Polícia Civil desarticula plantio de 40 mil m² de maconha e incinera mais de uma tonelada em Ibipeba

Ação foi conduzida pelo Denarc em uma fazenda de 50 hectares, situada na zona rural do município de Ibipeba, no centro-norte da Bahia


Redação
Redação 02/10/2025 07:30 • Cidades
Polícia Civil desarticula plantio de 40 mil m² de maconha e incinera mais de uma tonelada em Ibipeba - Divulgação/Polícia Civil da Bahia
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Uma área de 40 mil metros quadrados destinada ao cultivo de maconha foi localizada e desarticulada nesta quarta-feira (1º) pela Polícia Civil, durante a Operação Amordaçar – fase II. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em uma fazenda de 50 hectares, situada na zona rural do município de Ibipeba, no centro-norte da Bahia.

Mais de uma tonelada da droga incinerada

De acordo com o Denarc, a investigação contou com o apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). No local, os policiais encontraram mais de uma tonelada de maconha colhida e enterrada, que foi incinerada com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Além da droga, foram localizados vestígios de maconha já colhida e queimada. A operação também resultou na apreensão de um reboque agrícola utilizado para a colheita. Segundo estimativas do Denarc, os suspeitos queimaram mais de três toneladas do entorpecente antes da chegada das equipes.

Suspeitos fugiram do local

Mais de 15 suspeitos conseguiram fugir ao perceberem a presença dos policiais no entorno da propriedade. As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo plantio, o destino da droga e os líderes da atividade criminosa. O diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior, ressaltou a relevância da operação. “Com esta desarticulação de plantio, a produção da maconha foi neutralizada, o que resultará no enfraquecimento de recursos do tráfico em diversas regiões da Bahia e de outros estados”, afirmou.

Operação Amordaçar já havia apreendido drogas em maio

Esta foi a segunda grande ação realizada pelo Denarc em um intervalo de quatro meses. Em maio deste ano, na primeira fase da Operação Amordaçar, os policiais apreenderam mais de 500 quilos de maconha em uma fazenda localizada na zona rural de Itamaraju, extremo sul da Bahia.

Homem é preso em flagrante por tráfico em Eunápolis

Também nesta quarta-feira, um homem de 19 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas no bairro Moisés Reis, em Eunápolis. A ação foi realizada pelo Setor de Investigação da 1ª Delegacia Territorial (DT/Eunápolis), durante diligências de apuração de um homicídio.

Segundo a Polícia Civil, os agentes avistaram um grupo que tentou fugir ao notar a presença policial. Um dos homens foi capturado, e com ele foram apreendidas 97 porções de maconha, 58 pedras de crack, uma sacola com resquícios da mesma droga, embalagens utilizadas para comercialização, um aparelho celular e dinheiro em espécie.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Territorial, passou pelos exames legais e, em seguida, foi encaminhado ao Conjunto Penal de Eunápolis, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

Polícia Militar apreende drogas em Feira de Santana

Na noite da última terça-feira (30), policiais Militares da Rondesp Leste apreenderam drogas e detiveram um homem suspeito de tráfico, no bairro Lagoa Grande, no município de Feira de Santana.

Na ocasião, militares realizavam patrulhamento, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita, portando uma sacola. Ao realizarem a abordagem, foram encontradas em sua posse, 2.100 eppendorfs de cocaína e uma porção de maconha. De acordo com a PM-BA, todo material apreendido e o suspeito foram apresentados ao Complexo de Delegacia do Sobradinho para adoção das medidas pertinenentes.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas


Vixe