Jovens têm até esta segunda-feira para fazer alistamento militar obrigatório
Prazo também vale para mulheres que desejam participar do serviço militar voluntário em 2025
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jovens que completam 18 anos em 2025 têm até esta segunda-feira (30) para realizar o alistamento militar. O prazo vale para homens, de forma obrigatória, e para mulheres, de maneira voluntária, conforme informou o Ministério da Defesa. O processo pode ser feito online, por meio do site, ou presencialmente, em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM) do país.
A regra se aplica a jovens nascidos em 2007 que residam em municípios com unidades das Forças Armadas. Quem não se alistar dentro do prazo fica em situação irregular, podendo enfrentar restrições legais como impedimento para obter passaporte, prestar concurso público ou se matricular em instituições públicas de ensino.
Etapas do recrutamento seguem padrão unificado desde 2003
O processo de seleção é dividido em cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, incorporação ou matrícula. O modelo é o mesmo desde 2003, válido para a Marinha, Exército e Aeronáutica.
Segundo o ministério, essas etapas visam garantir o funcionamento do sistema de defesa do país e renovar anualmente os quadros das Forças Armadas. “É por meio do alistamento que as três forças selecionam e renovam, anualmente, a maior parte de seus efetivos”, afirmou a pasta.
Mulheres podem se alistar de forma voluntária
Desde agosto de 2023, o governo federal autorizou o alistamento militar voluntário de mulheres. Para este ciclo, foram abertas 1.465 vagas, distribuídas entre a Marinha (155 vagas), o Exército (1.010) e a Aeronáutica (300).
“O alistamento é voluntário, mas o serviço torna-se obrigatório para as mulheres após sua incorporação”, informou o Ministério da Defesa. Entre os critérios estão ter 18 anos completos em 2025 e residir em um dos municípios tributários selecionados para o programa.
Vagas estão disponíveis em 28 municípios pelo país
As oportunidades estão distribuídas em 28 cidades com unidades militares ativas em 13 estados e no Distrito Federal. Entre elas estão Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba e Belo Horizonte.
Além dessas capitais, há vagas em cidades como Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ladário (MS), Formosa (GO), Planaltina (GO), Águas Lindas de Goiás, Luziânia (GO), Novo Gama (GO) e Valparaíso de Goiás (GO).
Lula destaca diversidade nas Forças Armadas
Durante cerimônia em Brasília que celebrou os 25 anos do Ministério da Defesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a ampliação do acesso feminino às Forças Armadas. “A abertura ainda maior para o ingresso de mulheres reforça a máxima de que o lugar da mulher é onde ela quiser”, disse o presidente.
Lula ressaltou que quanto mais diversa for uma instituição, mais representativa ela se torna. Em seu discurso, também defendeu o papel das Forças como instituições de Estado. “A missão das Forças Armadas é servir à nação brasileira, garantir a ordem, não em nome de ideologias ou pretensões políticas, mas pela proteção do povo”, acrescentou.
O alistamento militar deve ser feito até 30 de junho de 2025 pelos jovens que completam 18 anos neste ano. O processo pode ser realizado:
- Online no site
- Presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM)
O descumprimento do prazo acarreta restrições legais. Após o alistamento, os jovens passam por outras etapas ao longo do ano, que podem resultar na incorporação às Forças Armadas.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral