Martagão Gesteira lança campanha para salvar vidas com transplantes de medula em crianças
Ação faz parte do McDia Feliz 2025 e segue até agosto, com a venda de tíquetes antecipados
Divulgação
O Hospital Martagão Gesteira deu início a uma nova campanha para arrecadar recursos que serão destinados à realização de transplantes de medula óssea (TMO) em crianças e adolescentes baianos. A ação faz parte do McDia Feliz 2025 e segue até agosto, com a venda de tíquetes antecipados, cuja renda será revertida integralmente para o programa de TMO da unidade filantrópica.
Com tíquetes custando R$ 20, o público poderá trocá-los por um sanduíche Big Mac no Dia D da campanha, que acontece no dia 23 de agosto. As vendas já estão disponíveis na Loja Social do hospital, em sua sede, e na unidade temporária no Shopping Paralela. Também é possível adquirir por telefone, WhatsApp e pelo site do Instituto Ronald McDonald. A campanha conta ainda com a opção de vendas corporativas.
Tratamento especializado e pioneirismo
A diretora de captação de recursos do Martagão, Lareyne Almeida, destacou a importância da parceria com o Instituto Ronald McDonald, que há anos apoia o programa. “Todo recurso obtido com a venda dos tíquetes e do Big Mac no Dia D será revertido para ajudar o hospital que é referência em pediatria”, afirmou.
O programa de transplante de medula óssea do Martagão foi iniciado em 2020 e já realizou mais de 30 procedimentos. Antes da iniciativa, famílias baianas precisavam se deslocar para outras regiões do país em busca do tratamento, o que representava não só um custo emocional e logístico elevado, como também um agravante em um momento de grande fragilidade.
“O transplante representa um marco na terapia direcionada ao câncer infantil. Ele possibilita acesso a terapias mais avançadas no tratamento”, explica o diretor médico Ian Simões.
Segundo ele, uma criança que passa pelo procedimento costuma permanecer internada por cerca de seis meses, em idas e vindas, exigindo grande suporte familiar e médico. Na Bahia, o Martagão foi pioneiro ao realizar o TMO pediátrico via SUS, já que outras unidades só realizavam o procedimento em pacientes com mais de 14 anos.
“Manter esse programa ativo é fundamental para oferecer tratamento de ponta às nossas crianças, além de garantir que elas passem por isso com acolhimento e dignidade, perto de suas famílias”, reforça.
Doação de medula óssea cresce no Brasil
O Brasil registrou um avanço expressivo no número de doadores voluntários de medula óssea no primeiro semestre de 2024. De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o país ganhou 16 mil novos cadastros em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando a marca de 5.784.307 pessoas cadastradas.
O número reforça o engajamento crescente da população com uma das formas mais importantes de tratamento para diversos tipos de câncer e doenças do sangue. Coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e financiado pelo Ministério da Saúde, o Redome é responsável por reunir os dados genéticos dos doadores e intermediar a busca por compatibilidade com pacientes em tratamento.
processo de cadastramento
O processo de cadastramento é simples e pode ser feito em qualquer hemocentro do país. Basta apresentar um documento oficial com foto, estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 35 anos e não possuir doenças infecciosas, crônicas graves ou histórico de câncer. Durante o cadastro, é feita a coleta de uma pequena amostra de sangue, utilizada para o exame de tipagem HLA, responsável por identificar possíveis compatibilidades com pacientes que aguardam transplante.
O transplante de medula óssea é um tratamento fundamental para doenças como leucemias, linfomas e anemias graves. Em muitos casos, encontrar um doador compatível é a única chance de cura.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari