Pular para o conteúdo
Início » Ícone da hotelaria brasileira, prédio do Fera Palace completa 90 anos

Ícone da hotelaria brasileira, prédio do Fera Palace completa 90 anos

Imponente construção, inaugurada originalmente apenas como Palace Hotel, segue, há sete anos sob nova gestão e com novo nome

Situado no Centro Histórico de Salvador, na Rua Chile, a primeira Rua do Brasil, o Palace Hotel foi construído como o primeiro empreendimento hoteleiro de luxo do Nordeste, em 1934, pelo Comendador Martins Catharino.

A imponente construção, inaugurada originalmente apenas como Palace Hotel, segue, há sete anos sob nova gestão e com novo nome, sendo uma referência de luxo e um marco arquitetônico da cidade e símbolo do turismo soteropolitano.

Desde o final dos anos 1980, o hotel estava em declínio, fechou as suas portas, até a Fera Investimentos, que investe no Centro Histórico de Salvador, desde 2011, com diversos projetos imobiliários, liderada pelos fundadores, Antonio Mazzafera e Marcelo Faria Lima, assumir a gestão do equipamento hoteleiro.

Com profissionais qualificados, a empresa se propôs a restaurar a tradição e sofisticação do hotel, como nos seus dias de ouro na década de 1930 e, neste ano de 2024, o edifício celebra seus 90 anos. Uma das características mais importantes do hotel é a sua fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e composta por 230 adornos externos originais e 640 janelas de madeira maciça. 

O projeto de restauração contou com a assinatura do premiado arquiteto dinamarquês, Adam Kurdahl, que realçou as características marcantes do edifício. Todos os adornos e janelas foram restaurados minuciosamente, e o hotel renasceu como o Fera Palace Hotel em 2017.

De acordo com o IPHAN, “o processo de tombamento do bem aponta que o edifício se destaca, no contexto do sítio histórico tombado em que predomina o Art Déco, trazendo uma particularidade interessante: o concreto armado e uma estilização de motivos ornamentais são postos em conexão, resultando numa obra arquitetônica de difícil enquadramento nas definições conceituais de
estilo”.

Além de preservar a história arquitetônica do edifício, foi igualmente importante garantir que o interior do hotel mesclasse o Art Déco com aspectos baianos. Logo na recepção, o hóspede se depara com o piso em mosaico preto e branco, imponentes lustres Art Déco, e impressionantes esculturas da artista plástica baiana Nádia Taquary.

Suas peças lindamente elaboradas, feitas com uma mistura de madeira, búzios, palhas, miçangas, pastilhas de coco, ouro, prata, conta e figas, exaltam a religiosidade afro-baiana, parte essencial da
identidade de Salvador. Sua obra “Nós”, que está exposta no lobby do hotel, remete a uma lembrança que a artista tem da sua mãe, quando se hospedaram no então Palace, há anos atrás.

“Para nós, garantir a preservação do edifício do Palace Hotel é extremamente gratificante. Colocamos de volta à cena cultural e empresarial da Bahia um equipamento que jamais poderia ficar abandonado. Nosso propósito é valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferecemos, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o hotel”, comenta o empresário Antonio Mazzafera.

 

Leia também:

Bahia é eleita como o melhor estado brasileiro para se visitar, diz pesquisa

Marcações: