Bloco Xupisco Folia completa 20 anos e mantém tradição da quarta-feira pré-Carnaval em Salvador
Ao Portal M!, diretor Rafael Teixeira destaca que bloco teve início como ‘uma brincadeira entre amigos’
Divulgação
O Bloco Xupisco Folia chega aos 20 anos de história em 2026 mantendo a proposta que marcou sua criação e ajudou a consolidar a quarta-feira pré-Carnaval como um dos momentos mais simbólicos da folia em Salvador. O desfile acontece no dia 11 de fevereiro, no circuito Dodô (Barra-Ondina), com saída do Farol da Barra, reunindo amigos, fanfarra e uma programação que se estende para um baile fechado em Ondina.
Ao longo das duas décadas, o Xupisco deixou de ser uma brincadeira informal para se tornar um dos blocos mais tradicionais do dia das charangas, reunindo cerca de 1.200 a 1.300 pessoas por edição. Além da fanfarra nas ruas, o projeto passou a incorporar um baile pós-desfile, modelo que ajudou a redefinir a dinâmica da quarta-feira que antecede oficialmente o Carnaval.
“Aquilo ali era uma brincadeira entre amigos, que surgiu há exatamente 20 anos atrás. Uma brincadeira de amigos, o circuito era descer a ladeira da Barra, uma carroça puxada por um jegue, e foi crescendo, foi crescendo”, afirmou o diretor do Xupisco, Rafael Teixeira, em entrevista ao Portal M!.
Xupisco se consolida como atração do calendário do Carnaval
Segundo Rafael Teixeira, a trajetória do Xupisco está diretamente ligada à transformação da quarta-feira pré-Carnaval. Nos últimos dez anos, o bloco passou a desfilar de forma fixa nesse dia, acompanhando o crescimento do circuito das charangas e introduzindo um novo formato ao fim do cortejo.
“Nos últimos 10 anos, acontece na quarta-feira pré-Carnaval, no dia das charangas, mas o Xupisco também foi inovador em reestruturar a dinâmica da quarta-feira das charangas. A gente começou fazendo um baile pós-desfile, para levar essa turma para dentro de um espaço fechado e ali tinha um show”, explicou.
O desfile tem início previsto entre 18h e 19h, com saída do Farol da Barra, mantendo a tradição do cortejo puxado por fanfarra. Após o trajeto, o público segue para o Camarote Harém Soho, em Ondina, onde a programação musical continua até a noite.
Parceria com a Timbalada marca edição comemorativa
A edição de 2026 também será marcada pela continuidade da parceria com a Timbalada, que chega ao quarto ano consecutivo dividindo o palco com o Xupisco. O encontro ganha ainda mais significado por coincidir com os 35 anos da Timbalada e os 20 anos do Xupisco Folia.
“A gente vê vários nomes que passaram por lá esse ano, são 20 anos de Xupisco e 35 anos da Timbalada. Pelo quarto ano seguido, a gente vai estar junto da Timbalada. Eles comemorando 35 anos e nós comemorando 20 anos”, afirmou Rafael Teixeira.
Além da Timbalada, o baile contará com show do grupo Autorais, reforçando a proposta de misturar tradição percussiva e repertório autoral. A estrutura montada no camarote inclui área coberta, serviços de bar e espaço preparado para receber o público após o desfile.
“Tem uma estrutura de camarote, é claro que não é open bar, mas a estrutura do Camarote Harém Soho vai estar montada para receber todo mundo, e lá é o show, dos Autorais e da Timbalada”, disse o diretor.
Ação solidária faz parte da identidade do Xupisco
Outro ponto destacado por Rafael Teixeira é o compromisso social mantido pelo bloco desde sua criação. Parte da arrecadação com a venda de abadás e receitas do evento é destinada a ações solidárias, com foco recente no Instituto de Cegos da Bahia. “Desde que começou a ideia era ajudar, então a gente sempre separa uma parte das vendas e das receitas para a gente fazer doações”, afirmou.
Segundo ele, a relação com o instituto se fortaleceu nos últimos anos, com repasses feitos de forma contínua e sem divulgação pública. “Nos últimos anos, a gente tem feito uma aproximação muito grande com o Instituto de Cegos, então a gente tem destinado a eles um apoio. A gente não divulga isso muito, a gente entende que é da nossa vontade, é do nosso acordo interno de a gente fazer isso”, explicou.
A iniciativa, segundo o diretor, integra a filosofia do bloco e segue como parte permanente do projeto. “Todo ano a gente faz, separa uma parte, vai lá, se precisar de alguma coisa, a gente manda um valor como ajuda, como participação”, disse.
Carnaval começa na quarta-feira com tradição e continuidade
O Xupisco Folia 2026 reforça a tradição de abrir o clima do Carnaval de Salvador ainda na quarta-feira, antes do início oficial da festa. Com fanfarra nas ruas da Barra, baile em Ondina e shows da Timbalada e do grupo Autorais, o bloco mantém a proposta de unir música, encontro entre amigos e responsabilidade social.
“No mais é isso, é muita alegria, a turma vai bem divertida e é uma forma bem interessante de começar o Carnaval”, concluiu Rafael Teixeira.
Os abadás já estão à venda e podem ser adquiridos sem taxa na loja da Diva, no Shopping da Bahia, além da plataforma Ingresse. O evento é uma realização da Xupisco Produções em parceria com a Agência Diva, mantendo o formato que consolidou o bloco como referência na quarta-feira pré-Carnaval de Salvador.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
João Santana analisa efeito Caiado: PSD forma chapa puro-sangue e fortalece superministério de segurança
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital