Bahia registra menor número de mortes violentas no mês de novembro em 13 anos, aponta Polícia Civil
Números mostram redução de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado
Divulgação/Polícia Civil
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), anunciou, nesta terça-feira (2), que foram registrados, em novembro, 273 mortes violentas. O número representa o menor índice dos últimos 13 anos no Estado, com redução de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a SSP-BA, o resultado está associado a megaoperações de asfixiamento financeiro de facções, reforço no patrulhamento e ampliação de efetivos. A pasta informou que, somente nos últimos 2 anos, 6 mil policiais e bombeiros foram contratados, com mais 2 mil PMs previstos para ingressar na corporação em dezembro.
O secretário Marcelo Werner também destacou o avanço da parte criminalística, com a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica (DPT-BA). “A dedicação incansável de todos os homens e mulheres das Forças Policiais da Bahia resultou neste expressivo índice de diminuição dos crimes graves contra a vida”, afirmou.
Ainda conforme o titular da SSP-BA, em 2023, a redução das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 6% e no ano de 2024, a Polícia Civil registrou diminuição de 8,2%.
“Sabemos do desafio e contamos com o total apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Seis mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos e na próxima sexta (5 de dezembro), a Bahia ganhará mais 2.000 PMs”, disse.
Operação ‘Fogo Cruzado’ prende empresário por fraude fiscal
A Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), uma das ações mais amplas do ano no enfrentamento a crimes tributários. A Operação Fogo Cruzado cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco municípios (Salvador, Feira de Santana, Irecê, Jussara e Coração de Maria) e resultou na prisão temporária de um empresário, cujo nome não foi divulgado, apontado como líder de um esquema de sonegação fiscal que teria desviado mais de R$ 14 milhões dos cofres estaduais.
Segundo a força-tarefa formada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Polícia Civil, o empresário investigado atua no comércio varejista de armas e munições. Ele teria deixado de recolher, de forma reiterada, o ICMS declarado, utilizando manobras para fraudar a fiscalização e ocultar o verdadeiro proprietário das empresas envolvidas.

Crédito: Adriano Cardoso/ MP-BA
Esquema usava empresas de fachada, sucessões fraudulentas e ‘laranjas’
De acordo com as apurações da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), o grupo empresarial estruturou uma rede de firmas interligadas por meio de interposição fictícia de sócios e administradores, além de mecanismos considerados típicos de fraude tributária. Investigadores identificaram que os responsáveis declaravam o ICMS, mas não repassavam o valor ao Estado, prática que configura crime contra a ordem tributária.
Para manter o esquema indefinidamente, segundo a força-tarefa, eram aplicadas táticas como:
- Sucessão empresarial fraudulenta, com troca frequente de responsáveis formais;
- Uso de “laranjas” para ocultar o real beneficiário das operações;
- Criação de empresas vinculadas entre si, com a intenção de adiar indefinidamente o pagamento do imposto;
- Ausência deliberada de intenção de saldar o tributo, mesmo com valores pagos pelos consumidores;
- Possível lavagem de dinheiro, utilizando comércio de joias como atividade paralela.
A apuração conjunta indica ainda que o objetivo das empresas era postergar ou impedir a atuação fiscal, mantendo as atividades comerciais enquanto acumulavam débitos tributários sem liquidação.
Mandados em Salvador, Feira, Irecê, Jussara e Coração de Maria
A operação cumpriu ordens judiciais de busca e apreensão nessas cinco cidades, com foco na obtenção de documentos, registros contábeis, dispositivos eletrônicos e elementos que comprovem a estrutura do esquema. O empresário detido em Feira de Santana, cidade que concentra parte relevante das investigações, foi apontado como o principal articulador da fraude.
Seu nome não foi divulgado pelas autoridades. A ação mobilizou sete promotores de Justiça, 14 delegados, 56 policiais do Necot/Draco, além de servidores do Fisco Estadual, do MP-BA e policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).
Força-tarefa amplia foco no combate a fraudes tributárias
A operação faz parte de um movimento de intensificação da repressão à sonegação na Bahia. Segundo a força-tarefa, a prática de declarar o débito de ICMS e não repassá-lo à Fazenda, mesmo após recebimento do valor do consumidor, está entre as principais modalidades de fraude tributária recorrentes no Estado.
De acordo com as autoridades, esse tipo de crime prejudica diretamente a arrecadação necessária para políticas públicas, já que o imposto é recolhido na ponta e nunca chega aos cofres estaduais.
A força-tarefa que conduz a Fogo Cruzado é composta por:
- Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do MP-BA;
- Inspetoria Fazendária de Inteligência e Pesquisa (Infip), da Sefaz;
- Núcleo Especializado no Combate aos Crimes Econômicos e contra a Ordem Tributária (Necot/Draco), da Polícia Civil.
Suspeito de integrar grupo que enviou 8 toneladas de cocaína à Europa é preso na Bahia
Um homem identificado como Henrique Felix Gomes, de 38 anos, foi preso em uma mansão no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, suspeito de integrar uma organização criminosa responsável pelo envio de ao menos 8 toneladas de cocaína para a Europa. Segundo a Polícia Civil, ele exercia uma função estratégica na logística do grupo, que utilizava portos da Bahia, São Paulo, Ceará, Pará e principalmente Rio Grande do Norte para remessas da droga.
A prisão ocorreu após compartilhamento de informações da Polícia Federal, que denunciou 54 envolvidos no esquema internacional. As investigações, conduzidas pelo MPF e PF, apontam que a quadrilha operava por meio de núcleos de logística, transporte, inserção da droga em cargas lícitas, financiamento e atuação internacional.
Na Bahia, equipes do Denarc e da DTE de Itabuna localizaram o suspeito e cumpriram o mandado de prisão preventiva. Desde 2021, operações no Brasil e na Europa já interceptaram mais de oito toneladas de cocaína vinculadas ao grupo, apreendidas em portos como Natal, Santos, Salvador, Belém e Mucuripe.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba