Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), que novas empresas serão responsáveis temporariamente pela manutenção da BR-116 e da BR-101, duas das principais rodovias federais que cortam o Estado. A medida ocorre enquanto o governo federal finaliza o processo de licitação para uma nova concessão, após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou a saída da ViaBahia, concessionária que atualmente administra os trechos.
A informação foi dada pelo governador durante uma entrevista em polo de rádios baianas. O petista destacou que tem mantido conversas com o governo federal e cobrado soluções para garantir a manutenção e a recuperação das rodovias, que estão em condições precárias em diversos trechos.
“A responsabilidade é da União, mas colocamos essa questão na mesa do ministro Renan Filho, que estará comigo amanhã. A expectativa é que até o dia 31 de março haja avanços para que novas empresas assumam a manutenção das rodovias até que a licitação definitiva seja concluída”, afirmou Jerônimo.
Segundo o governador, as empresas já foram selecionadas para atuar por um período de 7 a 8 meses, garantindo serviços essenciais de infraestrutura nas estradas.
Impasse com ViaBahia e transição para nova concessão
A ViaBahia, concessionária responsável pela administração de trechos da BR-116 e da BR-324, teve sua saída aprovada pelo TCU em fevereiro. A transição estava prevista para ser concluída até 31 de março, com a gestão passando temporariamente para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até a escolha da nova empresa concessionária.
No entanto, o processo enfrenta entraves devido ao não pagamento da indenização pelo governo federal à ViaBahia. A concessionária alega que só poderá deixar a administração das rodovias após a quitação desse valor, o que pode atrasar ainda mais o início da nova gestão.
O Ministério dos Transportes, comandado pelo ministro Renan Filho (MDB), já reconheceu o problema e acionou as pastas da Fazenda e da Casa Civil, lideradas por Fernando Haddad (PT) e pelo baiano Rui Costa (PT), respectivamente, para encontrar uma solução financeira.
Nova concessão e investimentos
O Ministério dos Transportes confirmou que o edital para a nova concessão da BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 já está em fase de estruturação. O processo será conduzido em etapas para garantir transparência e segurança jurídica.
- Março: Conclusão do estudo técnico e financeiro para definir as condições da concessão.
- Primeira quinzena de abril: Realização de uma audiência pública sobre o tema, onde serão discutidos os principais pontos do edital e coletadas sugestões da sociedade civil.
- Dezembro: Previsão de leilão para escolha da nova concessionária.
- Primeiro trimestre de 2026: Início da operação da nova empresa, com investimentos estimados em R$ 20 bilhões para duplicações, ampliação de faixas e diversas melhorias estruturais.
O governo federal ressaltou que a nova concessão seguirá os padrões adotados pelo DNIT em outras rodovias do país, garantindo serviços de manutenção, sinalização e melhorias na infraestrutura viária.
Problemas estruturais e impacto na economia
As condições das rodovias federais que cortam a Bahia têm sido alvo de críticas de motoristas, empresários e especialistas em infraestrutura. Trechos da BR-116 e da BR-101 apresentam buracos, falta de acostamento e precariedade na sinalização, aumentando o risco de acidentes e dificultando o transporte de mercadorias.
O setor produtivo baiano, especialmente o agronegócio, tem enfrentado dificuldades com o escoamento da produção devido ao estado das estradas. Caminhoneiros também reclamam dos custos extras com manutenção de veículos e aumento do tempo de viagem.
A indefinição sobre a concessão da ViaBahia tem gerado incerteza no setor, uma vez que obras de recuperação e duplicação prometidas pela concessionária não foram realizadas. Com a saída da empresa e a nova licitação em andamento, a expectativa é que a infraestrutura viária do Estado passe por uma melhora significativa nos próximos anos.
Acompanhamento das obras
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou que sua gestão está monitorando de perto as melhorias nas rodovias federais que cortam a Bahia. Ele estará no município de Cocos, na divisa com Piauí e Goiás na sexta-feira (21), para inaugurar novas estradas.
Além da BR-116 e da BR-101, a BR-324, principal ligação entre Salvador e Feira de Santana, também é alvo de preocupações e deverá ser incluída nos investimentos da nova concessão. A expectativa do governo estadual e federal é que, com a nova concessão, as rodovias baianas passem por uma ampla reestruturação, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego. Enquanto isso, as empresas que assumirão temporariamente a manutenção das estradas deverão atuar na recuperação emergencial dos pontos mais críticos.
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