Pular para o conteúdo
Início » Prazo de adesão ao Desenrola Brasil não foi prorrogado, diz Ministério da Fazenda

Prazo de adesão ao Desenrola Brasil não foi prorrogado, diz Ministério da Fazenda

Segundo nota divulgada "a prorrogação automática da vigência da MP não altera a data de encerramento do programa"

O Ministério da Fazenda informou, nesta terça-feira (21), que a prorrogação da Medida Provisória (MP) 1.211/2024 que “altera a Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, para prorrogar a duração do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes – Desenrola Brasil – Faixa 1”, por 60 dias não significa a prorrogação do programa.

Segundo nota divulgada pela pasta a decisão do Congresso Nacional é “um procedimento padrão”: “a prorrogação automática da vigência da MP não altera a data de encerramento do programa, que foi fixada em lei”, diz trecho de nota enviada a Agência Brasil.

Dessa forma o prazo para adesão de pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham dívidas de até R$ 20 mil, encerrou nessa segunda-feira (20).

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo federal, 15 milhões de pessoas da faixa 1 foram beneficiadas pelo programa, somando R$ 52 bilhões em dívidas. Os inadimplentes negativados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 tiveram acesso a descontos médios de 83%.

O programa permitiu que o saldo negociado seja quitado sem entrada e em até 60 parcelas. Também é possível reunir mais de uma dívida com diferentes credores em um único lado devedor para negociação.

 

Leia também:

Governo anuncia isenção na inscrição para o Enem para candidatos do Rio Grande do Sul

Marcações: