PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Treze policiais militares foram afastados das ruas nesta segunda-feira (2), após a Corregedoria da Polícia Militar abrir investigação sobre o caso em que um agente jogou um homem de uma ponte na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. A decisão inclui dois sargentos e onze cabos e soldados do 24º Batalhão, em Diadema, que agora cumprem expediente interno na Corregedoria. A informação é do G1.
O caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração, com as imagens sendo usadas para detalhar a conduta dos envolvidos. O incidente ocorreu durante uma abordagem em que dois homens, ao serem parados pela polícia, tentaram fugir em uma moto. Após a perseguição, um deles foi jogado no rio por um policial da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).
A testemunha que estava com a vítima confirmou que o homem sobreviveu. Segundo o ouvidor das polícias, Cláudio Silva, medidas severas devem ser tomadas: “Tanto do policial que pratica o ato quanto dos outros, que estavam ali e de certa forma não atuaram para que aquilo não ocorresse”, disse em entrevista à TV Globo.
O governador Tarcísio de Freitas declarou que o policial que “joga uma pessoa da ponte” não está à altura de usar a farda. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou que “anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais” e que haverá punições rigorosas.
Já o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, considerou as imagens “estarrecedoras e absolutamente inadmissíveis” e afirmou que o Ministério Público buscará a punição exemplar dos envolvidos.
Ele determinou que o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP) atue no caso para garantir a responsabilização criminal dos policiais. As investigações iniciais apontam que a vítima não resistiu aos ferimentos, mas a polícia ainda busca localizar o homem para um depoimento formal.
O ouvidor Cláudio Silva também destacou que o comportamento observado reflete uma crença de impunidade dentro da corporação. Ele solicitou o afastamento de todos os envolvidos e reforçou a gravidade da situação.
As imagens mostram o agente levantando a moto da vítima e depois, com a ajuda de outros policiais, jogando o homem de cima da ponte. O flagrante gerou indignação e reforçou a necessidade de medidas para prevenir abusos de autoridade.
Até o momento, não há pedido de prisão contra os agentes. A Polícia Militar segue investigando os fatos e avaliando o uso das câmeras corporais. A principal testemunha, que acompanhava a vítima, está colaborando com a apuração, enquanto os agentes permanecem em atividades administrativas.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Últimas Notícias
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
Jerônimo tem reunião com conselho político nesta quarta-feira para discutir reforma de sua equipe
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Segundo governador, programa incluirá linha de crédito específica para que prefeituras renovem frotas de coletivos
Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador
Embasa suspende abastecimento de água em Feira de Santana e outras cinco cidades nesta quarta-feira
Falta de água deve impactar mais de 700 mil pessoas