Catadores de recicláveis de Salvador recebem primeiro galpão de triagem
Nova estrutura visa melhorar as condições de trabalho e garantir mais dignidade aos trabalhadores da capital baiana
A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) comemorou, neste domingo (15), um marco histórico com a entrega do primeiro galpão de triagem de resíduos sólidos de Salvador, localizado no bairro de Periperi. A nova estrutura visa melhorar as condições de trabalho e garantir mais dignidade aos catadores de materiais recicláveis da capital baiana.
“Hoje é um dia histórico para a cooperativa, para os catadores e para todas as famílias atendidas. Agora temos um espaço que traz dignidade e melhores condições de trabalho. Antes, éramos invisíveis”, destacou emocionado Edmundo Góes, presidente da Cooperguary.
A entrega foi acompanhada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pela primeira-dama, Tatiana Velloso, e por secretários estaduais. Durante a cerimônia, que contou com um café da manhã especial de Natal para catadores de 70 cooperativas de todo o estado, o governador enfatizou o compromisso do governo com a valorização do trabalho dos catadores e anunciou novos projetos.
“Estamos celebrando o Dia da Economia Solidária com essa entrega que simboliza desenvolvimento, combate à fome e preservação ambiental. Em 2025, teremos mais novidades: estamos elaborando uma lei para remunerar os catadores pelos serviços prestados e ceder terrenos para que outras cooperativas possam ter estruturas semelhantes”, afirmou o governador.
Estrutura e Investimento aos catadores
Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o galpão recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão e conta com ampla área para separação e compactação de materiais, refeitório, sala administrativa, vestiários, empilhadeira e carrinhos para transporte interno.
José Trindade, presidente da Conder, ressaltou que outros galpões serão construídos na Avenida Barros Reis e em Cajazeiras, ampliando o suporte às cooperativas de catadores. “Não se trata apenas de um espaço de trabalho, mas de um centro de capacitação e geração de renda para essas famílias”, afirmou.
Impacto Social e Ambiental aos catadores
Fundada em 2000, a Cooperguary conta com 30 cooperados que trabalham em Salvador e na Região Metropolitana, beneficiando cerca de 500 famílias. Durante grandes eventos como o Carnaval e a Lavagem do Bonfim, esse número pode chegar a 100 trabalhadores. Embora o papelão seja seu principal material reciclado, a cooperativa também tem intensificado a coleta de vidros.
Leidjane Regina Sousa de Santana, catadora há seis anos e mãe de dois filhos, celebrou a nova fase. “Faço a separação de materiais como garrafas PET, plásticos, alumínio e ferro. Hoje me sinto realizada e emocionada com tudo que conquistamos. Agora temos um espaço para alimentação, descanso e organização. A Cooperguary mudou minha vida e me ajudou a realizar muitos sonhos.”
Durante a cerimônia, seis catadores receberam suas novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), entregues pela Secretaria da Administração (Saeb). Mais de cem documentos já haviam sido distribuídos em novembro deste ano, reforçando o compromisso do governo com a inclusão social e cidadania dos trabalhadores.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Porta-voz da BYD nega más condições em obra na Bahia
Últimas Notícias
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Thathi agita o Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico
Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon
Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’
Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'
Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’
Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival
MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador
Conforme o MP-BA, a investigação da Polícia Civil apontou diversas inconsistências na versão apresentada pelos policiais
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Certificação internacional destaca a instituição como referência mundial em medicina nuclear
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Decisão do STF mantém detenção de generais envolvidos em trama golpista
Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’
Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões
Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete