Quais causas e como identificar o transtorno do espectro autista? Neurologista lista sinais que ninguém te conta
Bate-papo aconteceu, nesta quarta-feira (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O médico neurologista Ivar Brandi explicou os principais pontos e dúvidas sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Durante o programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM) – conduzida pelo médico Rodrigo Guedes e pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais-, o especialista esclareceu pontos fundamentais sobre a condição, incluindo definição, causas e formas de identificação. O bate-papo aconteceu, na manhã desta quarta-feira (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
O que é transtorno do espectro autista?
Segundo o Ivar Brandi, o termo correto para se referir ao autismo é transtorno do espectro autista.
“Esse é o termo que é defendido, proposto pelo Manual de Diagnóstico em Saúde Mental que utilizamos como referência para o diagnóstico, o DSM em sua quinta edição, publicada em 2013”.
Com a atualização do DSM-5, condições anteriormente classificadas de maneira isolada, como autismo infantil precoce, autismo de alto funcionamento, síndrome de Asperger e transtorno global do desenvolvimento, passaram a ser englobadas sob a classificação única do TEA. O transtorno é subdividido em três níveis, conforme a necessidade de suporte do indivíduo.
Como identificar o autismo?
Os sinais do transtorno do espectro autista podem variar de acordo com o nível do transtorno, mas, de maneira geral, afetam dois domínios principais: a interação social e os padrões comportamentais.
“O TEA está relacionado a comprometimento da capacidade de socialização. Isso não significa que a pessoa não pode interagir, mas que o faz de maneira atípica. Às vezes, existe uma dificuldade de iniciar a socialização, de compreender a emoção do outro ou de interpretar subjetividades”, destacou o neurologista.
No quesito comportamental, as pessoas autistas costumam apresentar padrões restritos e repetitivos. “A pessoa tende a seguir padrões, ter um repertório limitado de comportamentos. Além disso, podem surgir outras questões, como reatividade sensorial, incômodo com luz, sons e toques na pele, ansiedade, alterações no sono e seletividade alimentar”, complementou.
Quais causas do transtorno do espectro autista?
Uma das dúvidas comuns é se o autismo tem uma causa específica. De acordo com o especialista, ele é resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos e ambientais.
“Eu vou ser bem enfático: autismo não tem causa única. Ele é multifatorial. Existe uma relação entre genes e ambiente. Por exemplo, sabemos que o uso do ácido valproico, um anticonvulsivante, durante a gestação aumenta o risco de autismo. A idade materna acima de 45 anos e a idade paterna acima de 50 também são fatores associados”, esclareceu Ivar.
Outro fator que vem sendo amplamente estudado é a exposição a poluentes. “Hoje pesquisamos muito a poluição atmosférica, a poluição da água e os microplásticos. Sabemos que essas micropartículas de plástico estão em todo lugar, inclusive no nosso organismo”, ressaltou.
Importância da conscientização sobre autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de levar informação à população e reduzir o preconceito contra indivíduos autistas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de 2 milhões de pessoas com TEA, mas esse número pode ser ainda maior devido à subnotificação.
A conscientização também é fundamental para garantir que indivíduos com TEA, suas famílias e cuidadores tenham acesso a informações, suporte e oportunidades para desenvolver habilidades e construir uma vida plena. Celebridades como Letícia Sabatella, Anthony Hopkins e a cantora Sia revelaram recentemente seus diagnósticos, contribuindo para a visibilidade do tema.
Mais Lidas
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Saúde
Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos em Salvador até 25 de abril
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Últimas Notícias

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal
Expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até o dia 30 de maio

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL
De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico
Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior
Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo