Dia do jornalista: luta invisível contra fake news que ameaça democracia
Profissionais da informação apontam caminhos para garantir apuração de qualidade em meio à avalanche de conteúdos falsos

No Dia dos Jornalistas, celebrado nesta segunda-feira (7), a discussão sobre o papel da imprensa profissional ganha ainda mais relevância diante do crescente avanço das fake news no ambiente digital. O confronto entre conteúdos produzidos com base em técnicas jornalísticas e publicações desinformativas marca um dos principais embates informacionais da atualidade.
De um lado, circulam nas redes sociais textos com aparência de denúncias, vídeos amadores e postagens virais que se passam por informação. Do outro, reportagens apuradas, checadas e assinadas por profissionais comprometidos com a veracidade dos fatos. Para especialistas, mais do que uma disputa entre formatos, trata-se de um embate que envolve o direito humano à informação e a saúde da democracia. As informações são da Agência Brasil.
Apelo da desinformação no ambiente digital
De acordo com a pesquisadora Sílvia Dal Ben, doutoranda na Universidade do Texas, a popularidade de conteúdos enganosos também tem raízes históricas. Até o final do século 20, o acesso a conteúdos jornalísticos era limitado por fatores econômicos e tecnológicos. Com a Internet, houve uma democratização dos meios de produção e distribuição da informação.
“Essa democratização dos meios de produção e da mídia, nos últimos 30 anos, abriu espaço para públicos, leitores, espectadores, terem contato com mensagens e conteúdos jornalísticos de comunicação e de mídia que antes não tinham”, avalia.
No entanto, essa abertura também favoreceu a disseminação de conteúdos manipuladores.
“É como se a gente vivesse hoje numa Torre de Babel. As pessoas se comunicam, têm muita informação, mas parece que elas não se entendem”, afirma.
Superficialidade como obstáculo
Sílvia critica a adaptação do jornalismo ao imediatismo da internet. “A gente abriu espaço para uma alfabetização de conteúdo digital muito superficial. Nós, jornalistas, precisamos mudar essa mentalidade e as práticas jornalísticas de ficar produzindo notinhas mal apuradas e pouco aprofundadas”.
Para ela, é preciso garantir estrutura para que jornalistas possam oferecer conteúdo relevante e de qualidade.
“A base do jornalismo é informação checada. Com boa apuração, informação checada e de qualidade”.
Importância da estética e da linguagem
A professora Fabiana Moraes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), defende que o jornalismo também precisa incorporar aspectos visuais e linguísticos das fake news, mas com responsabilidade. “A estética é a forma, mas [é necessário] preenchê-la com um conteúdo profissional, bem escrito e apurado. Ou seja, jornalismo”.
Ela lembra que há uma “densidade de disputa” que envolve sensacionalismo e desinformação, especialmente nas redes sociais. É nesse campo que as fake news prosperam, explorando o “espírito de achaque”, como define.
Distribuição estratégica e alfabetização midiática
Para enfrentar o problema, Sílvia Dal Ben propõe mudanças na forma de distribuir conteúdo. “Os jornalistas e os meios de comunicação têm que utilizar as mesmas ferramentas que os influenciadores e as personalidades de redes sociais. E distribuir os seus conteúdos de qualidade em diferentes formatos”.
Thaís de Mendonça Jorge, professora da Universidade de Brasília (UnB), complementa ao afirmar que a linguagem deve ser ajustada à realidade do público. “Nós temos que interpretar mais e fazê-las compreender como aquele tema pode ser interessante para a vida delas”.
Ela organizou o livro Desinformação – O mal do século, fruto de parceria entre a UnB e o Supremo Tribunal Federal (STF), e defende que a indústria da desinformação é estruturada para impactar públicos vulneráveis. “Eles usam esse artifício do bombardeamento. Muita gente não tem instrução e se deixa levar por essa onda”.
Caminhos possíveis para reconquistar confiança
Segundo o pesquisador Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o desafio está em combinar conteúdo de qualidade com formatos acessíveis. “É muito desafiador, porque as fake news operam com informações truncadas e de certo apelo que se tornam objetos de consumo fácil”.
Ele sugere mais investimento em pesquisas para desenvolver novos produtos jornalísticos que unam precisão e atratividade.
Jornalismo como base da democracia
Para a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira Castro, o compromisso com a verdade é o diferencial do jornalismo. “O jornalismo profissional tem uma força que as fake news não têm: o compromisso com a verdade, com a apuração séria, com a escuta plural e com a responsabilidade pública”.
“A credibilidade, construída com ética e consistência, é o nosso maior trunfo nesse duelo”, conclui a presidente da Fenaj.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice