Robinson Almeida diz que Lula vai chegar forte em 2026 e vê direita dividida: ‘na melhor companhia eleitoral’
Deputado também defendeu mandato de Jerônimo Rodrigues e exaltou resultado das eleições internas do PT em todo país
Divulgação/Assessoria
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (8), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará fortalecido para disputar a reeleição em 2026. Segundo o parlamentar, apesar de sinais de desgaste, o petista terá um ano decisivo para recuperar sua imagem e disputar em condições reais a presidência da República pela quarta vez.
“Quem estiver ao lado do presidente Lula vai estar na melhor companhia eleitoral”, disse.
A avaliação foi feita durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), apresentado pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Gomes Nascimento.
PT Bahia mira protagonismo em Salvador e prepara estrutura para 2026
Robinson celebrou o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que elegeu Tássio Brito na Bahia e Edinho Silva no plano nacional. Ele destacou a participação de quase 500 mil filiados e disse que a nova direção assume com o desafio de estruturar o partido para as eleições de 2026 e 2028.
Na capital baiana, o deputado ressaltou a missão de Ana Carolina, eleita presidenta municipal, de reerguer o partido após o pior desempenho eleitoral de sua história na capital baiana. Em outubro de 2024, o PT conseguiu reeleger apenas uma vereadora na Câmara Municipal de Salvador (CMS): Marta Rodrigues, irmã do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). Anteriormente, a bancada petista na Casa era composta por quatro vereadores, mas Arnando Lessa, Suíca e Tiago Ferreira não conseguiram renovar o mandato.
“É fato que perdemos espaço. Na última eleição, elegemos apenas uma vereadora. É essencial recuperar protagonismo, apresentar candidatura própria em 2028 e reorganizar nossa força política na capital”.
Lula competitivo e oposição desarticulada
Para Robinson, Lula chegará com força à eleição no próximo ano, apesar de enfrentar um cenário de oposição fragmentada. Ele mencionou que nomes como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e o chamado “clã Bolsonaro” devem disputar a preferência da direita, o que favorece a reeleição do petista.
“Lula tem resultados concretos: inflação controlada, geração recorde de empregos e a volta de programas sociais. A direita está dividida, e o presidente tem um ano inteiro para recuperar a imagem do governo. Ele será o nome mais competitivo e estará no segundo turno”, avaliou o parlamentar.
Jerônimo é elogiado por desempenho e entregas no interior
Robinson defendeu o governo Jerônimo Rodrigues e rejeitou a ideia de desgaste interno. Segundo ele, o governador tem uma rotina intensa e tem mantido o ritmo de entregas em todas as regiões da Bahia. O deputado citou a criação de 170 escolas de tempo integral, ampliação da rede hospitalar, investimentos em infraestrutura rodoviária e projetos como o VLT do subúrbio em andamento, a instalação da fábrica da BYD e a ponte Salvador-Itaparica (embora esta última nunca ter saído do papel).
“Nunca tivemos um governador com tanta disposição para trabalhar. Jerônimo visita todos os municípios e nunca vai de mãos vazias. É um governo estruturante, que vai aparecer ainda mais para a população no próximo ano”, garantiu.
Segurança pública é desafio nacional, afirma deputado
O petista também abordou a segurança pública, apontada como um dos temas mais sensíveis da gestão estadual. Robinson negou omissão por parte do governador e destacou investimentos contínuos, como contratação de policiais e uso de tecnologia. Para ele, o problema não é exclusivo da Bahia e os números de homicídios vêm diminuindo ano após ano.
“A população sabe que segurança pública é um problema nacional. Não há omissão. Há investimento, atuação e enfrentamento constante ao crime”, pontuou.
Lei contra racismo é destaque no mandato
Ao falar sobre sua atuação legislativa, Robinson destacou o projeto de Lei de sua autoria que responsabiliza estabelecimentos por práticas de racismo e discriminação. A norma, já aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), obriga os donos a responderem por ações de seguranças ou funcionários que agridam, exponham ou discriminem clientes em razão de raça ou cor.
“Muitos casos são tratados como falha do vigilante ou da empresa terceirizada, mas a responsabilidade é também da empresa que contrata, treina e fiscaliza esses profissionais. Não dá mais para aceitar a terceirização da culpa”, afirmou.
O deputado estadual lembrou casos ocorridos na Bahia, como o assassinato de dois homens após “furto famélico” (furto de comida para saciar a fome) em Amaralina e o episódio no qual uma mulher precisou se despir em uma loja para provar inocência diante de suspeitas racistas. Para ele, a legislação busca inibir novas violações e garantir reparação.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.