Renan Filho defende federação entre MDB e Republicanos e diz que sigla pode ir à ‘série b da política’
Segundo ministro dos Transportes, união dos partidos é essencial para evitar encolhimento da bancada na Câmara e no Senado
Divulgação / Esfera Brasil
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), defendeu, nesta sexta-feira (6), a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos. Segundo ele, a união dos partidos é essencial para evitar o encolhimento da bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Durante participação no 4º Fórum Esfera, em São Paulo, o ministro afirmou que a formação da federação poderia aproximar os dois partidos de quase 100 deputados federais, consolidando a maior bancada no Senado.
“Defendo que nós façamos uma federação por um motivo muito simples e objetivo. Eu digo ao MDB e ao Republicanos que, ou a gente forma uma federação, e vamos para próximo de 100 deputados na Câmara e a maior bancada no Senado Federal, ou então vamos para a série B da política”.
O ministro também enfatizou que “não combina com o MDB” ficar na “série B”. “Ficar pequenininho, enquanto outros partidos estão crescendo“, declarou.
Como exemplo, o ministro citou a federação Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, que conta com cerca de 100 deputados, e a Federação União Progressista entre União Brasil e Progressistas (PP).
“Porque o centro democrático é grande, traz clareza e decisões acertadas para não permitir que os extremos, ou de direita ou de esquerda, levem o Brasil para um equivocado. Então por isso eu defendo a federação”, disse.
Jerônimo admite ajustes na Bahia diante de possível federação ente MDB e Republicanos: ‘vamos adaptar’
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que uma eventual federação entre o MDB e o Republicanos, articulada em âmbito nacional, será ajustada de acordo com a realidade política do estado. A afirmação foi feita na última quinta-feira (5), durante a entrega das obras de reforma e ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
“A unidade que é feita entre os partidos políticos lá em Brasília, vamos ter que adaptar aqui. É uma força política, eu entendo isso. Os partidos pensam de uma forma no Congresso, a quantidade de deputados. A gente dialoga sobre isso, quais são os nossos interesses, botamos em conta”, afirmou o governador.
A federação entre MDB e Republicanos ainda é considerada embrionária, sem definições oficiais sobre sua viabilidade ou formato. Nos bastidores, o movimento é acompanhado com atenção por lideranças estaduais, já que mudanças no cenário nacional podem impactar a composição política regional.
PSDB aprova incorporação com Podemos
O PSDB aprovou, nesta quinta-feira (5), a incorporação com o Podemos, em votação realizada pela Executiva Nacional. A medida visa ampliar a relevância da legenda no cenário político e garantir o cumprimento da cláusula de desempenho nas próximas eleições. A proposta foi aprovada por 201 votos a 2 e autoriza a negociação de um novo estatuto e programa partidário conjunto.
Apesar da formalização do processo, ainda não há consenso sobre a presidência da nova sigla. O Podemos, que atualmente possui maior representatividade, defende o nome da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) para o comando. Já os tucanos propõem um rodízio na liderança, com alternância a cada seis meses até as eleições municipais.
A aproximação entre as siglas foi antecipada pela Coluna Vixe em 30 de abril, após o fracasso nas negociações entre PSDB e PSD.
A incorporação tem como objetivo principal a superação da chamada cláusula de barreira. De acordo com a regra eleitoral, para que partidos possam ter acesso aos recursos do Fundo Partidário — verbas para a manutenção mensal de cada agremiação — e ao tempo de TV e rádio.
Para tanto, nas eleições de 2026, quando serão realizadas as próximas eleições nacionais, cada sigla precisará conquistar 2,5% dos votos válidos em todo o território nacional — sendo 1,5% distribuídos por nove estados ou mais — ou eleger um mínimo de treze deputados por nove unidades da federação. Atualmente, o PSDB tem treze deputados federais e três senadores e o Podemos, quinze deputados e quatro senadores.
Mais Lidas
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas