Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’
Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, nesta terça-feira (15), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por se reunir com empresários e representantes dos Estados Unidos para discutir o impacto do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A crítica foi feita nas redes sociais, e incluiu acusações de que a postura de Tarcísio atrapalha a mobilização em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do G1.
Segundo Eduardo, a tentativa de negociar os efeitos da tarifa desvia o foco da pressão pela anistia ampla dos acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. O deputado defende que o aumento das tarifas seja revertido por meios políticos e ideológicos, e não por diálogo com empresários ou diplomatas.
“Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu Eduardo, ao se dirigir ao governador paulista.
Tarcísio teve reunião com empresários e diplomatas dos EUA
Tarcísio de Freitas se reuniu, na manhã desta terça-feira (15), com ao menos 15 empresários paulistas e membros da área econômica do estado no Palácio dos Bandeirantes. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico dos impactos econômicos da nova tarifa imposta pelos EUA. Também participou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.
Entre os empresários convidados estava Paulo Skaf, filiado ao mesmo partido do governador. Skaf ajudou a mobilizar representantes do setor produtivo para a reunião. Segundo a Embaixada, o encontro com Escobar também visou reforçar o papel de São Paulo como principal destino de investimento americano no Brasil e manter a cooperação bilateral entre os dois países.
Esta foi a segunda reunião de Tarcísio com Escobar desde o anúncio do tarifaço. A anterior ocorreu na sexta-feira (11), em Brasília. Em nota, a Embaixada norte-americana destacou que sua atuação está voltada a promover os interesses das empresas dos EUA no Brasil.
Governo federal também articula reação
Também nesta terça-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, convocou duas reuniões em Brasília com representantes do setor privado para discutir os efeitos do tarifaço e possíveis respostas comerciais do Brasil.
A medida dos EUA, que entra em vigor em 1º de agosto, foi criticada pelo governo federal. Para o Planalto, trata-se de uma retaliação política de Trump, motivada pelas investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que a decisão de Trump representa uma chantagem política ligada ao julgamento do ex-presidente.
Tarcísio muda tom e elogia diplomacia de Lula
Logo após o anúncio das tarifas, Tarcísio criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsabilizando-o pelas consequências econômicas da medida. Na época, declarou que a “responsabilidade é de quem governa” e acusou o presidente de colocar a “ideologia acima da economia”.
Nos últimos dias, no entanto, o governador recuou no tom. Ele passou a defender uma atuação conjunta entre os governos estadual e federal para enfrentar o impacto das tarifas e chegou a elogiar a atuação diplomática da gestão Lula.
A mudança de posicionamento de Tarcísio ocorreu em meio às pressões da ala mais radical do bolsonarismo, que entende o tarifaço como uma oportunidade para mobilizar politicamente a base conservadora em favor da anistia aos envolvidos nas investigações do STF.
Eduardo Bolsonaro reage nas redes sociais
Eduardo Bolsonaro, que atualmente está licenciado do mandato e reside nos Estados Unidos, vem atuando junto a aliados do Partido Republicano, incluindo Donald Trump, em defesa do pai. O deputado vê a articulação internacional como estratégica para sustentar a narrativa de perseguição judicial a Jair Bolsonaro e critica qualquer tentativa de negociação que desvie desse foco.
Confira vídeo publicado por Eduardo Bolsonaro no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Mais Lidas
Política
Foro privilegiado: quem tem direito e como funciona esse tipo de julgamento
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Claudia Leitte lança ‘Vuco Vuco’ e confirma maratona de shows no Carnaval
Cantora aposta em nova música para o verão e mantém tradição de puxadas no circuito Barra-Ondina
Irmãos Macedo promovem ensaio aberto beneficente em Salvador para apoiar Aroldo Macedo
Evento beneficente acontece na Casa Rosa, no Rio Vermelho, e destina toda a arrecadação ao tratamento do músico Aroldo Macedo
Festa de Iemanjá terá reforço na segurança com mais de 1,1 mil agentes no Rio Vermelho
Operação contará com policiais, bombeiros e peritos, além de reconhecimento facial, drones, aeronave e ativação do CICC
Foro privilegiado: quem tem direito e como funciona esse tipo de julgamento
Entenda como funciona a regra que define onde autoridades são julgadas e motivo do tema gerar debates no Brasil
Carnaval de Salvador 2026 abre inscrições para concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans
Competições tradicionais celebram diversidade, arte e representatividade LGBT+ no Centro Histórico
Ebserh abre concurso para médicos com 152 vagas e inscrições acontecem até sábado
Seleção nacional contempla 96 especialidades, amplia política de cotas e oferece salários de até R$ 19,1 mil
Escola digital seleciona dez pessoas para atuar no Carnaval de Salvador com bolsa de R$ 1,8 mil
Inscrições seguem abertas até segunda-feira e seleção inclui formação e vivência prática no Trio da Cultura no circuito Dodô
Esposa de Alberto Cowboy minimiza rumores com Ana Paula no BBB 26 e garante: ‘Coisas pequenas não me chateiam’
Em publicação nas redes sociais, Priscilla Monroy afirmou não demonstrar preocupação com a relação entre os dois confinados
Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran
Detran-BA altera formato da avaliação, aguarda liberação de carros automáticos e segue diretrizes nacionais para habilitação
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores