Construção civil e mercado imobiliário impulsionam 31% dos empregos na Bahia em janeiro
Presidente da Ademi-BA aponta que, além dos números de empregos, o setor promove uma transformação social mais ampla
Divulgação
Um novo relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (17), revelou que, em janeiro de 2025, o mercado imobiliário e da construção civil na Bahia geraram 6.932 novas vagas, representando 31% dos empregos gerados no estado, superando a média nacional de 27,9%. Em contraste, a região Nordeste registrou uma redução de 2.671 postos de trabalho no mesmo período.
Perfil dos contratados e setores em alta
De acordo com o levantamento, o perfil dos contratados é majoritariamente masculino e com formação até o ensino médio (71,9%). A faixa etária mais representativa é de 30 a 49 anos. As áreas que mais impulsionaram essas oportunidades de emprego foram a construção de edifícios, os serviços especializados e as obras de infraestrutura.
O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, reforça que, além dos números de empregos, o setor promove uma transformação social mais ampla.
“Os projetos imobiliários também promovem melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento urbano sustentável. Cada nova construção cria uma cadeia produtiva que mobiliza profissionais como pedreiros, engenheiros e corretores, impulsionando o crescimento econômico do estado e do país”.
Perspectivas imobiliária para 2025
O mercado imobiliário baiano se prepara para um 2025 marcado pela consolidação de três segmentos principais: os apartamentos compactos, impulsionados pela demanda turística; os imóveis enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida; e as opções de alto padrão, concentradas em bairros nobres.
Para o novo ano, o setor pretende superar o crescimento de 197% nos lançamentos verificado em 2024, conforme divulgado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). O Valor Geral de Vendas (VGV) registrou um aumento de 4%.
O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, destacou que o mercado baiano lidera o ranking da região Nordeste, durante a abertura oficial da convenção anual da entidade. “Estamos encerrando este ciclo como líderes em lançamentos e vendas no Nordeste. Melhor do que superar os demais estados, é superar nossas próprias expectativas”.
Resultados expressivos em 2024 e expectativa para 2025
Até agosto de 2024, o estado registrou a marca de R$ 454 milhões em vendas de imóveis, representando um aumento de 15,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Esses números reforçam a confiança no setor, que segue em ritmo acelerado e com perspectivas ainda mais promissoras.
Já a capital baiana, até o terceiro trimestre, se consolidou como a cidade nordestina com o maior número de lançamentos e vendas. Pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica apontou que, entre janeiro e setembro de 2024, Salvador e Região Metropolitana lançaram, ao todo, 9.049 unidades, 43% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Em 2025, o mercado imobiliário deve seguir aquecido com tendências que atendem diferentes perfis de consumidores. Segundo Marcone Rodrigues, consultor imobiliário e diretor da Lopes Bahia, maior imobiliária da América Latina e segunda maior do mundo, a capital baiana mantém destaque nos segmentos de imóveis compactos, Minha Casa Minha Vida e alto padrão. Assim como em 2024, os imóveis compactos continuarão sendo uma aposta forte.
“Salvador está muito bem ranqueada a nível Brasil no ponto de vista do turismo. A gente praticamente tem verão o ano todo, e quando falamos de verão, aumenta o turismo. O turista brasileiro busca a Bahia, mas quando pensa no estado, pensa em Salvador, tem uma fonte de desejo. O apartamento compacto, studio, ainda estará em alta”, afirmou Rodrigues.
O desempenho promissor do setor reforça o papel estratégico do mercado imobiliário e da construção civil para a economia baiana, consolidando o estado como referência no desenvolvimento urbano e geração de empregos.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes