O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecido por ser uma das principais atrações turísticas do Brasil, recebeu o reconhecimento, nesta sexta-feira (26), como Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Esse título tem o nome popular de Patrimônio Natural da Humanidade, em decisão que aconteceu na 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Nova Deli, na Índia. Importante destacar que a premiação da agência ONU exige que os lugares devem apresentar “um valor universal excepcional”. Ou seja, o alto grau de beleza natural, a biodiversidade e a importância geológica são levadas em consideração.
Os Lençóis são conhecidos pelas belas lagoas de água doce em meio a grandes dunas de areia. O pleito do Brasil foi baseado no critério de contemplar “fenômenos naturais superlativos”, “por ser uma área de excepcional beleza natural”, e também por se tratar de um “exemplo notável” de lugar que apresenta processos geológicos significativos.
O reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade contempla maiores garantias de proteção e preservação ambiental. Além disso, oferece um aumento no poderio turístico da região. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), viajou à Índia junto com secretários de Estado.
Lençóis Maranhenses
O Parque Natural dos Lençóis Maranhenses fica na região Nordeste, na costa leste do Maranhão. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio é quem administra a localização, órgão sob vínculo do Ministério do Meio Ambiente.
A área conta com 1.565 km² (maior que a cidade de São Paulo, que tem 1.523 km²). Além de que, cerca de 60% do território é composto por extensa cadeia de dunas sinuosas, mediadas por lagoas, de formações temporárias ou permanentes, que se formam ou se avolumam conforme o período de chuvas.
A formação desse campo de dunas sucessivas compreende aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás. Ela se explica pelos movimentos de avanço e recuo do mar aliado à ação dos ventos. Outra verificação é o depósito de sedimentos e transformação das montanhas de areia.
Na época das chuvas, que corresponde ao primeiro semestre, as lagoas se preenchem de água. Por isso, há a configuração de um cenário de alta beleza natural, valorizando o setor turístico da região.