Pular para o conteúdo
Início » Com capacidade para atender 1.200 pacientes por dia, Edriene Teixeira explica como será o funcionamento do Ambulatório Municipal Especializado

Com capacidade para atender 1.200 pacientes por dia, Edriene Teixeira explica como será o funcionamento do Ambulatório Municipal Especializado

Unidade que foi entregue nesta quarta-feira (5), contará com especialidades de oftalmologista, nefrologista, neurologista, além de exames laboratoriais

A Prefeitura de Salvador entregou, na manhã desta quarta-feira (5), o Ambulatório Municipal Especializado, no bairro de Pirajá. O equipamento, que visa atender cerca de 1.200 pacientes por dia, vai oferecer serviços ambulatoriais com consultas, apoio diagnóstico e terapêutico voltados essencialmente às necessidades de saúde de pessoas com Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Câncer de Mama.

“O objetivo dessa unidade é, havendo suspeita ou um acompanhamento prévio de hipertensão e diabetes, o paciente será referenciado para este ambulatório. Aqui, será feita uma avaliação no sentido de promover um cuidado para evitar consequências graves destas doenças crônicas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), nefropatia, doenças da retina, úlceras e dentre outras”, explicou Edriene Teixeira, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde em entrevista ao Portal M!.

A gestora reforçou que a unidade funcionará como demanda referenciada, na qual os pacientes vão chegar encaminhados e com diagnóstico prévio para dar continuidade ao tratamento. 

O Ambulatório Municipal Especializado contará com especialidades de oftalmologista, nefrologista, neurologista, além de exames laboratoriais.

“Haverá sala de injeção intravítrea, que é o procedimento indicado para tratar a retinopatia diabética avançada, uma das principais causas de cegueira no mundo. Vamos ter todos os exames complementares para aqueles portadores de hipertensão, ecocardiograma, sala de pré-diabético, em que o indivíduo vai ser avaliado, para ver que tipo de alteração ele já tem da corrente do diabetes, além de um setor de curativos especiais para aqueles que possui a doença em estágio avançado.”, explicou.

“No âmbito do câncer de mama, vamos ter mamografia, ultrassom e a biópsia guiada por imagem. O paciente vai sair com o diagnóstico e estadiamento da sua doença para ser encaminhado para tratamento no Hospital Aristides Maltez ou Santa Izabel”, destacou Ediene.

Com dez consultórios, a unidade de referência passa a funcionar nesta quinta-feira (6), com o atendimento por fases. De inicio, a rede irá ofertar oftalmologia, cardiologia, clínica médica e endocrinologia.

“Iremos iniciar com um funcionamento faseado, porque nós temos o programa Saúde nos Bairros, que também é uma porta de entrada para estes pacientes. Ou seja, a gente vai ampliar a assistência e a rede de cuidado. Não vamos começar com todos os profissionais, apenas 50% da equipe e provavelmente no final do mês já tenhamos 100% da equipe disponibilizada”, enfatizou a chefe do gabinete da SMS.

Marcações: