Com acúmulo de mais de 300 milímetros de chuva, Salvador está em alerta máximo
Volume é três vezes mais que esperado para novembro e da média histórica de 108,2 milímetros
Salvador amanheceu, nesta quarta-feira (27), sob fortes chuvas, com vários pontos de alagamentos e riscos de desabamentos. De acordo com a Defesa Civil (Codesal), a capital baiana já registrou volume de chuva três vezes mais que o esperado para o mês de novembro e da média histórica de 108,2 milímetros, e em algumas regiões já ultrapassou 308 milímetros no acumulado de água. A cidade está em alerta máximo e pelo menos cinco sirenes já foram acionadas.
Somente nas últimas 72 horas, a capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) da Codesal.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explica que em algumas localidades já choveu mais que o triplo da média histórica para o mês, a exemplo da avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm), Cabula (346 mm), Pau Miúdo (364 mm), Arenoso (339 mm) e São Gonçalo (339 mm). Ele alerta que a população deve ficar atenta.
“O cenário do início dessa quarta-feira não é diferente. Nas últimas horas nós contabilizamos mais de 30 milímetros nos bairros da região norte, como Flamengo, Cassange, São Cristóvão e também do Subúrbio Ferroviário. O solo já está bastante encharcado. Já houve deslizamento de terra, nós já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias nas áreas de risco e pedimos que a população fique atenta. Qualquer cenário que seja diferente do seu normal, se afaste, acione o 199 e aguarde a nossa chegada com engenheiros, arquitetos, geólogos para realizar a vistoria”, afirmou.
As chuvas devem continuar nesta quarta. No entanto, segundo a previsão do tempo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), elas devem ser fracas a moderadas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem variar entre 23°C e 29°C.
Segundo a Codesal, com risco de deslizamento de terra ou desabamentos, as sirenes foram acionadas nas regiões de Baixa do Cacau (São Caetano), Vila Picasso (Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato), Calabetão e Bom Juá. A orientação é que os moradores respeitem o alerta e deixem imediatamente suas casas e procurem um local seguro ao ouvir o sinal.
Ocorrências
Ainda de acordo com a pasta, somente nestas primeiras horas da manhã de quarta-feira (27), foram registradas 33 ocorrências em toda a capital baiana. Entre elas, cinco ameaças de deslizamento, um desabamento parcial, 11 deslizamentos de terra e uma árvore caída.
Na Baixa dos Sapateiros, um imóvel desabou parcialmente, na noite de terça-feira (26) causando a interdição de um trecho da Avenida José Joaquim Seabra. O fornecimento de energia elétrica na região também foi suspenso. Não há registros de vítimas.
O prédio era comercial e estava vazio no momento do incidente, registrado às 20h10. Escombros ficaram espalhados pela pista e na calçada em frente ao imóvel, no cruzamento com a ladeira da Saúde, bairro boêmio da capital baiana. Segundo a Codesal, moradores do prédio ao lado precisaram deixar o imóvel e foram abrigados com auxílio da Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre), devido aos riscos de desabamento. A Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e outros órgãos também acompanham a situação. Até por volta das 21h30, o local estava isolado e permanece nesta manhã.
Já no bairro do Retiro, em outro ponto da cidade, uma idosa ficou presa no quarto da casa onde mora, após um deslizamento de terra interditar parte do imóvel. Ela foi socorrida por bombeiros militares que estiveram no local. Depois de ser retirada, ela recebeu atendimento médico em uma ambulância da corporação. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.
Em caso de emergência, ligue para 199. O atendimento é de 24 horas.
Bandeira vermelha
A navegação na Baía de Todos-os-Santos até Porto Seguro continua bandeira vermelha. As lanchinhas em Salvador estão suspensas, apenas o ferry-boat continua operando.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro feridos em Salvador
Premiação do ‘Melhor Pão Francês da Bahia’ acontece nesta quarta-feira
Zé Eduardo traz de volta ‘Se Liga Bocão’ à rádio, agora na Baiana FM
Simm oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
Últimas Notícias
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro feridos em Salvador
Premiação do ‘Melhor Pão Francês da Bahia’ acontece nesta quarta-feira
Trump anuncia novos membros para equipe econômica
Paraná Pesquisas: Lula está empatado com Tarcísio e Michelle em eventual 2º turno em 2026
Instituto também fez simulação com Bolsonaro, mesmo com inelegibilidade do ex-presidente
Zé Eduardo traz de volta ‘Se Liga Bocão’ à rádio, agora na Baiana FM
Programa estreia na próxima segunda-feira, a partir das 18 horas
AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Vinculada à Setur-BA, empresa audiovisual visa fortalecer cenário cultural e socioeconômico
Comissão de Cultura da Câmara debate criação do Dia Nacional da Axé Music
Proposta da deputada Lídice da Mata destaca relevância cultural e econômica do gênero musical para Bahia e Brasil
Após animosidade eleitoral, Jerônimo e Bruno Reis se cumprimentam e posam juntos em foto
Governador e prefeito de Salvador se encontraram pela primeira vez em inauguração de hospital na capital baiana
Com acúmulo de mais de 300 milímetros de chuva, Salvador está em alerta máximo
Volume é três vezes mais que esperado para novembro e da média histórica de 108,2 milímetros
Casarão desaba na Baixa dos Sapateiros e equipes da Prefeitura evacuam moradores
Local era comercial e não deixou vítimas; Codesal aciona cinco sirenes para regiões de risco
Congresso define cronograma de tramitação da LOA/2025; votação deve ocorrer dia 13
Relator do orçamento para o próximo ano será o senador baiano Angelo Coronel (PSD)
Estudantes que cursaram ensino médio em áreas rurais terão vagas reservadas no Sisu, anuncia MEC
Objetivo é contemplar grupos diretamente dependentes do trabalho rural
Relatório da Polícia Federal diz que Marinha teria disponibilizado tanques para golpe
Documento apresentou como provas conversas apreendidas no celular de Muro Cid, onde era descrito que Almir Garnier tinha 'tanques no Arsenal prontos'