Bahia registra mais de 14 mil prisões entre janeiro e agosto de 2025, aponta SSP
São feitas em média de 60 capturas diárias
Divulgação SSP
Entre janeiro e agosto deste ano, a Bahia registrou 14.260 prisões, segundo dados divulgados neste sábado (23), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). A média diária chega a 60 capturas, reflexo do aumento das operações policiais e do reforço nas ações de inteligência em todo o estado.
Entre os presos estão homicidas, traficantes, estelionatários, assaltantes e estupradores. Apenas nos últimos cinco dias, as operações Vita, Força Total e Intervenção, conduzidas em conjunto pela SSP, Polícias Militar, Civil, Técnica e Federal, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-BA), resultaram na prisão de 158 integrantes de facções.
Inteligência e integração reforçam combate ao crime
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a atuação da inteligência nas operações.
“Importante destacar também que em pouco mais de dois ano e meio, com a inteligência orientando as nossas tropas, localizamos mais de 200 líderes de organizações criminosas. Realizamos prisões na Bahia e também em outros 17 estados da federação”, afirmou.
Ele ressaltou ainda a integração entre os órgãos de segurança. “Estamos atuando de forma irmanada, compartilhando informações, equipamentos e doutrinas. A união de esforços é imprescindível no combate ao crime organizado”, completou. O balanço é divulgado em meio a críticas sobre a segurança pública no estado, com Salvador retomando, em 2024, o posto de capital mais violenta do país.
Jerônimo: Bahia vive guerra contra o crime
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a segurança pública não deve ser usada como instrumento de disputa política. Ele classificou o combate à criminalidade como “uma guerra” e acusou a oposição de desrespeitarem os profissionais que atuam na linha de frente.
As declarações foram feitas em meio a uma nova onda de violência em Salvador e no interior do Estado. Na noite de segunda-feira (11), um tiroteio de mais de 30 minutos no Engenho Velho da Federação deixou moradores em pânico. Desde o domingo (10), Dia dos Pais, a capital baiana já registrou quatro episódios semelhantes.
“Estamos em uma guerra, e ela nos custa muito caro. Custa vidas e expõe diariamente os agentes de segurança a riscos enormes. Além disso, há o desrespeito de quem menospreza o esforço desses profissionais. Se a oposição quiser criticar, que critique o governador, mas que tenha responsabilidade e respeito com os trabalhadores da segurança pública”, disse Jerônimo.
Bahia tem cinco das dez cidades mais violentas do país
A Bahia manteve, pelo terceiro ano seguido, a presença de cinco cidades entre as dez mais violentas do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado nessa quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento considera a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes.
Apesar da redução de 5,4% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em todo o território nacional, totalizando 44.127 ocorrências, o cenário segue desigual entre as regiões. O Nordeste concentra as cidades com os maiores índices de violência, com destaque para a Bahia, que acumula nove municípios entre os vinte mais violentos do país.
Segundo o Anuário, nove cidades baianas figuram entre os vinte municípios com as maiores taxas de MVIs por 100 mil habitantes em 2024. O município de Jequié (77,6) ocupa o segundo lugar no ranking, seguido por Juazeiro (76,2) em terceiro, e Camaçari (74,8) em quarto. Já o município de Simões Filho (71,4) ocupa a sétima posição, enquanto Feira de Santana (65,2) está na 10º posição.
Na 14º posição está Porto Seguro (59,7). Já a cidade de Santo Antônio de Jesus (57,7) aparece em 17º, à frente de Ilhéus (54) e Salvador (52), que aparecem em 19º e 20º respectivamente. A cidade de Maranguape, no Ceará, é quem lidera o ranking com uma taxa de 79,9.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis