51 vezes Bahia: título do Baianão vem com empate épico e provocação que incendiou clássico
Tricolor segura vantagem do jogo de ida e levanta primeira taça sob comando de Rogério Ceni

O Bahia se consagrou, neste domingo (23), campeão baiano de 2025 ao empatar em 1 a 1 com o Vitória, no Barradão. Com o resultado, o Tricolor garantiu o 51º título estadual de sua história, graças à vantagem no primeiro jogo da decisão. A conquista marca também a primeira taça do técnico Rogério Ceni no comando da equipe.
No duelo de ida, realizado na Arena Fonte Nova, o Bahia havia vencido por 2 a 0, resultado que lhe permitia até perder por um gol de diferença para erguer a taça. O Vitória, por sua vez, precisava de um triunfo por pelo menos dois gols para levar a decisão aos pênaltis, ou três para conquistar o título no tempo normal.
Jogo marcado por tensão e confusões
A final começou em clima de forte rivalidade e nervos à flor da pele. O Vitória, jogando em casa e precisando do resultado, tentou impor uma postura mais ofensiva desde os primeiros minutos, dominando a posse de bola. No entanto, encontrou dificuldades para criar chances claras diante da defesa bem postada do Bahia.
O Tricolor, por sua vez, apostou nos contra-ataques e quase abriu o placar logo aos 7 minutos. Everton Ribeiro lançou Ademir, que dividiu com o goleiro Lucas Arcanjo, mas a bola acabou saindo. A melhor oportunidade do Vitória na etapa inicial veio aos 43 minutos, quando Matheusinho acertou o travessão em cobrança de escanteio.
No segundo tempo, o Rubro-Negro aumentou a pressão e levou perigo ao gol de Marcos Felipe. Aos 13 minutos, Janderson cabeceou forte, exigindo grande defesa do goleiro do Bahia. Três minutos depois, o atacante voltou a tentar de cabeça, mas Marcos Felipe brilhou novamente.
A insistência do Vitória foi premiada aos 38 minutos, quando Claudinho cruzou na área e Carlinhos desviou de cabeça, vencendo Marcos Felipe para abrir o placar. A partir desse momento, o jogo saiu do campo técnico e passou a ser dominado por confusões e tensão.
Expulsões e provocação na reta final
Nos minutos finais, os ânimos se exaltaram. Aos 47 minutos, Cauly foi expulso após atingir o rosto de Lucas Halter em um lance revisado pelo VAR. Com um jogador a menos, o Bahia tentava segurar a pressão adversária.
Dois minutos depois, uma confusão generalizada tomou conta do gramado, envolvendo até jogadores que estavam no banco de reservas. O episódio resultou nas expulsões de Danilo Fernandes e Caio Alexandre, do Bahia, e Zé Marcos e Baralhas, do Vitória. No entanto, após revisão do VAR, a expulsão de Baralhas foi anulada.
No último lance da partida, aos 51 minutos, Kayky arriscou um chute de fora da área, contou com um desvio na defesa e encobriu Lucas Arcanjo, decretando o empate e sacramentando o título do Bahia. Durante a comemoração, o atacante imitou uma galinha, provocação que gerou uma nova confusão entre os jogadores.
Conquista e próximos desafios
Com o 51º título estadual, o Bahia amplia sua hegemonia no futebol baiano e ganha moral para a sequência da temporada, que inclui Copa do Nordeste, Brasileirão e Libertadores.
Já o Vitória, apesar da frustração da perda do título para o maior rival, agora foca em seus compromissos nas três competições que disputa simultaneamente: Copa do Nordeste, Brasileirão e Sul-Americana.
Próximos jogos do Vitória:
Moto Club (F) – quarta-feira (26), 21h30 (Copa do Nordeste)
Juventude (F) – sábado (29), 18h30 (Brasileirão)
Universidad Católica-EQU (C) – 2 de abril, 21h30 (Sul-Americana)
Próximos jogos do Bahia:
Ceará (C) – quarta-feira (26), 19h (Copa do Nordeste)
Corinthians (C) – domingo (30), 20h (Brasileirão)
Internacional (C) – 3 de abril, 19h (Libertadores)
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Últimas Notícias

Imposto de Renda: veja quem precisa declarar em 2025 e quantos já enviaram documento
Até às 17h desta sexta-feira (4), foram entregues 8,2 milhões de declarações. Volume representa 17,75% do total previsto para este ano

Governo da Bahia lança projeto para qualificar mototaxistas e oferece crédito para moto 0 km
Iniciativa alcançará 75 municípios da Bahia ao longo de três anos, com previsão de 6.500 vagas para cursos de Especialização e Atualização

Jorge Araújo decide disputar vaga na Câmara Federal em 2026 e defende federação PP e União Brasil
Ao Portal M!, o vereador também comentou sobre os desafios enfrentados no Legislativo municipal e a forma como tem conduzido seu mandato

STF antecipa julgamento do núcleo 2 da trama golpista para os dias 22 e 23 de abril
Entre denunciados estão ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins

Zanin rejeita recursos e mantém deputados do PL como réus por suspeita de desvio de emendas
Julgamento ocorre no plenário virtual e deve seguir até a próxima sexta-feira (11)

‘O Brasil é dos brasileiros’: Governo Lula lança campanha de R$ 50 milhões para mostrar ações e recuperar popularidade
Lançamento ocorre em meio a queda nos índices de aprovação da gestão petista

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica é concluída com recorde histórico de 200 metros de profundidade no Brasil
Próximo passo será conclusão do projeto estrutural e início da instalação dos canteiros de obras

Já contou até dez hoje? O poder do autocontrole
Neste artigo, Gabriela Velame explica como contar até dez pode evitar decisões impulsivas e trazer mais equilíbrio emocional

Bruno Reis diz que Caiado está preparado para ser presidente e alfineta Jerônimo: ‘desgoverno’
Governador de Goiás recebeu título de cidadão baiano e a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)

ACM Neto diz que união entre partidos é ‘inevitável’, federação entre UB e PP pode ser solução, mas não há nada definido
Presidente nacional do União Brasil participou do lançamento, em Salvador, da pré-candidatura do correligionário Ronaldo Caiado a presidente