Governador envia comitiva para mediar conflitos agrários no Extremo-sul da Bahia
Governo do Estado busca resolver tensões entre indígenas e fazendeiros na região com uma série de ações voltadas ao diálogo e à pacificação
Divulgação
Uma comitiva enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) desembarcou, nesta segunda-feira (31), no município de Prado, no Extremo-sul da Bahia. Os secretários estaduais Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) tem como missão conversar com as lideranças indígenas da região e buscar soluções para os conflitos agrários com fazendeiros locais, que resultou no bloqueio na BR-101, na última quarta-feira (26).
A superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Patrícia Pataxó, também acompanha a comitiva. O envio dos dirigentes a Prado acontece após reuniões com o setor rural e sindicalista, nos quais o governador determinou a adoção de medidas para pacificar a situação e melhorar as relações no campo.
Situação de tensão na região: bloqueios e reivindicações
A tensão no Extremo-Sul da Bahia tem se intensificado nos últimos meses, principalmente devido aos conflitos agrários envolvendo comunidades indígenas, em especial o povo Pataxó, e os fazendeiros. Os indígenas têm reivindicado terras que consideram ancestrais e que, segundo eles, foram tomadas de suas comunidades ao longo dos anos. Em resposta, fazendeiros alegam invasões de propriedades, com o roubo de produção agrícola e até a expulsão de trabalhadores rurais.
Um grupo de indígenas bloqueou novamente a BR-101, na cidade de Itamaraju, nesta última quarta-feira (26), pedindo a liberação de lideranças Pataxó que haviam sido detidas durante a Operação Pacificar, realizada pela Polícia Federal. Eles também exigem mais agilidade do governo federal na publicação de portarias para regularizar a situação das terras indígenas reivindicadas. Para os indígenas, a ocupação das terras é uma forma legítima de “retomada”, já que as áreas são reivindicadas há mais de 40 anos.
Na ocasião, o Conselho de Caciques do Território Indígena Barra Velha declarou que as ocupações são um direito das comunidades, uma vez que os povos indígenas buscam recuperar o que consideram como seus territórios originais. A falta de uma solução definitiva para a questão fundiária tem gerado constantes confrontos e a necessidade urgente de um diálogo entre todas as partes envolvidas.
Governo do Estado se posiciona e busca diálogo
A comitiva que chegou a Prado foi enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues com o objetivo de buscar uma solução para os impasses. A prioridade do governo estadual é promover o diálogo entre as partes envolvidas, entendendo as demandas dos indígenas e apresentando as ações do governo para atender às necessidades da região.
Durante a visita, o secretário Adolpho Loyola destacou que a missão da comitiva é estreitar o relacionamento com as comunidades indígenas e buscar soluções pacíficas para a questão.
“Seguindo as orientações do governador Jerônimo Rodrigues, voltamos aqui a região para abrir esse diálogo com a comunidade indígena, para que possamos trazer essa paz aqui para o extremo sul da Bahia”, afirmou Loyola.
Segundo Loyola, o governo estadual reconhece a necessidade de políticas públicas que atendam tanto aos povos indígenas quanto à população rural, buscando uma convivência harmônica e o respeito aos direitos territoriais.
Segundo o secretário Felipe Freitas é necessário que tenha um respeito mútuo entre as partes.
“Vamos escutar as demandas por políticas públicas de direitos, por terra, por educação, por trabalho, e vamos também apresentar o trabalho e as ações do governo dentro dessa pauta”, disse Felipe Freitas
Importância da escuta ativa
De acordo com Patrícia Pataxó, superintendente de Políticas para Povos Indígenas, o governo estadual tem dado ênfase à escuta ativa das comunidades indígenas.
“Essa escuta nos permite traçar caminhos e metas, para que possamos trazer paz, para que possamos conviver harmoniosamente, garantindo direitos e acesso a políticas públicas para o povo Pataxó”, explicou Pataxó.
De acordo com a superintendente, ouvir as lideranças indígenas é fundamental para a criação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas da comunidade e, ao mesmo tempo, para garantir que os direitos territoriais sejam respeitados de acordo com a legislação brasileira.
Governador explica ausência de indígenas em reunião sobre conflitos agrários
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se pronunciou na última terça-feira (25), sobre a ausência de lideranças indígenas na reunião inicial para tratar dos conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia. Segundo o governador, a decisão de não incluir os representantes indígenas naquele momento foi tomada para evitar tensões. Ele esclareceu que não houve qualquer intenção de exclusão, destacando que a reunião, realizada na última segunda-feira (24), teve a presença de autoridades do setor rural e sindicalistas. Jerônimo também reforçou que, como pessoa de origem indígena, ele sempre se mostrou receptivo às críticas e não hesita em buscar soluções para a paz na região.
Ainda durante a entrevista, o governador mencionou que um novo encontro com os movimentos indígenas e sem terra está previsto para ocorrer ainda nesta semana. A medida visa criar um espaço para o diálogo e as negociações, a fim de resolver as questões fundiárias de forma pacífica e eficaz. Jerônimo enfatizou que o governo estadual tem trabalhado em conjunto com as forças de segurança para lidar com a situação, e que, apesar das dificuldades, a prioridade é manter a ordem e buscar soluções negociadas para os conflitos que envolvem os indígenas e o agronegócio.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento