Índice de Preço dos Alimentos fica estável em junho
Houve alta de açúcar e recuo de cereais
O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ficou estável em junho, em comparação com o nível revisado do mês anterior. A média ficou em 120,6 pontos no sexto mês do ano.
De um lado, os preços de óleo vegetal, açúcar e lácteos avançaram, enquanto os subíndices de cereais e carnes tiveram recuos, segundo a FAO. Apesar da consolidação depois de três meses de alta, o índice permaneceu 2,1% abaixo do valor correspondente de 2023 e foi 24,8% menor que o pico de 160,3 pontos alcançado em março de 2022.
O subíndice de preços dos Cereais registrou média de 115,2 pontos em junho, recuo de 3,5 pontos (3%) ante maio e de 11,4 pontos (9%) ante junho de 2023. O trigo teve baixa com as colheitas em andamento no Hemisfério Norte, a perspectiva de melhora na produção de exportadores como Casaquistão e Ucrânia e a implementação de uma proibição de importação pela Turquia.
Preços de milho, óleo e carne
Os preços do milho caíram com o progresso nas colheitas na Argentina e no Brasil, assim como a expectativa de maior produção. Além disso, a área plantada de milho maior que o esperado nos EUA contribuiu para o declínio. Os preços de cevada e sorgo também caíram e o Índice de Preços do Arroz da FAO teve ligeira baixa.
O levantamento mostrou que o subíndice de preços dos Óleos Vegetais teve média de 131,8 pontos em junho, alta de 4 pontos (3,1%) ante maio, e marcando o nível mais alto desde março de 2023. Após cair por dois meses, o preço do óleo de palma se recuperou em junho, com uma demanda global reativa devido ao aumento da competitividade.
Os preços dos óleos de soja e de girassol subiram com a demanda firme do setor de biocombustíveis nas Américas e pela redução da oferta na região do Mar Negro, respectivamente. Os preços do óleo de colza permaneceram praticamente estáveis, mas significativamente acima do ano anterior, com a perspectiva de oferta restrita em 2024/25, segundo a FAO.
O subíndice de preços da Carne da FAO teve média de 116,9 pontos em junho, praticamente estável ante maio, ficando 2,1 pontos (1,8%) abaixo do valor de 2023. A queda nos preços da carne de aves ocorreu devido à oferta abundante. Em contraste, os preços da carne ovina subiram com a alta demanda, e apesar da ampla oferta, conforme a FAO.
Já a carne suína teve ligeira alta com um ritmo constante de importações, além de vendas internas sazonalmente ativas, especialmente na América do Norte. Os preços da carne bovina permaneceram estáveis, com condições globais de oferta e demanda bem equilibradas.
Preços de lácteos e açúcar
O relatório mostrou, ainda, que o subíndice de preços de Lácteos teve média de 127,8 pontos em junho, alta de 1,5 ponto (1,2%) diante de maio e 7,9 pontos (6,6%) maior que o valor de um ano atrás. Segundo a FAO, as cotações da manteiga atingiram a maior alta em 24 meses, com o aumento da demanda global por entregas de curto prazo, além de baixos estoques na Oceania.
Os preços do leite em pó desnatado aumentaram, com importações estáveis do Leste Asiático e vendas internas mais altas na Europa Ocidental. O leite em pó integral subiu ligeiramente no mês, enquanto os preços do queijo diminuíram com a desaceleração na demanda global.
De acordo com a FAO, o subíndice de preços do Açúcar teve média de 119,4 pontos no mês passado, avanço de 2,3 pontos (1,9%) ante maio, após três quedas consecutivas, mas ainda 32,8 pontos (21,6%) abaixo de junho de 2023. O aumento foi atribuído à colheita abaixo do esperado no Brasil em maio, que gera preocupações sobre o impacto potencial de condições climáticas secas prolongadas nos próximos meses, segundo a FAO.
As chuvas erráticas de monções na Índia, juntamente com uma revisão para baixo nas previsões de rendimento das safras na União Europeia, também contribuíram para o impulso. Contudo, a alta foi parcialmente compensada pelo recuo do real ante o dólar.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Cidades
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Cíntia Maria: ‘Luta antirracista deve ser coletiva e interseccional’
Escolas estaduais iniciam avaliação do sistema baiano de educação básica
Bahia tem nove das dez cidades mais negras do país, diz IBGE
Ilha de Maré supera Liberdade e se torna o bairro mais negro de Salvador
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas