Bahia registra 106 casos de feminicídio em 2024, aponta levantamento

De acordo com SSP-BA, houve redução de 7,8% em comparação a 2023, quando foram registrados 115 casos contra mulheres


Vixe d-flex me-2
Otávio Queiroz 30/01/2025 10:03 Cidades
Bahia registra 106 casos de feminicídio em 2024, aponta levantamento - Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia registrou 106 casos de feminicídio entre janeiro e dezembro de 2024, de acordo com dados divulgados, nesta última terça-feira (28), pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Apesar do número expressivo, o levantamento aponta uma redução de 7,8% em comparação com 2023, quando foram registrados 115 casos desse tipo de crime.

O que é feminicídio?

O feminicídio é caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão do gênero, muitas vezes cometido por parceiros ou ex-parceiros que não aceitam o fim de um relacionamento. Esses crimes, geralmente, são precedidos por um histórico de violência doméstica e ameaças.

Entre os casos registrados na Bahia, um dos que mais chocaram foi o de Cristiane Ribeiro Reges, de 45 anos, assassinada a tiros pelo ex-companheiro em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu em dezembro, e o agressor cometeu suicídio após o feminicídio. Outro caso de grande repercussão foi o de Elane Santos da Fé, de 32 anos, morta a golpes de facão em Salvador. O principal suspeito, um ex-companheiro, foi visto entrando no local do crime com a arma e fugiu logo após o assassinato.

Ações de combate ao feminicídio na Bahia

De acordo com a SSP-BA, a redução dos casos se deve ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, especialmente por meio das ações do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e do Batalhão Ronda Maria da Penha, que ampliaram sua atuação em todo o Estado.

O Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), responsável por fiscalizar medidas protetivas, também reforçou suas iniciativas preventivas. Entre as ações destacadas pela comandante do BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana, estão os projetos Fala Sério, Homens em Diálogo e Guardiões de Maria, que promovem campanhas educativas e debates sobre violência doméstica ao longo do ano.

“O Batalhão conta com três principais projetos de prevenção contra violência doméstica. O ‘Fala Sério’, ‘Homens em Diálogo’ e o ‘Guardiões de Maria’, com ações periódicas ao longo do ano”, destacou a comandante do BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana.

Segundo a delegada Patrícia Barreto Oliveira, a criação em 2023 do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) foi fundamental para o reforço na rede de proteção das vítimas, com estrutura para o acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Nosso trabalho vai além da resposta às violências. Promovemos ações preventivas, fortalecemos redes de apoio e encorajamos as vítimas a romperem ciclos de violência”, destacou a diretora do DPMCV.

Mesmo com esses avanços, especialistas alertam para a necessidade de mais investimentos em políticas públicas e infraestrutura para acolhimento de vítimas. Casas de acolhimento, centros de atendimento multidisciplinar e acesso facilitado a medidas protetivas são algumas das demandas apontadas por entidades que atuam no combate à violência de gênero.

Feminicídio no Brasil e no mundo

O feminicídio não é um problema exclusivo da Bahia ou do Brasil, mas uma realidade global. Segundo o relatório Feminicídios em 2023, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 140 mulheres são assassinadas diariamente por familiares ao redor do mundo, o equivalente a uma vítima a cada 10 minutos.

No Brasil, os números seguem alarmantes. O país está entre as nações com os maiores índices de feminicídio, registrando um assassinato de mulher a cada seis horas. Para especialistas, esse cenário reflete não apenas a cultura de violência contra a mulher, mas também as dificuldades enfrentadas na implementação de políticas efetivas de proteção e punição.

A coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) do Ministério das Mulheres, Ellen dos Santos Costa, ressalta que o feminicídio é o desfecho extremo de uma estrutura de desigualdade histórica. “Não podemos enfrentar o feminicídio sem compreender que ele nasce de raízes profundas como o machismo, o racismo e as desigualdades sociais”, afirmou.

Importância da denúncia

Diante desse cenário, especialistas reforçam a importância da denúncia como principal forma de prevenção. Canais como o Ligue 180 e o Disque 100 oferecem suporte a mulheres em situação de violência, além das delegacias especializadas no atendimento a vítimas.

Além disso, o fortalecimento da rede de apoio e o incentivo a campanhas educativas são estratégias fundamentais para combater a violência de gênero e reduzir os índices de feminicídio no Estado e no país.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Jerônimo assume custos e decide manter tarifa de metrô e ônibus metropolitanos -
Cidades 20/02/2025 às 21:20

Jerônimo assume custos e decide manter tarifa de metrô e ônibus metropolitanos

Tarifas permanecerão nos valores atuais: R$ 4,10 para o metrô e os preços já vigentes para os ônibus metropolitanos, que variam conforme a localidade


Marcelo Werner destaca integração das forças de segurança e aposta no uso da inteligência no Carnaval -
Carnaval 20/02/2025 às 21:00

Marcelo Werner destaca integração das forças de segurança e aposta no uso da inteligência no Carnaval

Operação contará com 37 mil policiais e bombeiros, além 1.500 câmeras e portais de abordagem


Incêndio atinge casarão no Santo Antônio Além do Carmo -
Cidades 20/02/2025 às 20:33

Incêndio atinge casarão no Santo Antônio Além do Carmo

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), sete viaturas estão atuando no combate às chamas


Pai Rai é homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador: ‘Honra para a minha religião’ -
Cidades 20/02/2025 às 20:16

Pai Rai é homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador: ‘Honra para a minha religião’

Honraria foi proposta pelo vereador Téo Senna (PSDB), em reconhecimento à trajetória de fé, respeito e valorização da cultura afro-brasileira


Flávio Bolsonaro admite que há nomes ‘viáveis’ para candidatura alternativa a Jair Bolsonaro em 2026 -
Política 20/02/2025 às 19:34

Flávio Bolsonaro admite que há nomes ‘viáveis’ para candidatura alternativa a Jair Bolsonaro em 2026

Em defesa ao seu pai, Flávio alegou que a acusação da PGR não tem provas, e criticou o órgão por apresentar uma denúncia 'precária' e 'incoerente'


Em dia de votação ‘relâmpago’, Câmara dos Deputados aprova cinco projetos em seis minutos -
Política 20/02/2025 às 19:01

Em dia de votação ‘relâmpago’, Câmara dos Deputados aprova cinco projetos em seis minutos

Sessão aprovou acordos internacionais e um requerimento de urgência


Do refúgio à cidade: Angeluci Figueiredo leva o Preta ao icônico Palacete Tira-Chapéu e prepara quintas especiais após o Carnaval -
Negócios 20/02/2025 às 18:39

Do refúgio à cidade: Angeluci Figueiredo leva o Preta ao icônico Palacete Tira-Chapéu e prepara quintas especiais após o Carnaval

Com capacidade para 80 pessoas, o Preta Tira Chapéu funciona de terça a domingo


Prefeitura de Salvador entrega escola no Rio Sena com capacidade para 1.080 alunos -
Cidades 20/02/2025 às 18:05

Prefeitura de Salvador entrega escola no Rio Sena com capacidade para 1.080 alunos

Unidade faz parte do programa Novo Mané Dendê e tem investimento de R$ 16,5 milhões


Lavagem de Itapuã celebra 120 anos com forte presença cultural e segurança ampliada em Salvador -
Cultura 20/02/2025 às 17:29

Lavagem de Itapuã celebra 120 anos com forte presença cultural e segurança ampliada em Salvador

Operação de segurança deste ano incluiu 399 policiais militares, 162 policiais civis e 107 bombeiros


O que fazer em Salvador no fim de semana? Tatau, Margareth Menezes, Banda Mel, Armandinho, Ilê Aiyê, BaianaSystem e mais; confira na agenda do Portal M! -
Cultura 20/02/2025 às 17:01

O que fazer em Salvador no fim de semana? Tatau, Margareth Menezes, Banda Mel, Armandinho, Ilê Aiyê, BaianaSystem e mais; confira na agenda do Portal M!

Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer