Pular para o conteúdo
Início » Aumento de colisões em postes afeta distribuição de energia na Bahia

Aumento de colisões em postes afeta distribuição de energia na Bahia

Aumento de colisões em postes afeta distribuição de energia na Bahia
Mais de 300 mil baianos tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a colisões de veículos em postes em 2024

A colisão de veículos em postes tem sido um dos principais fatores externos que afetam a distribuição de energia na Bahia. Segundo levantamento da concessionária Neoenergia Coelba, cerca de 1,7 mil ocorrências foram registradas devido a abalroamentos na Bahia no primeiro semestre de 2024, um aumento de 13% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

No total, a distribuidora estima que 342 mil consumidores foram prejudicados por conta da situação, ficando um determinado período sem energia.

Mesmo com o aumento de 13% na quantidade de ocorrências, o número de clientes que ficaram com o fornecimento de energia suspenso devido às colisões foi cerca de 5% menor em 2024. A explicação para a diminuição em 2024 está na ampliação de tecnologias instaladas na rede elétrica, como o self-healing.

A substituição de postes danificados é uma operação complexa que frequentemente exige a recomposição de cabos e equipamentos, resultando em um tempo mínimo de atendimento de quatro horas. No entanto, com o self-healing, a energia é restabelecida em menos de um minuto, sem que os consumidores precisem esperar a conclusão dos reparos.

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos.

Leia também:

Homem é preso suspeito de assédio sexual dentro de ônibus na Bahia

É ouro! Rebeca Andrade destrona Simone Biles no solo e se torna maior medalhista do Brasil


Divulgação / Neoenergia Coelba