Pular para o conteúdo
Início » Polícia Federal desarticula esquema de roubo de dados do INSS

Polícia Federal desarticula esquema de roubo de dados do INSS

Polícia Federal desarticula esquema de roubo de dados do INSS
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão em 8 estados e no Distrito Federal

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) cumpriu 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal. A operação também incluiu 29 mandados de busca e apreensão, visando desmantelar uma organização criminosa que fraudava dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são da Agência Brasil.

Conforme a PF, a Operação Mercado de Dados desarticulou um grupo de hackers que acessava o banco de dados do INSS para vender informações dos beneficiários. Esses dados eram usados para consultas ou cometimento de crimes, como contratações fraudulentas de empréstimos consignados e saques indevidos de benefícios.

A invasão ao sistema do INSS contava com o apoio de servidores internos que vendiam suas credenciais de acesso. Três servidores e um estagiário do INSS também foram alvos da ação policial.

Os mandados foram executados em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Bahia. A PF informou que os envolvidos responderão por organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos, violação de sigilo funcional, obtenção e venda de dados sigilosos e lavagem de dinheiro.

Além disso, a Justiça determinou o sequestro de 24 imóveis da quadrilha e o bloqueio de contas bancárias até o limite de R$ 34 milhões. As medidas foram ordenadas pela 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Leia também:

TCU dá um ano para INSS reduzir inconsistências nos cadastros de beneficiários

BRT Salvador inicia teste com ônibus articulado elétrico, que transporta até 150 passageiros

X recorre ao STF para suspender bloqueio e voltar a operar no Brasil

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil