Após tragédia com lanchas, prefeito de Cairu faz apelo urgente por base da Capitania dos Portos
Acidente deixou um morto e 14 feridos, na Praia da Gamboa, no município do Baixo-sul da Bahia, terceiro maior destino turístico no Estado
Reprodução / Instagram @hildeciomeirelesoficial
O prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (União Brasil), lamentou, na manhã desta terça-feira (8), o acidente entre duas lanchas que deixou um morto e 14 feridos, na Praia da Gamboa, próximo a Morro de São Paulo, no município do Baixo-sul da Bahia. Em entrevista concedida aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!, durante o programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), o gestor defendeu a necessidade de instalação de uma base permanente da Capitania dos Portos na região que é o terceiro maior destino turístico do Estado.
Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) disse que as duas embarcações envolvidas na colisão não tinham autorização para transporte intermunicipal nem licença para turismo ou fretamento. Ou seja, nenhuma delas poderia estar transportando passageiros. O caso está sendo investigado pela Capitania dos Portos e Polícia Civil.
Acidente entre lanchas
Segundo informações, as duas embarcações faziam a travessia Valença e Morro de São Paulo, em sentidos opostos, quando colidiram em um banco de areia conhecido como Ilha da Coroa, em frente à Praia da Gamboa. O acidente acarretou na morte de uma pessoa e deixou outros 14 feridos – quatro vítimas ainda estão internadas.
Segundo o prefeito de Cairu, a informação do acidente foi confirmada por volta das 18h30, em uma área larga. “A gente fica sem entender o que de fato aconteceu, mas isso cabe à Capitania dos Portos, à Marinha do Brasil, que foram acionadas ainda à noite, para que dessem início à apuração do fato”, disse o prefeito.
Meireles ainda lamentou a morte de Gustavo Veloso, gerente de hotel que morreu no acidente, sendo a única vítima fatal. Segundo o prefeito, ele era uma pessoa muito querida na cidade, sendo o responsável pela administração da Pousada Sambass e do Hotel Aqua By Sambass há mais de 12 anos. O profissional era casado e deixou duas filhas pequenas.
Outras vítimas do acidente
De acordo com a Prefeitura de Salvador, as pessoas que estavam na lancha foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, na manhã desta terça, apenas quatro delas seguem internadas:
- Homem de 59 anos, que foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador;
- Mulher de 57 anos, que aguarda regulação;
- Homem de 20 anos que segue internado na região por causa de dores;
- Homem de 59 anos, com quadro estável e sem necessidade de regulação.
Pedido por base da Marinha
Segundo o prefeito de Cairu, a estrutura que a cidade tem para prestar socorro desse tipo é muito grande, com capacidade para atender nas ilhas que formam o arquipélago, de modo que, quando acontece algo do tipo, os aparatos da prefeitura estão à disposição. Entretanto, Meireles afirmou que, devido a cidade ser o terceiro ponto turístico mais visitado da Bahia, com um movimento muito intenso e com bastante navegação, é necessário intensificar a fiscalização e o acompanhamento da Capitania dos Portos.
“É preciso intensificar o acompanhamento e a fiscalização para que possa ser evitado esse tipo de acontecimento. […] O que a gente tem solicitado, e vamos continuar de forma mais intensa, é a necessidade de termos uma base na região, ou em Cairu ou em Valença, de modo que a gente consiga ter a presença diária desses órgãos de fiscalização”, declarou.
Meireles contou ainda que a prefeitura não tem competência para fazer a fiscalização das embarcações, que é de responsabilidade da Capitania dos Portos e da Agerba. Para ele, mesmo que o órgão de fiscalização marítima tenha uma parceria muito grande com a prefeitura de Cairu e de Valença, a presença de uma base contribuiria muito mais para a segurança dos moradores e turistas, impedindo que outros acidentes voltem a acontecer.
Marinha e Agerba emitem notas
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, informou que iniciou um inquérito para apurar as condições do acidente. Segundo a nota, as investigações deverão ser concluídas em 90 dias, “para apurar as causas e circunstâncias do acidente envolvendo as embarcações ‘Safira’ e ‘Lipe e Lara’”.
A nota aponta ainda que as duas embarcações colidiram diretamente, resultando no naufrágio de uma delas (Safira). “Não foram observados indícios de poluição hídrica na área. As embarcações envolvidas encontram-se com seus registros em situação regular junto à CPBA”, destacou o informe.
Já a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) enviou uma nota afirmando que as embarcações envolvidas na colisão não tinham autorização para transporte intermunicipal nem licença para turismo ou fretamento. Ou seja, nenhuma das duas embarcações poderia estar transportando passageiros.
A Polícia Civil também está envolvida nas investigações e afirmou que as vítimas feridas do acidente e demais testemunhas serão ouvidas.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]