Adeus a Evanildo Bechara: mestre da gramática e membro da ABL morre no Rio aos 97
Titular da cadeira 33 desde maio de 2001, intelectual foi uma das maiores referências no ensino e na pesquisa da língua portuguesa no Brasil
Edilson Rodrigues/Agência Senado
O professor, filólogo e gramático, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Evanildo Cavalcante Bechara, faleceu, nesta quinta-feira (22), aos 97 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Placi, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Membro titular da cadeira 33 da ABL desde maio de 2001, o intelectual foi uma das maiores referências no ensino e na pesquisa da língua portuguesa no Brasil. O velório será realizado ainda nesta sexta-feira (23), a partir das 11h, no Petit Trianon, sede da ABL, onde o acadêmico dedicou mais de duas décadas de sua vida à promoção da cultura e das letras. As informações são da Agência Brasil.
Trajetória acadêmica do mestre da língua portuguesa
Evanildo Bechara nasceu em 26 de fevereiro de 1928, na cidade do Recife, Pernambuco. Ainda jovem, se mudou para o Rio de Janeiro, onde graduou em Letras, com especialização em Neolatinas, pela Faculdade do Instituto La-Fayette, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu o bacharelado em 1948 e, no ano seguinte, obteve a licenciatura.
A carreira acadêmica de Bechara se consolidou rapidamente. Foi professor titular emérito da UERJ e também da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, ocupou a posição de professor titular e o cargo de 50º diretor-geral do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). Sua contribuição foi igualmente reconhecida na Academia Brasileira de Filologia, onde ocupava a cadeira número 16.
A obra de Bechara foi reconhecida internacionalmente e, por isso, foi membro correspondente das academias das Ciências de Lisboa e Galega da Língua Portuguesa. Também foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Produção intelectual e contribuição para a gramática
Ao longo de sua vida, Evanildo Bechara se dedicou à publicação de diversas gramáticas, obras de referência tanto para o público geral quanto para especialistas em língua portuguesa. Dentre seus trabalhos mais notáveis, destacam-se:
- Moderna Gramática Portuguesa (37ª edição, Editora Lucerna, 1999)
- Gramática Escolar da Língua Portuguesa (1ª edição, Editora Lucerna, 2001)
- Lições de Português pela Análise Sintática (18ª edição, Editora Lucerna, 2004)
Sua Moderna Gramática Portuguesa se tornou uma das obras mais adotadas por escolas e universidades em todo o país, contribuindo decisivamente para o ensino formal da língua.
Além de autor, Bechara exerceu papel de destaque como editor. Foi responsável pela revista Confluência, dedicada a temas linguísticos, publicada pelo Liceu Literário Português. Entre 1971 e 1976, editou também a revista Littera, composta por 16 volumes voltados para professores de língua portuguesa e literatura.
Participação em projetos e homenagens
Um dos marcos importantes da trajetória de Bechara ocorreu em 1972, quando coordenou a equipe de estudantes de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que realizou o levantamento do corpus lexical do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, sob direção-geral de Antonio Houaiss. Esse trabalho foi fundamental para a padronização do léxico da língua portuguesa.
Em 2008, por ocasião de seu 80º aniversário, Bechara recebeu uma série de homenagens. Entre elas, a publicação da miscelânea Entrelaços entre textos, organizada pelo professor doutor Ricardo Cavaliere e lançada pela editora Nova Fronteira, reunindo estudos em sua honra. No mesmo ano, foi publicada a obra Homenagem: Evanildo Bechara, 80 anos, também pela Nova Fronteira, que apresenta a trajetória do gramático por meio de depoimentos de colegas, alunos, amigos e admiradores.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas