Desmatamento na Amazônia dispara às vésperas da COP30: degradação florestal cresce 329%

Relatório do Imazon revela avanço acelerado da destruição ambiental e expõe desafios do governo para cumprir metas climáticas


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 27/04/2025 21:36 • Cidades
Desmatamento na Amazônia dispara às vésperas da COP30: degradação florestal cresce 329% - Victor Moriyama/Greenpeace
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Amazônia Legal registrou um aumento de 18% no desmatamento acumulado entre agosto de 2024 e março de 2025, em comparação com o mesmo período anterior (agosto de 2023 a março de 2024), conforme dados divulgados, na última quinta-feira (24), pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). A área desmatada, de 2.296 km², se aproxima do tamanho da cidade de São Paulo somada aos municípios do ABC Paulista, representando a sexta maior taxa da série histórica para o período, de acordo com o Imazon.

O aumento no desmatamento ocorre em um momento crítico para o Brasil, que sediará a COP30 em novembro, em Belém. O evento reforça a pressão internacional para que o país acelere os esforços no combate à destruição da Amazônia. Essa é uma das principais bandeiras ambientais do governo Lula, que se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2030 como parte da estratégia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Degradação florestal cresce exponencialmente

A degradação florestal, provocada por queimadas e extração de madeira, também teve um aumento alarmante. Segundo os dados do SAD, a área degradada da Amazônia subiu para 34.013 km² entre agosto de 2024 e março de 2025, um crescimento de 329% em relação ao período anterior. Essa degradação tem provocado sérios impactos na biodiversidade amazônica, afetando diretamente o ciclo de produção de água e o armazenamento de carbono da floresta.

Em 2024, a Amazônia vivenciou sua maior taxa de degradação em 15 anos, com queimadas devastadoras que atingiram grandes áreas da floresta. A SAD apontou que a situação parece ter se estabilizado até março deste ano, mas ainda permanece em níveis historicamente elevados.

Estratégias mais eficazes são essenciais, diz especialista

Segundo Larissa Amorim, pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apesar do cenário alarmante, as ações de combate ao desmatamento e à degradação florestal nos últimos anos evitaram uma situação ainda mais crítica.

“O Brasil retomou a pauta ambiental, e, se isso não tivesse acontecido, a situação poderia ser mais grave”.

Ela também ressaltou que, embora ainda haja tempo para reverter o cenário de aumento, será necessário implementar ações mais estratégicas e concentrar esforços nas áreas mais pressionadas. Os estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas apresentaram os maiores aumentos nas áreas desmatadas e degradadas durante o período analisado.

Dados divergentes

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, entre agosto de 2024 e março de 2025, foi registrada uma queda de cerca de 9,7% nas áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia em relação ao mesmo período do ano anterior. O ministério também apontou uma redução de 69% na degradação amazônica, no mesmo intervalo.

O SAD coleta dados a partir de imagens de satélite da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA) para monitorar o ritmo do desmatamento e da degradação florestal na Amazônia. Já o Governo Federal utiliza uma análise independente, monitorada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o Imazon, os satélites utilizados pela instituição possuem maior refinamento em comparação aos sistemas do governo, permitindo a detecção de áreas desmatadas a partir de 1 hectare. Já os alertas emitidos pelo Inpe consideram apenas regiões superiores a 3 hectares.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 14:11

Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas

Prefeito projeta ainda movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local durante os seis dias de folia, a partir do próximo dia 12


Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão -
Saúde 04/02/2026 às 13:40

Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão

Mobilização reúne cerca de 150 servidores da capital para doação de sangue no Hemocentro, em Salvador


Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira -
Política 04/02/2026 às 13:09

Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira

Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado


Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira -
Cidades 04/02/2026 às 12:38

Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira

Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet


Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 12:07

Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes

Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros


Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto -
Vixe 04/02/2026 às 11:33

Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia -
Política 04/02/2026 às 11:05

51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia

Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor


Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno -
Política 04/02/2026 às 10:34

Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno

Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais


Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial -
Política 04/02/2026 às 10:03

Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial

Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT


Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais -
Política 04/02/2026 às 09:32

Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais

Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto


Vixe