PF deflagra operação contra produção ilegal de remédios para emagrecimento; médico baiano é principal alvo
Ação inclui buscas em clínicas, laboratórios, residências e estabelecimentos comerciais vinculados aos investigados, a exemplo do médico Gabriel Almeida
Instagram @drgabrielalmeida
O médico baiano Gabriel Almeida é o principal alvo de uma operação da Polícia Federal que apura a produção, o fracionamento e a venda irregular do Mounjaro, princípio ativo usado em medicamentos para tratamento de diabetes e obesidade. A ação ocorre nesta quinta-feira (27), e inclui buscas em clínicas, laboratórios, residências e estabelecimentos comerciais vinculados aos investigados em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. As informações são do G1.
Segundo a PF, foram encontrados carros e relógios de luxo, além de um jatinho, durante o cumprimento dos mandados. Segundo os investigadores, o grupo mantinha estrutura de fabricação em condições incompatíveis com padrões sanitários e operava envase, rotulagem e distribuição de forma irregular, com indícios de produção em escala industrial.
Operação diz que investigados manipulavam Tirzepatida
Os investigados manipulavam o princípio ativo Tirzepatida, presente no Mounjaro, sem autorização ou pagamento de patente, contrariando normas sanitárias. A apuração teve início após denúncia da detentora da patente e se estendeu por quase um ano, identificando práticas que, segundo os agentes, extrapolavam o permitido para manipulação magistral.
“As medidas cumpridas hoje visam interromper a atividade ilícita, identificar os responsáveis pela cadeia de produção e distribuição e recolher documentos, equipamentos e insumos que auxiliem na análise laboratorial e perícia técnica dos materiais apreendidos”, disse a PF, em nota. Participam da ação equipes da Anvisa e de vigilâncias sanitárias estaduais.
A PF afirma que o material era vendido sem controles mínimos de qualidade. Entre os locais investigados está o consultório de Almeida em São Paulo, onde ele divulgava o produto e o tratamento para emagrecimento nas redes sociais como se fossem atividades regularizadas.
Histórico profissional e penalidades do médico Gabriel Almeida
O médico foi alvo de penalidade anterior no Conselho Regional de Medicina da Bahia. Um aviso da entidade publicado em 30 de junho, assinado quinze dias antes pelo presidente Otávio Marambaia dos Santos, aponta infrações aos artigos 11, 21, 80 e 87 do Código de Ética Médica, relacionados a responsabilidade profissional e documentos médicos. O comunicado não detalha a penalidade aplicada.
Nascido na Bahia, Almeida mantém consultório no Jardim Europa, área nobre de São Paulo, e também atende em Salvador, no Edifício CEO Empresarial, além de possuir pontos de atendimento em Feira de Santana e Petrolina. Ele atua ainda como palestrante e escritor, com livros publicados sobre emagrecimento.
Defesa se pronuncia e diz que médico ‘não faz propaganda de produtos ilegais’
Em nota divulgada nas redes sociais, o advogado Gamil Föppel, que defende Gabriel, afirmou que o médico “não fabrica, não manipula e não rotula qualquer espécie de medicamento”. A defesa declarou que Almeida promove debate técnico sobre terapias utilizadas no tratamento da obesidade.
“O médico não faz propaganda de produtos ilegais; ele promove o debate técnico sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre a medicação de referência e as possibilidades da medicina personalizada (manipulados), sempre pautado na literatura médica vigente. Confundir debate científico com comércio ilegal é um erro grave de interpretação”, diz a nota.
A defesa afirmou ainda lamentar o “Julgamento midiático antecipado e reforçou que o médico sempre teve foco absoluto na saúde e bem estar de seus pacientes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026