IML do Rio de Janeiro identifica 100 dos 121 mortos durante megaoperação
Todos os corpos passaram por necropsia, exame responsável por determinar a causa e as circunstâncias das mortes
Tomaz Silva/Agência Brasil
O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou, nesta quinta-feira (30), a identificação de 100 dos 121 mortos na Operação Contenção, ocorrida na última terça-feira (28). Todos os corpos passaram por necropsia, exame responsável por determinar a causa e as circunstâncias das mortes, mas os laudos devem ser divulgados em um prazo de 10 a 15 dias úteis. As informações são da Agência Brasil.
Segundo informações divulgadas por deputados federais e estaduais após uma diligência realizada no IML da capital nesta quinta-feira (30), sessenta corpos já foram liberados para sepultamento.
Deputados cobram divulgação da lista de identificados
Durante a visita, parlamentares cobraram a divulgação de uma lista com os nomes dos mortos já identificados. O deputado federal Henrique Vieira (PSOL) relatou que a direção do IML informou que essa divulgação é responsabilidade da Secretaria de Polícia Civil.
“Se já tem um número de identificados e um número de liberados, por que isso ainda não é público? A única conclusão é que o Secretário de Polícia Civil ainda não autorizou”, afirmou.
A deputada federal Talíria Petroni (PSOL) acrescentou que a justificativa dada foi de que a operação “foi parte de uma investigação”. “E por isso eles não podem identificar os mortos. O que mostra que eles já têm uma pré-caracterização de quem são esses mortos, de que há o envolvimento deles em algum crime”.
Parlamentares pedem que famílias possam ver os corpos
A comitiva também solicitou que os familiares tenham acesso aos corpos antes da retirada pelas funerárias. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) destacou a situação de um casal que teve dificuldades para reconhecer o filho, vítima de decapitação.
“Eles não estavam conseguindo entrar para reconhecer o corpo. Isso é um direito constitucional. O argumento dito é que o problema é de espaço físico e que a perícia é técnica, e que a identificação é por papiloscopia, por DNA ou por radiografia ortodôntica e a família só vai ver quando sair no caixão. Mas nós apelamos porque a dor das famílias é muito grande”.
Força-tarefa busca concluir identificação até o fim de semana
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, a identificação dos mortos deve ser concluída até o fim de semana. O secretário informou que foi criada uma força-tarefa no IML para agilizar os procedimentos. Os nomes dos 100 já identificados ainda não foram divulgados.
“No IML, foi montada uma força-tarefa para fazer a identificação. Existem processos de identificação: identificação da própria parente, que reconhece a vítima, a pessoa morta; tem o processo da dactiloscopia; e os mais complexos, de DNA e outros tantos. Então, não é fácil, não é rápido, mas a gente acredita que até o final de semana, dentro dessa rotina, a gente consiga fazer a identificação de todos”, afirmou Santos.
As declarações foram feitas em entrevista coletiva após uma reunião com parlamentares no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Polícia Militar. O encontro contou com a presença de dez deputados federais, nove estaduais e quatro vereadores do Rio de Janeiro.
Identificação de corpos de outros estados leva mais tempo
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que parte dos mortos é oriunda de outros estados, o que dificulta o processo de identificação. “A identificação leva mais tempo, justamente porque a gente tem que falar com a polícia técnica desses estados correspondentes, para obter mais dados e ter a identificação precisa desses corpos. Por isso, que está levando um pouco mais de tempo”, explicou.
Questionado sobre a divulgação da lista de mortos, Curi afirmou que a relação “será divulgada no momento oportuno”.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h