Mutirão em Salvador oferece certidões gratuitas para população vulnerável até sexta-feira
Iniciativa integra Semana Nacional de Registro Civil — Registre-se!, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

A capital baiana realiza, até esta sexta-feira (16), atendimento gratuito para emissão de certidões de nascimento e casamento, das 8h às 16h, na sede do Cadastro Único (CadÚnico), localizada no bairro do Comércio. A iniciativa integra a Semana Nacional de Registro Civil — Registre-se!, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio das corregedorias dos tribunais de Justiça estaduais.
O serviço é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e acontece mediante distribuição de senhas, respeitando critérios de prioridade. O mutirão mobiliza cartórios de todo o país com o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica. Em Salvador, a ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
Segundo o titular da pasta, Júnior Magalhães, a parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) visa ampliar a inclusão social por meio da documentação. Entre os documentos disponíveis, está a emissão gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A iniciativa visa garantir o acesso à documentação civil básica, que é pré-requisito fundamental para a obtenção de outros documentos e para o acesso a políticas públicas, benefícios socioassistenciais e demais direitos”, afirmou.
Além dos registros civis, o Registre-se pode encaminhar cidadãos para outros serviços, caso sejam identificadas demandas adicionais, como reconhecimento de paternidade ou pensão alimentícia. Para esses casos, há suporte de equipes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), que realizam orientações e encaminhamentos adequados.
Bahia lidera sub-registros no Nordeste
De acordo com o presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), Carlos Magno, o mutirão tem o objetivo de garantir cidadania e acesso a direitos básicos.
“São pessoas que nunca tiveram o documento, ou mesmo perderam, e têm dificuldade ao acesso a serviços públicos municipais”, pontuou.
Em função deste cenário, Magno explicou que a campanha busca “tirar essas pessoas da margem da sociedade”. “Esse mutirão reúne todos os cartórios de registro civil do Brasil, de forma a garantir o direito dos cidadãos, elevando a cidadania e dignidade humana para todos”, destacou
Segundo o presidente da Arpen-BA, o estado ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking de sub-registros na região Nordeste, com índice de 0,65%. Ele também ressaltou que a entidade atua durante todo o ano com ações voltadas à ampliação do acesso à documentação civil, com foco em populações vulneráveis.
“Buscamos levar cada vez mais cidadania para o maior número possível de pessoas, com mutirões e uma série de outras ações, realizadas durante todo o ano”, acrescentou.
População regulariza documentos
Entre as pessoas que buscaram o mutirão, está a dona de casa Aline Mesquita, de 40 anos, que compareceu ao CadÚnico para solicitar uma nova via da certidão de casamento.
“Vim de Sussuarana para garantir um lugar na frente da fila e tirar logo a nova certidão, pois, após 16 anos, já estava precisando de uma nova. E, para realizar alguns procedimentos, é necessário apresentar a certidão de pelo menos um dos cônjuges. E como eu estava precisando há um tempo, aproveitei a oportunidade”, relatou.
Já a estudante Deise de Souza, de 45 anos, elogiou a iniciativa ao conseguir atualizar a documentação da filha autista. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e vim fazer a segunda via da certidão de nascimento de minha filha, que é autista. Isso me permitirá atualizar o RG dela, que estava inviabilizado pela falta de uma certidão atualizada. Aproveitei e tirei das outras três filhas”, contou.
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022