal e das Forças Armadas, mas que essas estruturas não têm papel direto na segurança pública cotidiana, que inclui patrulhamento urbano e investigação de crimes comuns.
Bahia tem segunda maior taxa de morte entre jovens
Embora os dados divulgados pela SSP, a Bahia continua entre os estados mais violentos do país, segundo o Atlas da Violência de 2025. O Estado ocupa a segunda posição em taxa de mortes de jovens, atrás apenas do Amapá. Em 2023, 3.892 jovens foram assassinados em território baiano, número que representa uma mortalidade 12 vezes maior do que a registrada em São Paulo, o Estado mais populoso do Brasil.
Apesar dos dados alarmantes, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem defendido que o problema da violência na Bahia é reflexo de um contexto nacional. “Temos municípios que estão há dois, três anos sem mortes violentas. Não dá para dizer que a nossa polícia não está fazendo nada. A violência é um problema que está presente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais”, disse o governador, em entrevista à imprensa.
Segurança além da polícia
Jerônimo também tem reforçado que segurança pública não se resume apenas à ação policial. “O que é da Bahia, é responsabilidade do governador do Estado. Mas segurança pública não é só polícia, tem outros elementos. Muito embora, polícia seja segurança pública, e segurança pública requer a presença de polícia”, afirmou, durante entrevista à rádio Metrópole em maio.
O debate entre os papéis dos governos federal e estadual na área da segurança voltou ao centro das atenções durante as celebrações do 2 de Julho. Enquanto a tecnologia do Reconhecimento Facial segue apresentando resultados práticos no enfrentamento à criminalidade, os dados de violência no Estado seguem cobrando soluções mais amplas e estruturantes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas