Com público acima de um milhão, Lavagem do Bonfim reforça identidade cultural e atrai visitantes
Festa religiosa e cultural é apontada como um dos principais eventos do verão da capital baiana
Reginaldo Ipê
A Lavagem do Bonfim voltou a ocupar as ruas da Cidade Baixa, nesta quinta-feira (15), como um dos principais eventos do verão de Salvador, com expectativa da Prefeitura de reunir mais de um milhão de pessoas ao longo do trajeto entre o Comércio e a Colina Sagrada. A manifestação religiosa e cultural mobiliza moradores e visitantes e projeta imagens da capital baiana para o Brasil e o mundo, reforçando o sincretismo religioso e a identidade local.
A projeção de público foi divulgada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), que aponta a Lavagem do Bonfim como um dos eventos que contribuem diretamente para o aumento do fluxo de turistas durante a alta temporada. A festa integra o calendário oficial da cidade e ocorre em um período estratégico do verão, quando Salvador concentra visitantes nacionais e internacionais.
“Esse é um momento muito especial para a cidade. Essa é uma festa que demonstra muito a força do nosso sincretismo religioso e de todas as religiões que aqui vêm prestar essa homenagem à Conceição da Praia e ao Senhor do Bonfim. A gente deve receber mais de 1 milhão de pessoas aqui nesse evento, que é um dos principais da cidade”, disse o presidente Isaac Edington.
Lavagem do Bonfim e impacto no turismo de Salvador
O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou que a Lavagem do Bonfim tem papel relevante na consolidação de Salvador como um dos principais destinos turísticos do país durante o verão. Segundo ele, os indicadores do setor mostram crescimento desde o segundo semestre, com reflexos diretos na movimentação econômica da cidade.
“Temos registrado indicadores importantes com relação ao turismo, já desde o mês de setembro. Tivemos também um outubro bastante aquecido; novembro, com o programa Salvador Capital Afro; dezembro, com o Festival Virada, que foi apontado por uma revista de grande circulação como o principal destino para se passar o final do ano. Estamos muito felizes e já nos preparativos finais para entregar o maior carnaval da história da cidade, fazendo uma grande homenagem ao samba, que esse ano faz 110 anos. Samba que nasceu aqui na Bahia e foi exportado para o mundo inteiro”, afirmou.
A Lavagem do Bonfim se soma a outros eventos do calendário cultural e turístico que mantêm a cidade em evidência ao longo do verão. A expectativa da gestão municipal é fechar a estação com resultados positivos no número de visitantes, ocupação hoteleira e geração de empregos temporários ligados ao turismo e à economia criativa.
Participação popular e fortalecimento da fé
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, observou o aumento da participação popular na Lavagem do Bonfim ao longo dos anos. Para ela, o crescimento do público demonstra a força da fé e da tradição na vida dos soteropolitanos e de quem visita a cidade.
“A cada ano, parece que há mais gente. A rua ficou pequena! Isso mostra que as pessoas estão com muita fé e que esse ano Salvador vai brilhar. Isso aumenta a responsabilidade, mas o trabalho também nos volta, sabendo que é propósito, é cuidar do povo”, disse.
Ela também ressaltou o simbolismo de iniciar o ano com uma celebração marcada pela religiosidade e pela cultura popular, elementos que fazem parte da identidade de Salvador e do povo baiano.
“É um momento de muita fé, é a força do povo baiano, é a nossa identidade cultural. Mais do que uma festa popular, é um momento de renovação da fé. Eu peço a Deus e à toda a espiritualidade dessa cidade, que cuide do nosso povo, que a gente possa ter um governo com um ano ainda melhor”, afirmou.
Organização e apoio institucional à festa
A ampliação da adesão à Lavagem do Bonfim também foi destacada pelo diretor de Artes e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos, George Vladimir. Ele apontou o envolvimento de diferentes órgãos municipais na articulação e preparação da festa, com equipes atuando ao longo do percurso para garantir o apoio necessário.
“A Lavagem do Bonfim cresceu muito em relação ao ano passado, a gente já vê uma participação popular muito mais forte, a FGM participou de toda a articulação e preparação da festa e está com as equipes presentes aqui hoje para prestar todo o apoio necessário. Eu acho que vai ser uma festa muito bonita, porque está muito bem organizada e muito bem preparada, tanto pela Saltur quanto pela Secult. A festa está sendo um sucesso”, disse.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h