A pesquisa Panorama Político 2024, conduzida pelo DataSenado/Nexus, revelou nesta quinta-feira (26), que 40% dos brasileiros não se identificam com nenhum posicionamento político. Entre os que se identificam, a direita é maioria, com 29%, em comparação à esquerda (15%) e ao centro (11%).
A preferência pela direita predomina entre os eleitores que se posicionam politicamente, independentemente de fatores como renda familiar, escolaridade, raça, gênero ou Estado. Do total, 29% se identificam com a direita, enquanto 15% se dizem de esquerda e 11% de centro. Esses grupos totalizam 55%.
Além disso, 40% dos entrevistados não se identificam com nenhum espectro político, enquanto 6% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Rondônia é o Estado com maior proporção de eleitores de direita, alcançando 41% entre os que se posicionam politicamente. Santa Catarina (37%), Paraná e Mato Grosso (36%) também têm alta identificação com a direita.
No Nordeste, Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram em eleitores de esquerda, com 18% cada. O Ceará segue com 17%, e Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo dividem o terceiro lugar, com 16%.
Fatores como renda e escolaridade também influenciam o posicionamento político. A ausência de preferência é mais comum entre eleitores com renda de até dois salários mínimos (47%), reduzindo-se para 21% entre aqueles com renda superior a seis salários mínimos.
Em todas as faixas de renda, a direita tem mais apoio que o centro e a esquerda, com 25% entre os mais pobres e 37% entre os mais ricos.
Leia também:
STF pauta julgamento de decreto que aumenta alíquotas de PIS/Pasep e Cofins
TCU dá um ano para INSS reduzir inconsistências nos cadastros de beneficiários
Deputado propõe CPI para investigar uso do Bolsa Família em apostas