Fraudes bancárias disparam no Brasil: 10,4% em 2024, aponta Serasa Experian
Segundo pesquisa, prejuízo evitado chega a R$ 51,6 bilhões no ano passado

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, divulgados nesta terça-feira (11), apontam que, em 2024, o número de tentativas de fraudes bancárias evitadas no Brasil cresceu 10,4%, em comparação ao ano anterior, representando 53,4% das fraudes registradas no mesmo período. Ainda segundo a pesquisa, caso essas fraudes tivessem sido concretizadas, o prejuízo estimado chegaria a R$ 51,6 bilhões, o que evidencia a necessidade de medidas de proteção mais eficazes.
Impacto dos golpes financeiros
Segundo levantamento da Serasa, 50,7% dos consumidores brasileiros foram vítimas de fraudes no último ano, um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2023. Desses, 54,2% relataram ter sofrido perdas financeiras.
Entre principais golpes identificados estão:
- Uso indevido de cartões de crédito (47,9% dos casos);
- Golpes financeiros como boletos falsos e fraudes via Pix (32,8%);
- Phishing (21,6%), que envolve roubo de informações sensíveis por meio de e-mails e sites falsos;
- Invasão de contas bancárias e redes sociais (19,1%).
Essas práticas têm levado os consumidores a reverem seus hábitos de pagamento, reduzindo o uso do Pix e optando por formas de pagamento consideradas mais seguras, como o cartão de crédito.
Percepção dos consumidores sobre segurança
A confiança nos meios de pagamento digital foi impactada pelos frequentes casos de fraudes. Em 2023, 69% dos consumidores utilizavam o Pix como principal meio de pagamento, entretanto, em 2024, esse percentual caiu para 60%. A percepção de segurança da ferramenta também diminuiu, passando de 32% para 22%.
Por outro lado, o cartão de crédito se fortaleceu como meio de pagamento preferido, representando 84% das transações realizadas, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior. A confiança nessa modalidade também cresceu, com 60% dos entrevistados a considerando segura, contra 46% em 2023.
Empresas e instituições mais confiáveis
O estudo apontou que 49% dos consumidores acreditam que as operadoras de cartões de crédito oferecem proteção eficaz contra fraudes, um aumento em relação aos 41% registrados no ano anterior.
Os dados também apresentaram que outros setores foram avaliados pelo público, pedindo que a segurança fosse reforçada. Entre esses setores estão: agências governamentais (37%) e marketplaces de e-commerce (33%). Em contrapartida, provedores de pagamento sofreram queda na credibilidade, de 27% para 23%.
Busca por maior segurança
Sete em cada dez consumidores (76%) afirmaram que estariam dispostos a pagar mais caro por serviços financeiros que garantam maior segurança, um crescimento expressivo em comparação aos 62% de 2023. Outra medida apontada foi o uso da biometria física, sendo o método de segurança mais valorizado pelos consumidores, reconhecido por 67% dos entrevistados (ante 59% em 2023).
Além disso, algumas formas de autenticação também foram citadas: códigos PIN enviados ao celular (48%); perguntas de segurança (40%).
Perfil da pesquisa
O estudo da Serasa Experian coletou dados entre os dias 7 e 22 de novembro de 2023 e de 4 a 18 de novembro de 2024. No total, 804 entrevistas foram feitas em 2023 e 877 em 2024, todas com pessoas físicas. A margem de erro varia entre 3,4% e 3,5%, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa revelou que o perfil predominante dos entrevistados inclui consumidores da classe B, com idade média de 41 anos, residentes em capitais. Em termos regionais, a maioria dos respondentes está localizada no Sudeste (45%), seguido pelo Centro-Oeste, cuja participação cresceu de 7% para 10% entre 2023 e 2024.
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