Agerba afirma não ter sido comunicada do fim das operações da Viação Regional e Jauá
Empresas anunciaram saída para setembro de 2025, mas agência afirma não ter recebido pedido formal e reforça fiscalização do serviço
Reprodução/Instagram @viacaoregional
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou, nesta quarta-feira (6), que não foi comunicada oficialmente sobre o encerramento das atividades das empresas de transporte intermunicipal Viação Regional e Viação Jauá, que atendem a mais de 100 cidades no estado.
O anúncio do fechamento das empresas foi feito, no último sábado (2), em postagem nas redes sociais, revelando as atividades serão encerradas a partir de 1º de setembro de 2025. No comunicado, os responsáveis afirmaram que os serviços serão repassados a outras companhias, cujos nomes ainda não foram divulgados.
Apesar disso, a Agerba destacou que nenhuma transição foi formalizada até o momento, e que qualquer alteração operacional — seja por mudança societária ou por substituição de empresa — precisa de autorização prévia do órgão regulador, após uma “avaliação criteriosa” da capacidade técnica da nova operadora.
Agerba garante continuidade dos serviços sem prejuízo à população
Diante do cenário, a Agerba assegurou que, mesmo com eventual substituição das operadoras, não haverá interrupção nos serviços, nem perda de qualidade, alterações nas rotas ou aumento nas tarifas.
“A Agerba seguirá com a fiscalização permanente da operação, monitorando pontualidade, manutenção da frota e qualidade no atendimento aos passageiros, a fim de assegurar um transporte digno, seguro e eficiente em todo o estado”, afirma a nota da agência.
O posicionamento da Agerba vem após a repercussão do anúncio das empresas, que, até o momento, não apresentaram justificativa oficial para o encerramento das atividades. A ausência de detalhes também gera expectativa entre passageiros que utilizam os serviços nas mais de 100 localidades atendidas, tanto nas regiões metropolitanas quanto no interior baiano.
Empresas atuam por meio de TAC até a licitação definitiva do sistema em 2027
Ainda segundo a Agerba, tanto a Viação Regional quanto a Viação Jauá operam atualmente com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro de 2024. O acordo garante a continuidade das operações até a realização de uma nova licitação para o sistema intermunicipal, prevista para ocorrer em 2027.
O órgão também informou que não existem pendências financeiras ou autuações contra as duas empresas. Ambas estão com a documentação regular e a frota devidamente vistoriada. Além disso, a agência ressaltou que as companhias manifestaram interesse em permanecer no sistema por meio de uma seleção simplificada, cujo resultado ainda está em análise.
Relembre o anúncio feito pelas empresas nas redes sociais
No comunicado conjunto publicado em um perfil compartilhado pelas duas companhias, as empresas agradeceram aos passageiros e colaboradores pela trajetória construída ao longo de quase três décadas.
“Viemos informar que a partir de 1º de setembro de 2025, as empresas Viação Regional e Jauá terão suas atividades encerradas. As atividades serão repassadas para outras empresas. Desde já queremos agradecer a todos que fizeram parte da nossa história. Afinal, nada é para sempre, mas pode ser inesquecível e esperamos que sejamos inesquecíveis para cada um de vocês”, contaram na publicação.
Até o momento, não há confirmação oficial por parte das empresas sobre quais operadoras devem assumir as linhas atualmente sob responsabilidade da Regional e da Jauá. A Agerba, por sua vez, reforça que qualquer transição dependerá de autorização formal e análise técnica, e reitera seu compromisso com a qualidade do transporte intermunicipal na Bahia.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição