Lelo Filho comemora 43 anos de carreira e revela segredo por trás do sucesso de Fanta e Pandora
Para ator, diretor e produtor, fórmula do sucesso passa pela comunicação direta com público
Divulgação
O ator, diretor e produtor Lelo Filho foi o convidado, desta sexta-feira (9), do programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), e relembrou momentos marcantes de sua carreira artística, marcada pela irreverência, pela crítica social e pela renovação constante. Conhecido como um dos criadores da Companhia Baiana de Patifaria, Lelo está em cartaz com o espetáculo Fanta e Pandora, uma folia em cena, montagem que celebra os 37 anos da icônica dupla nascida na peça A Bofetada.
“Fanta e Pandora ultrapassaram eras políticas, sociais, econômicas e mundiais. A gente vai falando de assuntos, vai renovando, vai atualizando. Acho que esse é o segredo da longevidade”, afirma o ator.
Origem de Fanta e Pandora
Para o diretor, a fórmula do sucesso passa pela comunicação direta com o público. “Desde o momento que elas entraram em cena, no dia 24 de novembro de 1988, no Teatro Castro Alves, a plateia virou o terceiro personagem.”
Na entrevista, Lelo Filho detalhou como a dupla surgiu de forma quase improvisada e correu o risco de nem ser incluída no espetáculo original. “Parecia uma cena que não funcionava nos ensaios. O diretor Fernando Guerreiro achou que não iria dar certo. Mas eu e Frank Menezes, que fazia Pandora na época, insistimos para testar ao vivo”
A dinâmica da cena — duas professoras que dão aula tendo a plateia como alunos — criou uma identificação imediata. “Desde então, essa comunicação com o público é o que nos move. Cada apresentação é diferente, porque cada plateia é única”, pontua Lelo.
Improviso como assinatura
Ao longo da conversa, Lelo reforçou o papel do improviso como parte essencial do trabalho da Companhia Baiana de Patifaria, que percorreu mais de 80 cidades e foi assistida por mais de 2 milhões de pessoas.
“A gente segue o texto, claro, respeita os autores, mas há uma liberdade criativa que virou nossa marca. O caco — essa criação espontânea — precisa ter limite, mas é um ingrediente que renova a obra”.
Segundo ele, o improviso também é uma ferramenta política e ética no palco. “A tentativa é que a gente ria sempre de quem oprime, nunca de quem é oprimido. Isso é uma característica muito forte da Companhia”.
Espetáculo em constante mutação
Na temporada atual, em cartaz até o fim do mês, o espetáculo Fanta e Pandora, uma folia em cena leva à cena não apenas os personagens clássicos, mas também figuras da cultura pop e do noticiário recente. “Maurício Martins, que interpreta Paloma, entra toda semana com um novo personagem. Já foi Baby Consuelo, Lady Gaga, agora ele está preparando o Papa Leão 14 para este fim de semana”, relata Lelo.
O elenco conta ainda com Rodrigo Vila, que vive Pandora há 8 anos, e com Maurício, um antigo colaborador da companhia que assumiu papel de destaque em homenagem ao saudoso ator Moacir Moreno. “Maurício trabalhou nos bastidores por anos e nosso sonho era levá-lo para a cena. Agora, ele é um motor criativo. importantíssimo para essas atualizações semanais”, diz.
Além de atuar, Maurício é responsável pela produção de figurinos e personagens, com apoio do acervo Boca de Cena, o maior do Norte-Nordeste, localizado no Forte do Barbalho. “Quem não conhece precisa conhecer. Lá tem fantasia pra tudo — inclusive pros absurdos do noticiário”, brinca Lelo.
Outras produções e importância da renovação permanente
Mesmo com o foco atual em Fanta e Pandora, Lelo não abandonou outros projetos. “Faço paralelamente o Fora da Ordem, num projeto de arte e educação que já dura 11 anos”, conta.
Ele também relembrou montagens marcantes como Noviças Rebeldes, Siricutico, A Vaca Lelé e Capitães da Areia, todas reconhecidas pela crítica nacional. “Noviças Rebeldes chegou até Nova York, no circuito off-Broadway. E mesmo ali, com texto fechado e direção de Wolf Maya, a gente conseguia inserir novidades”.
Teatro baiano como resistência: humor com crítica e afeto
Para Lelo, o teatro produzido na Bahia é uma forma de resistência cultural e política, especialmente em tempos de polarização.
“A gente faz humor, sim. Mas faz com consciência. A gente provoca, atualiza, questiona. Sem isso, a arte perde a alma”.
A nova temporada de Fanta e Pandora, uma folia em cena está em cartaz em Salvador até o fim de maio, com apresentações sempre lotadas. E o carinho do público se espalha por todo o estado. “Recebo mensagens de gente pedindo pra irmos a Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus. É muito bonito ver esse afeto durar tanto tempo”.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade