Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil

Grupo seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo


Redação
Redação 03/06/2025 22:30 • Cultura
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil - Célia Santos
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) inicia, no mês de agosto, sua primeira turnê nacional financiada pela Lei de Incentivo à Cultura. A companhia vai percorrer as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê“, com estreia no dia 22 no MoviRio Festival (RJ). A turnê seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo até outubro.

A circulação celebra os 37 anos da companhia e conta com patrocínio master do Will Bank, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura. A montagem foi criada em 2022, marcando o retorno do grupo aos palcos após a pandemia.

Espetáculo evidencia resistência e trajetória do grupo

De acordo com o diretor-geral do BFB, Walson Botelho, o espetáculo reflete a resistência do grupo. “Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”. A montagem traz coreografias inéditas e o clássico “Afixirê“, de Rosângela Silvestre.

Segundo ele, manter a excelência artística é um desafio constante. “A realidade da companhia envolve muita preparação e disciplina, um trabalho exaustivo e diário”, afirmou. Ele também destacou que poucas companhias privadas resistem por tanto tempo sem patrocínio contínuo.

Projeto antigo ganha viabilidade com patrocínio

O projeto da turnê foi originalmente idealizado para celebrar os 30 anos da companhia. Entretanto, somente agora, após sete anos, a turnê será realizada.

O CEO do Will Bank, Felipe Félix, apontou que a parceria reforça o compromisso do banco com a cultura. Segundo ele, a instituição celebra o que o Brasil tem de melhor.

Apoiar o Balé Folclórico da Bahia, em sua primeira grande turnê pelo país, é a nossa forma de reconhecer e mostrar para todo mundo a potência que esse grupo construiu em 37 anos”.

O anúncio oficial da turnê será feito em um evento fechado no dia 10 de junho, no Palacete Tira-Chapéu, em Salvador.

Reconhecimento internacional marca trajetória da companhia

O BFB já foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural em 20 de maio. Em 2013, o grupo foi homenageado com o Dia do Balé Folclórico da Bahia em Atlanta (EUA) e teve uma rua batizada com seu nome em Aného, no Togo.

Conforme a crítica do The New York Times, Anna Kisselgoff, o “prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”. A companhia foi considerada a melhor do mundo em dança folclórica em 1994, pela Associação Mundial de Críticos.

Sob direção artística de José Carlos Arandiba, o Zebrinha, desde 1993, o grupo ampliou seu repertório técnico e expressivo. Ele aponta que a educação é o grande objetivo do grupo. “Meu princípio é que cada pessoa faz seu caminho. No Balé, há pessoas de todas as faixas etárias e de todas as classes sociais”, afirmou o diretor.

Inspirado nas manifestações populares da Bahia, o BFB desenvolve coreografias que transitam entre o folclore e temas contemporâneos.

Mais de três décadas de dança e representatividade

Com sede no Pelourinho, o Balé é a única companhia profissional de dança folclórica do Brasil. Seus integrantes são preparados em dança, música, capoeira, canto e teatro.

Em 37 anos, o grupo já se apresentou em mais de 300 cidades de 30 países, incluindo EUA, Itália, Austrália, África do Sul e Benin. “Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo”, resumiu Vavá.

As apresentações regulares seguem no Teatro Miguel Santana, em Salvador, às segundas, quartas e sextas-feiras, com público majoritariamente formado por turistas.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Leandro de Jesus afirma ter recebido ameaças após aderir à caminhada liderada por Nikolas Ferreira -
Política 21/01/2026 às 17:32

Leandro de Jesus afirma ter recebido ameaças após aderir à caminhada liderada por Nikolas Ferreira

Único parlamentar baiano no ato, deputado estadual aciona equipe jurídica após receber mensagens de ódio


Caetano e Wagner vistoriam obras da primeira Policlínica do Brasil construída pelo Novo PAC; investimento é de R$ 24,4 mi -
Saúde 21/01/2026 às 16:59

Caetano e Wagner vistoriam obras da primeira Policlínica do Brasil construída pelo Novo PAC; investimento é de R$ 24,4 mi

Policlínica Regional de Camaçari está em fase avançada e deve ampliar o acesso a serviços especializados de saúde


Sucessão de Alan Sanches: União Brasil articula candidatura de Duda Sanches à Câmara dos Deputados -
Política 21/01/2026 às 16:32

Sucessão de Alan Sanches: União Brasil articula candidatura de Duda Sanches à Câmara dos Deputados

Expectativa é que o empresário Ditinho seja mantido na disputa por uma vaga na AL-BA


Brasil vence Uruguai, mantém invencibilidade e se consolida no Sul-Centro Americano de Handebol -
Esporte 21/01/2026 às 15:58

Brasil vence Uruguai, mantém invencibilidade e se consolida no Sul-Centro Americano de Handebol

Seleção masculina soma duas vitórias em menos de 24 horas e segue firme na briga por vaga no Mundial de 2027


Lula vence todos os cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuir, aponta AtlasIntel -
Política 21/01/2026 às 15:33

Lula vence todos os cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuir, aponta AtlasIntel

No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 49,2% das intenções de voto, enquanto o senador registra 44,9%


Toffoli determina uso de salas do STF para depoimentos do caso Banco Master -
Política 21/01/2026 às 15:02

Toffoli determina uso de salas do STF para depoimentos do caso Banco Master

Ministro do Supremo centraliza oitivas da Polícia Federal na próxima semana e altera cronograma da investigação financeira


Após ataque a terreiro em Salvador, Daniel Almeida, criador da lei nacional, alerta para avanço da intolerância religiosa na Bahia -
Política 21/01/2026 às 14:42

Após ataque a terreiro em Salvador, Daniel Almeida, criador da lei nacional, alerta para avanço da intolerância religiosa na Bahia

Deputado federal baiano cita aumento de denúncias, relembra origem da legislação e cobra ações permanentes de enfrentamento


Formiga, nascida em Salvador, assume diretoria no Ministério do Esporte e lidera políticas para o futebol feminino -
Esporte 21/01/2026 às 14:08

Formiga, nascida em Salvador, assume diretoria no Ministério do Esporte e lidera políticas para o futebol feminino

Ícone da seleção brasileira passa a atuar na formulação de ações estratégicas em momento decisivo para modalidade no país


Trump confirma convite a Lula para conselho internacional que pretende supervisionar reconstrução de Gaza -
Internacional 21/01/2026 às 13:40

Trump confirma convite a Lula para conselho internacional que pretende supervisionar reconstrução de Gaza

Iniciativa liderada pelos Estados Unidos prevê supervisão política do pós-guerra e ainda aguarda posicionamento oficial do governo brasileiro


Bruno Reis entrega casas reformadas pelo Morar Melhor no São João do Cabrito -
Cidades 21/01/2026 às 13:09

Bruno Reis entrega casas reformadas pelo Morar Melhor no São João do Cabrito

Prefeitura já soma 800 imóveis recuperados no bairro; meta da Seinfra é manter ritmo de 6 mil reformas anuais em toda capital baiana