As buscas que marcaram Salvador em 2025 e colocaram a cidade no radar do Brasil
Levantamento utilizou dados do Google Trends para mapear o interesse de busca em todo o Brasil sobre a cidade
Freepik / Montagem
As pesquisas feitas no Brasil ao longo de 2025 mostram como Salvador se manteve no centro do interesse nacional em diferentes momentos do ano. Termos ligados a cultura, clima, serviços públicos, eventos e fatos pontuais colocaram a capital baiana entre os temas mais procurados em diversas ocasiões. A retrospectiva mensal revela oscilações de atenção e aponta quais assuntos despertaram maior volume de buscas, variando de grandes shows e festivais a situações inesperadas que repercutiram no país.
O levantamento utilizou dados do Google Trends para mapear o interesse de busca em todo o Brasil sobre a cidade de Salvador, entre janeiro e novembro de 2025. A análise priorizou os termos ‘em ascensão’, identificando os assuntos que registraram picos repentinos de popularidade a cada mês — de grandes eventos e notícias urgentes a curiosidades virais — revelando o que de fato chamou a atenção do país em cada período.
Janeiro
O ano começou com uma mistura intensa de entretenimento e mobilidade urbana. O cantor Pablo gerou um pico de interesse logo na primeira semana, motivado pela gravação do seu DVD gratuito na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, no dia 3. Buscas sobre o Festival de Verão registraram pico por usuários interessados em adquirir informações sobre o line-up, venda de ingressos e sobre o evento, que aconteceu nos dias 25 e 26 no Parque de Exposições.

Paralelamente às festas, uma novidade na orla chamou a atenção: o termo “patinete elétrico Salvador” teve um aumento repentino, refletindo o interesse e dúvidas sobre o serviço e o alto volume de viagens, que passou por três meses de testes.
Fevereiro
O clima de pré-carnaval foi atravessado por uma tragédia que comoveu o país. Embora a busca por Carnaval e ingressos para o show de Henrique e Juliano (cujas vendas abriram dia 6) fosse alta, o noticiário foi dominado pelo desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho.

O acidente, ocorrido no dia 5 de fevereiro, vitimou uma turista e levantou debates urgentes sobre a conservação do patrimônio histórico, tornando-se uma das principais buscas noticiosas do mês sobre a capital baiana.
Março
Ainda em meio à folia, uma fake news registrou expressivo interesse dos internautas. o foco das pesquisas migrou para a política e datas oficiais. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, figurou entre os termos mais associados à cidade devido à viralização de vídeo de foliões jogando latas de cerveja e outros objetos contra uma mulher em um camarote. Na legenda, a informação é que a mulher em questão era a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
O vídeo, entretanto, era falso: A mulher que aparece nas imagens não é Gleisi Hoffmann, e o vídeo não foi gravado em Salvador – foi gravado em Fortaleza, durante o Fortal, em julho de 2019.
O mês fechou com o pico de interesse pelo Aniversário de Salvador, no dia 29, com a população e turistas buscando a programação cultural e os shows gratuitos em comemoração aos 476 anos da capital.
Abril
A rotina soteropolitana enfrentou o caos, e o Google serviu como ferramenta de utilidade pública. O mês foi marcado pelo início da paralisação de ônibus que travou garagens importantes, fazendo disparar a busca por informações sobre transporte da capital baiana.

Apesar do ápice do movimento ter ocorrido em maio, em abril os rodoviários já estavam reivindicando melhorias, como a salarial, e mantiveram diversas reuniões com empresários e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade.
Maio
O mês foi pautado por fenômenos visuais e grandes eventos. No dia 21, uma tromba d’água gigante foi filmada no mar do Porto da Barra, gerando uma onda de compartilhamentos e curiosidade sobre a meteorologia em Salvador.
Na cultura, a disputa por ingressos para o projeto Numanice – devido ao anúncio do show que aconteceu em julho – e a banda Calcinha Preta – que realizou um pocket show gratuito em um shopping de Salvador para divulgar o Festival Atemporal, que aconteceu dias depois no Wet Eventos – mantiveram o entretenimento em alta, dividindo espaço com novas preocupações sobre greves setoriais.
Junho
Com a chegada do inverno, Salvador virou a capital do forró e as atenções digitais se voltaram para o Parque de Exposições, que sediou o megaevento de São João promovido pelo Estado. O público buscou massivamente a grade de horários para ver atrações gratuitas.

Destoando do ritmo junino, a banda Planet Hemp apareceu com destaque nas pesquisas. Naquele mês, o grupo anunciou o fim da banda e uma turnê de despedida – que começou em Salvador no dia 13 de setembro.
Julho
No mês em que a Bahia celebra a conquista da independência do Brasil, julho trouxe um comportamento marcado por curiosidades históricas e virais de internet. O termo “Salvador tornou capital do Brasil” (e variações perguntando o ano) teve um inexplicável pico, sugerindo a influência de trends ou questões de concursos e vestibulares. O termo genérico “idade do universo” também apareceu associado à região, reforçando o caráter de “tira-dúvidas” escolar do mês.
Agosto
A segurança digital e a privacidade de personalidades locais dominaram as conversas no país. O nome de uma influenciadora disparou nas buscas após ela ser vítima de um crime onde, após um assalto, teve vídeos privados vazados na internet, caso que gerou grande repercussão sobre crimes cibernéticos.

No lado cultural, a agenda de Gilberto Gil na cidade trouxe um respiro de MPB às pesquisas do mês. Naquela ocasião, o artista anunciou um novo show na capital baiana – previsto para o próximo 20 de dezembro na Arena Fonte Nova.
Setembro
O civismo e a educação marcaram o mês da independência do Brasil. O Desfile de 7 de Setembro no Campo Grande gerou interesse pela organização e participação popular. Simultaneamente, jovens estudantes impulsionaram o termo IFBA, devido editais de processos seletivos para cursos técnicos e superiores que costumam abrir neste período. Na ocasião, o instituto abriu 777 vagas para cursos técnicos gratuitos e lançou edital com 13 vagas para professores de diferentes áreas do conhecimento.
Outubro
Devido o mau tempo, a travessia Salvador/Itaparica teve as atividades suspensas pela Internacional Travessias Salvador, que apontou “condições adversas de mar observadas na Baía de Todos os Santos”. Além disso, feriados causaram filas intensas no sistema de travessia, fazendo explodir buscas sobre a Balsa Salvador-Itaparica e o “filômetro”.

Na gastronomia, a realização de mais uma edição da Restaurant Week impulsionou buscas no Google para consultar menus e preços promocionais nos estabelecimentos participantes. A 26ª edição começou no dia 2 e seguiu até o dia 2 de novembro.
Novembro
No penúltimo mês do ano, a reafirmação da identidade negra tomou conta das buscas relacionadas a Salvador. A Praça Maria Felipa (antiga Praça Cayru) foi o epicentro das pesquisas, impulsionada por sediar grandes eventos do Novembro Negro, como o Trace Fest Salvador e o Festival Feira Preta.

A curiosidade sobre feriados (“dia 8 de dezembro é feriado?“) já começou a aparecer, antecipando o clima do ciclo de festas populares que se inicia na Conceição da Praia. Também registrou aumento expressivo o número de buscas por Tâmara Ferreira. A nutricionista desapareceu na noite da quinta-feira (6) após sair do consultório de um centro empresarial localizado no Caminho das Árvores.
Ela foi encontrada no dia seguinte após ter sido sequestrada e passar a noite com criminosos que a obrigaram a fazer transferências bancárias. Tâmara foi localizada em um supermercado no bairro de Castelo Branco, passa bem e já retomou suas atividades.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas