Enem 2025: saiba quando abrem as inscrições e quais são as datas das provas
Inscrições começam em 26 de maio e vão até 6 de junho
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As inscrições começam em 26 de maio e vão até 6 de junho, e serão realizadas através da Página do Participante.
De acordo com o MEC, mesmo os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição, fixada em R$ 85, precisarão se inscrever dentro do prazo estabelecido. O período para solicitação da isenção encerrou-se no último dia 2 de maio. Estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, participantes do programa Pé-de-Meia e inscritos no CadÚnico têm direito à gratuidade.
Camilo Santana adiantou também que o edital do Enem 2025 será publicado nos próximos dias. Segundo o ministro, não estão previstas alterações no formato da avaliação em relação às últimas edições.
Estrutura da prova será mantida
O Enem seguirá com a aplicação de quatro provas objetivas, além da redação. No primeiro dia, 9 de novembro, os participantes responderão a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, outras 45 de ciências humanas e produzirão uma redação dissertativo-argumentativa. O tema da redação deve abordar uma questão de ordem social, científica, cultural ou política.
Já no segundo dia, 16 de novembro, os candidatos responderão a 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e outras 45 de matemática e suas tecnologias. As provas começam no início da tarde, com duração total de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.
As áreas de conhecimento avaliadas são: linguagens (português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
Porta de entrada para o ensino superior
Criado para medir o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, o Enem tornou-se, ao longo dos anos, a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil. As notas do exame são utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados também são aceitos por instituições internacionais. Universidades portuguesas que mantêm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permitem o uso das notas do Enem em seus processos seletivos.
O uso da nota do Enem como critério de seleção varia conforme a instituição. Em alguns casos, é o único critério; em outros, é combinado com avaliações próprias.
Programas de apoio e democratização do acesso
O programa Pé-de-Meia, voltado ao incentivo financeiro de estudantes do ensino médio, tem papel fundamental na democratização do acesso ao Enem. Participantes do programa têm isenção garantida da taxa de inscrição e prioridade nas políticas de permanência estudantil.
4,3 milhões se inscreveram em 2024
Na última edição, o Exame registrou 4.325.960 de inscritos, dos quais 1,6 milhão foram concluintes do ensino médio. Entre os inscritos, a maior parte foi de participantes que já terminaram o ensino médio (1,8 milhão). Além disso, outras 841.546 (19,4%) inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 24.723 (0,6%), de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad