Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Grupo seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) inicia, no mês de agosto, sua primeira turnê nacional financiada pela Lei de Incentivo à Cultura. A companhia vai percorrer as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê“, com estreia no dia 22 no MoviRio Festival (RJ). A turnê seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo até outubro.
A circulação celebra os 37 anos da companhia e conta com patrocínio master do Will Bank, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura. A montagem foi criada em 2022, marcando o retorno do grupo aos palcos após a pandemia.
Espetáculo evidencia resistência e trajetória do grupo
De acordo com o diretor-geral do BFB, Walson Botelho, o espetáculo reflete a resistência do grupo. “Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”. A montagem traz coreografias inéditas e o clássico “Afixirê“, de Rosângela Silvestre.
Segundo ele, manter a excelência artística é um desafio constante. “A realidade da companhia envolve muita preparação e disciplina, um trabalho exaustivo e diário”, afirmou. Ele também destacou que poucas companhias privadas resistem por tanto tempo sem patrocínio contínuo.
Projeto antigo ganha viabilidade com patrocínio
O projeto da turnê foi originalmente idealizado para celebrar os 30 anos da companhia. Entretanto, somente agora, após sete anos, a turnê será realizada.
O CEO do Will Bank, Felipe Félix, apontou que a parceria reforça o compromisso do banco com a cultura. Segundo ele, a instituição celebra o que o Brasil tem de melhor.
“Apoiar o Balé Folclórico da Bahia, em sua primeira grande turnê pelo país, é a nossa forma de reconhecer e mostrar para todo mundo a potência que esse grupo construiu em 37 anos”.
O anúncio oficial da turnê será feito em um evento fechado no dia 10 de junho, no Palacete Tira-Chapéu, em Salvador.
Reconhecimento internacional marca trajetória da companhia
O BFB já foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural em 20 de maio. Em 2013, o grupo foi homenageado com o Dia do Balé Folclórico da Bahia em Atlanta (EUA) e teve uma rua batizada com seu nome em Aného, no Togo.
Conforme a crítica do The New York Times, Anna Kisselgoff, o “prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”. A companhia foi considerada a melhor do mundo em dança folclórica em 1994, pela Associação Mundial de Críticos.
Sob direção artística de José Carlos Arandiba, o Zebrinha, desde 1993, o grupo ampliou seu repertório técnico e expressivo. Ele aponta que a educação é o grande objetivo do grupo. “Meu princípio é que cada pessoa faz seu caminho. No Balé, há pessoas de todas as faixas etárias e de todas as classes sociais”, afirmou o diretor.
Inspirado nas manifestações populares da Bahia, o BFB desenvolve coreografias que transitam entre o folclore e temas contemporâneos.
Mais de três décadas de dança e representatividade
Com sede no Pelourinho, o Balé é a única companhia profissional de dança folclórica do Brasil. Seus integrantes são preparados em dança, música, capoeira, canto e teatro.
Em 37 anos, o grupo já se apresentou em mais de 300 cidades de 30 países, incluindo EUA, Itália, Austrália, África do Sul e Benin. “Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo”, resumiu Vavá.
As apresentações regulares seguem no Teatro Miguel Santana, em Salvador, às segundas, quartas e sextas-feiras, com público majoritariamente formado por turistas.
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia
Últimas Notícias

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Suspensão do tráfego aéreo é uma medida preventiva diante dos 'desdobramentos na região' e está sendo acompanhada de forma contínua pelas autoridades locais

Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo
Vice-governador também destacou o modelo de gestão do São João da Bahia, voltado para o cuidado com as pessoas, com ações coordenadas nas áreas de saúde e segurança

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes