Pular para o conteúdo
Início » Capoeiristas lançam a ‘União dos Grupos de Capoeira’ com objetivo de fomentar o esporte em Salvador

Capoeiristas lançam a ‘União dos Grupos de Capoeira’ com objetivo de fomentar o esporte em Salvador

Capoeiristas lançam a 'União dos Grupos de Capoeira' com objetivo de fomentar o esporte em Salvador
Grupo busca apoio público para desenvolver a capoeira, promovendo sua inclusão nas escolas e melhores condições de treino

Mestre e contramestres de capoeira se juntaram para criar a União dos Grupos de Capoeira – Bahia, entidade que busca lutar por melhores condições para treinar e mostrar sua arte. Os capoeiristas afirmam que para um esporte tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2008 e reconhecido internacionalmente, é revoltante não ter um espaço digno para a capoeira. O grupo será lançado neste sábado (21), no Farol da Barra, a partir das 17h.  

A ideia da criação da UGC-BA foi desenvolvida pelo professor Luiz Paulo Nogueira, conhecido Lupa, e conta com o apoio dos mestres capoeiristas Ary Passos, Lancha, Del, Pinauna, Albatroz, Andrey Vitor, Beto, W.Cruz. Reunindo ainda atletas dos bairros de Sussuarana, Trobogy, Lobato, Fazenda Grande do Retiro, Brotas e Engenho Velho de Brotas, Calabar, Mirante de Periperi, São Caetano, Santo Agostinho, Barros Reis, Uruguai e Garcia. 

O grupo tem como o único objetivo o fomento ao esporte. Os capoeiristas buscam, através de políticas públicas, um melhor desenvolvimento da capoeira em Salvador, a inclusão do ensino da capoeira nas escolas, de forma obrigatória, construção de centros de treinamento, reativação dos corredores turísticos de Salvador, auxílio-alimentação e atenção especial para os mestres mais velhos.  

Além de fomentar a capoeira e apoiar iniciativas para seu fortalecimento e reconhecimento dos profissionais, o projeto também propõe orientação para quem deseja se formalizar como MEI, além de oferecer oficinas e cursos focados na criação de projetos culturais.  

Leia também:

Geraldo Júnior propõe incluir capoeira no currículo escolar de Salvador

Caruru é reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia

Divulgação