Após tragédia com lanchas, prefeito de Cairu faz apelo urgente por base da Capitania dos Portos
Acidente deixou um morto e 14 feridos, na Praia da Gamboa, no município do Baixo-sul da Bahia, terceiro maior destino turístico no Estado

O prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (União Brasil), lamentou, na manhã desta terça-feira (8), o acidente entre duas lanchas que deixou um morto e 14 feridos, na Praia da Gamboa, próximo a Morro de São Paulo, no município do Baixo-sul da Bahia. Em entrevista concedida aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!, durante o programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), o gestor defendeu a necessidade de instalação de uma base permanente da Capitania dos Portos na região que é o terceiro maior destino turístico do Estado.
Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) disse que as duas embarcações envolvidas na colisão não tinham autorização para transporte intermunicipal nem licença para turismo ou fretamento. Ou seja, nenhuma delas poderia estar transportando passageiros. O caso está sendo investigado pela Capitania dos Portos e Polícia Civil.
Acidente entre lanchas
Segundo informações, as duas embarcações faziam a travessia Valença e Morro de São Paulo, em sentidos opostos, quando colidiram em um banco de areia conhecido como Ilha da Coroa, em frente à Praia da Gamboa. O acidente acarretou na morte de uma pessoa e deixou outros 14 feridos – quatro vítimas ainda estão internadas.
Segundo o prefeito de Cairu, a informação do acidente foi confirmada por volta das 18h30, em uma área larga. “A gente fica sem entender o que de fato aconteceu, mas isso cabe à Capitania dos Portos, à Marinha do Brasil, que foram acionadas ainda à noite, para que dessem início à apuração do fato”, disse o prefeito.
Meireles ainda lamentou a morte de Gustavo Veloso, gerente de hotel que morreu no acidente, sendo a única vítima fatal. Segundo o prefeito, ele era uma pessoa muito querida na cidade, sendo o responsável pela administração da Pousada Sambass e do Hotel Aqua By Sambass há mais de 12 anos. O profissional era casado e deixou duas filhas pequenas.
Outras vítimas do acidente
De acordo com a Prefeitura de Salvador, as pessoas que estavam na lancha foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, na manhã desta terça, apenas quatro delas seguem internadas:
- Homem de 59 anos, que foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador;
- Mulher de 57 anos, que aguarda regulação;
- Homem de 20 anos que segue internado na região por causa de dores;
- Homem de 59 anos, com quadro estável e sem necessidade de regulação.
Pedido por base da Marinha
Segundo o prefeito de Cairu, a estrutura que a cidade tem para prestar socorro desse tipo é muito grande, com capacidade para atender nas ilhas que formam o arquipélago, de modo que, quando acontece algo do tipo, os aparatos da prefeitura estão à disposição. Entretanto, Meireles afirmou que, devido a cidade ser o terceiro ponto turístico mais visitado da Bahia, com um movimento muito intenso e com bastante navegação, é necessário intensificar a fiscalização e o acompanhamento da Capitania dos Portos.
“É preciso intensificar o acompanhamento e a fiscalização para que possa ser evitado esse tipo de acontecimento. […] O que a gente tem solicitado, e vamos continuar de forma mais intensa, é a necessidade de termos uma base na região, ou em Cairu ou em Valença, de modo que a gente consiga ter a presença diária desses órgãos de fiscalização”, declarou.
Meireles contou ainda que a prefeitura não tem competência para fazer a fiscalização das embarcações, que é de responsabilidade da Capitania dos Portos e da Agerba. Para ele, mesmo que o órgão de fiscalização marítima tenha uma parceria muito grande com a prefeitura de Cairu e de Valença, a presença de uma base contribuiria muito mais para a segurança dos moradores e turistas, impedindo que outros acidentes voltem a acontecer.
Marinha e Agerba emitem notas
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, informou que iniciou um inquérito para apurar as condições do acidente. Segundo a nota, as investigações deverão ser concluídas em 90 dias, “para apurar as causas e circunstâncias do acidente envolvendo as embarcações ‘Safira’ e ‘Lipe e Lara’”.
A nota aponta ainda que as duas embarcações colidiram diretamente, resultando no naufrágio de uma delas (Safira). “Não foram observados indícios de poluição hídrica na área. As embarcações envolvidas encontram-se com seus registros em situação regular junto à CPBA”, destacou o informe.
Já a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) enviou uma nota afirmando que as embarcações envolvidas na colisão não tinham autorização para transporte intermunicipal nem licença para turismo ou fretamento. Ou seja, nenhuma das duas embarcações poderia estar transportando passageiros.
A Polícia Civil também está envolvida nas investigações e afirmou que as vítimas feridas do acidente e demais testemunhas serão ouvidas.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice