Com 70% de posse de bola, Bahia sofre derrota para Bragantino em falha no setor defensivo
Esquadrão deu 613 passes, contra 255 do RB, mas perdeu por 2 a 1 em gol no último minuto de jogo
O Bahia perdeu mais uma partida em que “controlou” as ações do jogo no quesito posse de bola. Mesmo com 70% de posse, o Tricolor baiano perdeu, neste domingo (2), para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro e estacionou no 7º lugar da tabela.
Depois de sonhar com o G4 e até mesmo com a liderança do Brasileirão, o Bahia se vê cada vez mais distante dessa realidade. Com a pontuação atual, o time comandado por Rogério Ceni está a cinco pontos do quarto colocado, que é o Flamengo, e a 11 de diferença do líder Botafogo, que tem 50 pontos.
Ainda assim, o Esquadrão surpreende em suas partidas, já que na maioria das vezes consegue “controlar” o adversário, mas nem sempre alcança o resultado positivo. O jogo contra o Bragantino foi mais um desses casos na temporada deste ano.
Análise da partida
O Bahia manteve o seu padrão de jogo, em um toque de bola rápido e vistoso, porém burocrático e pouco efetivo. Como de costume, a saída de bola aconteceu de maneira lenta e construtiva, sem arriscar na transição ofensiva, decisão que permitiu ao Bragantino a recomposição do sistema defensivo.
Apesar disso, o Esquadrão teve boas chegadas ao ataque e exigiu do goleiro Cleiton cinco defesas difíceis. Por outro lado, o estilo de jogo intenso do time de Bragança Paulista dificultou a marcação da equipe de Rogério Ceni, que mais uma vez sofreu gols de bola parada.
Luciano Juba empatou para o Bahia e deu um novo ânimo ao time, que voltou a colocar a bola no chão para trabalhar as suas jogadas ofensivas. Porém, já nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo, Gustavo Neves acertou um ótimo chute de fora da área e concedeu o triunfo ao Bragantino.
Antes de superar o Bahia, o RB Bragantino era o clube com a pior sequência de resultados desfavoráveis do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo português Pedro Caixinha vinha de quatro derrotas e dois empates nos últimos seis jogos, mas voltou a praticar vencer diante de falhas defensivas do Esquadrão.
Na visão geral da partida, o tricolor teve 70% de posse de bola, contra 30% do RB, 613 passes trocados, contra 255, e 16 finalizações, contra 15 do Bragantino. Mesmo com a posse alta, o volume de jogo do time de Caixinha foi efetivo, já que também assustou o goleiro Marcos Felipe, com chute no travessão, e exigiu quatro defesas difíceis do guarda-redes.
Próximo compromisso
O Bahia enfrenta o Flamengo na próxima quinta-feira (12), no Maracanã, às 21h45, em confronto válido pela partida de volta da Copa do Brasil. O esquadrão precisa vencer o time da Gávea por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para penalidades máximas.
A equipe de Tite possui a vantagem do empate para garantir vaga na semifinal do torneio. No duelo de ida, o Bahia teve 62% de posse de bola, contra 38%, e trocou 623 passes, contra 378, o que evidencia o controle burocrático do jogo. No primeiro confronto entre Bahia e Flamengo na temporada de 2024, o esquadrão somou 65% de posse e trocou 720 passes em pleno Maracanã, mas a estatística também não foi favorável ao time de Rogério Ceni no placar final.
Importante destacar que o atual treinador do Bahia está indo para o 14º confronto contra o Flamengo desde que se tornou técnico. Nos 13 últimos jogos, ele perdeu todos e nunca conseguiu um empate se quer.
Leia também:
Vitória perde para Vasco por 1 a 0 e piora situação na zona de rebaixamento
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe