Bloqueio na BR-101: indígenas protestam há mais de 24h e exigem liberdade de cacique preso pela Força Nacional

Protesto causa congestionamento de mais de 20 quilômetros no trecho de Itamaraju, no Extremo-Sul da Bahia


Daniel Freitas
Daniel Freitas 08/07/2025 13:40 • Cidades
Bloqueio na BR-101: indígenas protestam há mais de 24h e exigem liberdade de cacique preso pela Força Nacional - Reprodução/TV Bahia
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Cerca de 30 indígenas bloquearam, na manhã da última segunda-feira (7), a BR-101, no trecho de Itamaraju, no Extremo-sul da Bahia, para exigir a libertação do cacique Welington Ribeiro de Oliveira, conhecido como Suruí Pataxó. O líder foi preso na quarta-feira (2), durante uma operação da Força Nacional de Segurança no território indígena de Barra Velha, em Porto Seguro. O protesto já dura 25 horas e o bloqueio da rodovia já causa um congestionamento de mais de 20 quilômetros.

Ação na BR-101 cobra liberdade de cacique detido em território Pataxó

A prisão de Suruí e de outras duas pessoas ocorreu após agentes federais alegarem terem encontrado armas e munições em poder do grupo. A ação gerou revolta entre organizações indígenas, que denunciaram abusos e violência institucional por parte do Estado. A Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) repudiou a prisão e a classificou como “política” e “injusta”.

O bloqueio foi realizado, por volta das 8h30 de segunda-feira, nas imediações do trevo de Itamaraju, próximo à entrada do Parque Nacional Monte Pascoal. Após 25 horas, o protesto permanecia ativo com bloqueio da BR-101, no trecho de Itamaraju, no Extremo-sul da Bahia, causando um congestionamento de mais de 20 quilômetros.

O grupo também se manifestou na sexta-feira (4), com nova interdição da via federal, reforçando o pedido pela libertação do cacique e pela assinatura da Portaria Declaratória da Terra Indígena Barra Velha de Monte Pascoal, demanda histórica da comunidade Pataxó.

Entidades denunciam tortura e criminalização do movimento indígena

Segundo denúncias feitas em notas públicas por lideranças indígenas, entre elas o Conselho de Caciques do Território de Barra Velha, a abordagem da Força Nacional foi feita sem mandado judicial e teria como motivação a tentativa de criminalizar uma liderança atuante na luta por direitos constitucionais. O grupo afirma que, além do cacique, três adolescentes também foram presos e que todos os detidos foram submetidos a humilhações e tortura psicológica durante o transporte.

Foram relatadas paradas forçadas na estrada, com ordens para correr, insultos e ameaças de morte. O cacique teve sua identidade questionada e ouvido de agentes que “o cano da arma deles estava quente”, conforme nota divulgada pelas organizações indígenas.

As lideranças locais afirmam ainda que o caso representa “uma grave violação de direitos humanos” e “mais um episódio de tentativa de silenciamento da resistência indígena, principalmente no contexto de lutas por demarcação de terras e proteção territorial”.

Ministério da Justiça reconhece ação e afirma compromisso com diálogo

Em nota oficial, o Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou a atuação da Força Nacional na região de Porto Seguro, destacando que os agentes são treinados para atuar em áreas de alta complexidade e que a missão visa à preservação da vida e respeito aos povos originários. A pasta afirmou ainda que segue aberta ao diálogo com as comunidades indígenas e reconhece a importância das lideranças tradicionais.

Desde 28 de abril, a Força Nacional está mobilizada no Extremo-sul da Bahia e sua permanência na região foi prorrogada por mais 90 dias. A presença foi autorizada após solicitação do próprio Ministério da Justiça, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas e de organizações indígenas locais, como o Mupoiba.

Contexto de tensão agrária e histórico de conflitos na região

A prisão do cacique Suruí Pataxó ocorreu em meio a um cenário de crescente tensão agrária na região. No início de abril, um conflito em uma fazenda na cidade de Prado terminou com a morte de João Celestino Lima Filho, de 50 anos. Segundo a polícia, cerca de 20 indígenas da Aldeia Reserva dos Quatis tentavam retomar o território Comexatibá, alvo de disputa judicial.

Ainda no mesmo período, outro grupo ocupou a entrada do Parque Nacional do Descobrimento, também em Prado, por cerca de 20 dias. A ocupação foi liderada por jovens do território Comexatibá, que reivindicam a homologação da terra indígena, ainda pendente há anos.

O reforço policial federal foi uma resposta direta ao agravamento das tensões na região, marcada por conflitos fundiários históricos entre comunidades indígenas, posseiros e proprietários rurais.

Reivindicações envolvem também demarcação de terras

Além da liberdade do cacique, os protestos cobraram do governo federal avanços na demarcação da Terra Indígena Barra Velha de Monte Pascoal. A assinatura da Portaria Declaratória é vista como essencial para a segurança jurídica do território tradicional ocupado pelo povo Pataxó.

Apesar do reforço da segurança federal, lideranças indígenas afirmam que apenas a regularização fundiária definitiva poderá encerrar os ciclos de violência, ameaças e criminalização que afetam suas comunidades. A mobilização segue e pode se intensificar nos próximos dias, segundo organizações locais.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento


Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval