Conferência reúne idosos e especialistas em Salvador para discutir equidade e participação social até este sábado
Evento tem como tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’
Jefferson Peixoto / PMS
A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira (6), em Salvador, e reuniu autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e pessoas idosas para debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento. As atividades seguem até este sábado (7), das 8h às 18h, na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), no bairro do Canela.
O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), tem como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Além das discussões temáticas, o evento também realiza a eleição dos delegados e delegadas que representarão o município nas próximas etapas da conferência, em nível estadual e nacional.
Gestores destacam importância da participação social
De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o objetivo da conferência é qualificar o debate sobre o envelhecimento em Salvador, com foco na valorização das diversidades.
“Estamos tratando aqui sobre o fortalecimento da democracia participativa como instrumento para garantir equidade, direitos e protagonismo das pessoas idosas. Esse encontro se faz necessário para avaliar as políticas públicas municipais e buscar a ampliação, qualificação e efetivação das ações”, declarou.
Magalhães também ressaltou a necessidade de fortalecer os espaços de participação e controle social. “É fundamental que possamos enxergar os conselhos de direitos da pessoa idosa como espaços de controle social e interlocução política. Isso proporcionará o financiamento de políticas públicas voltadas à ampliação e garantia dos direitos sociais da pessoa idosa”, completou o secretário.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Luciana Calasans, reforçou a relevância do encontro como espaço de construção coletiva.
“A gente vem unindo forças, construindo políticas e fortalecendo essa rede. A Conferência hoje é, na verdade, um marco nesse processo. As pessoas se reúnem aqui para estabelecer propostas e eleger o melhor para as pessoas da terceira idade de Salvador”, disse Luciana.
De acordo com ela, se trata de um momento importante de união e fortalecimento para o debate de “todos os ângulos”. “E, a partir disso, apontar propostas de melhorias para os idosos da nossa cidade”, afirmou.
Conferência fortalece diálogo entre sociedade e gestores
Durante a solenidade, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ana Lúcia da Silva, lembrou que as conferências municipais, estaduais e nacionais são um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988.
Segundo ela, a sociedade é convocada desde então a ajudar os gestores públicos a construírem as políticas públicas que atendam às necessidades da população.
“É um espaço de participação da sociedade que vai aqui apontar os rumos, apresentando propostas que serão apresentadas ao gestor municipal com objetivo de atender à necessidade dos indivíduos da terceira idade. São dois dias de um debate muito rico e que renderá bons frutos”, declarou Ana Lúcia.
A gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, Raildes Alves, também participou das discussões e destacou a importância de tratar as diferentes realidades do envelhecimento.
“Sabemos que o envelhecimento é uma tendência mundial. E, na verdade, ele vem com sua pluralidade que engloba a vulnerabilidade, questões de saúde, questões físicas, biológicas, psicológicas e a violação de direitos. Então, assim, existe um leque de situações que a gente precisa trabalhar”, afirmou.
Eixos temáticos
A Conferência é estruturada em quatro eixos temáticos:
- “O fortalecimento de políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa”;
- “A proteção e o enfrentamento de quaisquer formas de violência, abandono social e familiar”;
- “A promoção da participação social, do protagonismo e da vida comunitária, considerando a diversidade das múltiplas velhices”;
- “A consolidação e o fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política permanente do Estado brasileiro”.
Esses eixos orientam a formulação de propostas a serem encaminhadas para as etapas seguintes do evento, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à terceira idade. A iniciativa busca garantir que as decisões sobre o futuro dos idosos sejam construídas com a participação ativa dessa população.
Serviços sociais e cultura complementam programação
Durante o evento, um posto do Cadastro Único (CadÚnico) foi disponibilizado no local para realizar cadastros e atualizações de dados dos idosos presentes. As informações coletadas podem resultar na concessão de benefícios sociais pelos governos municipal, estadual e federal, conforme análise de perfil e critérios de elegibilidade.
A programação também contou com atrações culturais e de valorização da produção dos idosos. A banda da Guarda Civil Municipal (GCM) fez a apresentação de abertura do evento, e uma feira de artesanato permitiu a venda de artigos confeccionados pelos próprios idosos participantes da conferência.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades