INSS suspende contrato com Crefisa após denúncias de irregularidades contra aposentados
Medida tem caráter cautelar e vale apenas para novas concessões de benefícios, incluindo aposentadorias, pensões e auxílio-doença
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu preventivamente os contratos com a operadora financeira Crefisa para o pagamento de benefícios. A decisão ocorre após identificação de irregularidades, como coação de aposentados e pensionistas, e vale apenas para novas concessões de benefícios, incluindo aposentadorias, pensões e auxílio-doença. As informações são da Agência Brasil.
Segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21), a medida tem caráter cautelar e busca interromper imediatamente as irregularidades enquanto a apuração administrativa continua. Benefícios já pagos pela Crefisa não serão afetados.
Reclamações de beneficiários motivam ação
O instituto informou que a decisão foi tomada após reiteradas reclamações de beneficiários, registradas por Procons, Ministério Público Federal, OAB e pela própria ouvidoria da Previdência. Entre os problemas relatados estão atrasos no recebimento de valores e exigência de abertura compulsória de conta-corrente.
Também foram apontadas vendas casadas de produtos, portabilidades não autorizadas e falta de estrutura nas agências, como filas extensas, ausência de caixas eletrônicos e atendimento inadequado.
“O INSS não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o instituto.
O INSS destacou que a transparência e a segurança no atendimento são princípios fundamentais. “O Instituto reitera seu compromisso de fiscalizar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviço com a qualidade e o respeito que aposentados, pensionistas e demais beneficiários merecem”.
Suspensão limitada a novos benefícios
Por ser medida cautelar, a suspensão se aplica apenas a novos pagamentos. As aposentadorias e pensões já em andamento não sofrerão alterações. Ainda não há definição sobre como será feito o pagamento a novos beneficiários que passem a ter direito aos benefícios.
A Crefisa declarou ter sido surpreendida pela decisão, alegando que não houve comunicação prévia formal. A operadora afirmou que cumpre integralmente as cláusulas do contrato com o INSS e não identificou irregularidades em seus serviços.
“Desde que iniciada a prestação dos serviços [em 2020], o Banco Crefisa já investiu mais de R$ 1 bilhão de reais em tecnologia e na ampliação e modernização de seus Postos de Atendimento, cumprindo os contratos estabelecidos e atendendo a todos os requisitos impostos pelo INSS”, disse a operadora, informando que atende mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Estrutura física e atendimento
O banco afirmou que não há coação na abertura de contas ou venda casada de produtos. “Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta-corrente, nem venda casada de produtos, e a prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de beneficiários atendidos abriram conta-corrente na instituição”.
A Crefisa também destacou que a estrutura física das agências é adequada e que todos os postos possuem caixas eletrônicos para saques.
“Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque”, afirmou.
A operadora informou que um novo sistema de triagem e emissão de senhas, “mais moderno e com novas funcionalidades”, está em fase de implantação para melhorar o gerenciamento do atendimento em todos os postos bancários.
Por fim, a Crefisa ressaltou que reclamações de clientes são normais e que a avaliação correta deve considerar a proporção de queixas em relação ao total de clientes.
“A métrica adequada para avaliar a qualidade dos serviços é a taxa proporcional de reclamações, ou seja, o número de queixas em relação ao total de clientes ou de operações realizadas, que permite uma análise justa e equilibrada. Em relação ao Banco Crefisa, a taxa proporcional de reclamações é extremamente baixa, de menos de 1%”.
Oposição conquista presidência e relatoria da CPMI do INSS
O Congresso Nacional concluiu, na tarde da última quarta-feira (20), a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sessão evidenciou derrotas do governo e dos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB).
O colegiado é formado por 32 titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados. Entre os integrantes estão líderes de bancadas importantes, como Rogério Carvalho (PT), Eduardo Braga (MDB), Tereza Cristina (PP) e Omar Aziz (PSD), além de nomes influentes como Renan Calheiros (MDB-AL) e Paulo Pimenta (PT-RS).
A disputa pela presidência da CPMI ocorreu entre os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), apoiado pela oposição, que obteve 17 votos, e Omar Aziz (PSD-AM), da base governista, que recebeu 14 votos. A votação foi conduzida por Tereza Cristina (PP-MS).
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Carnaval no Largo do Pelourinho com cinco dias de shows gratuitos e mais de 20 atrações; veja programação completa
Programação gratuita acontece entre sexta (13) e terça-feira (17) e reúne artistas de diferentes gêneros musicais no Centro Histórico de Salvador
Simm oferece 54 vagas de emprego e estágio em Salvador com salários de até R$ 4 mil nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Prefeitura de Salvador cria ‘Buzu da Folia’ com transporte gratuito 24h durante o Carnaval 2026
Serviço gratuito conecta Lapa, Calabar e Garibaldi e integra operação especial de mobilidade para o Carnaval 2026
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Projeto que trata de medicamentos usados no emagrecimento poderá ser votado a qualquer momento no plenário
Órgãos de controle discutem critérios para contratação de artistas no São João 2026
Reunião no TCE-BA analisou dados do Painel dos Festejos Juninos e propôs parâmetros para gastos com artistas
Conselho de Ética fixa prazo para relatório sobre deputados envolvidos em obstrução no plenário da Câmara
Relatório sobre deputados que participaram do motim de agosto do ano passado deve ser entregue até o dia 27
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual