Prefeitura de Salvador e TJ-BA firmam acordo para ampliar serviços digitais e compartilhar tecnologias
Objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura
Valter Pontes / PMS
A Prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) assinaram, nesta segunda-feira (31), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para intercâmbio de soluções tecnológicas. O objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura.
A cerimônia ocorreu na sede do TJ-BA, com a presença do prefeito Bruno Reis, da presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e outros representantes dos órgãos. O acordo prevê a integração dos serviços do TJ-BA à plataforma Salvador Digital, permitindo acesso digital a diversas demandas jurídicas.
Além disso, inclui ações conjuntas para inovação aberta, capacitações em cibersegurança e troca de boas práticas. O uso compartilhado de espaços como o Hub Salvador, polo de inovação mantido pela Prefeitura no Comércio, também faz parte da parceria.
Durante a assinatura, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou a importância do intercâmbio de tecnologias entre os órgãos para evitar gastos duplicados e melhorar o atendimento à população.
“Se, por um lado, a Prefeitura vem fazendo um esforço grande para desenvolver tecnologia e já tem soluções prontas, por outro lado, o Tribunal também tem seus produtos desenvolvidos. E esses produtos podem ser compartilhados, podemos trocar experiências. Não faz sentido investir recursos públicos, de um lado e do outro, separadamente”, afirmou.
Segundo o prefeito, a parceria permite ganhos em tempo e economia de recursos públicos. “A melhor coisa é firmar uma parceria como essa: o que a gente tem de bom, oferece ao Tribunal; o que o Tribunal tem de bom, oferece a nós. Com isso, ganhamos tempo, economizamos recursos públicos e, mais uma vez, melhoramos a vida do cidadão”, declarou.
Axélab e transformação digital no Judiciário
Na visita ao TJ-BA, Bruno Reis conheceu o Axélab, laboratório de tecnologia e inovação da Corte, que desenvolve ferramentas para otimizar a produtividade do setor jurídico. O prefeito ressaltou os avanços tecnológicos do tribunal.
“Como cidadãos, muitas vezes não conseguimos perceber os avanços que o Tribunal de Justiça vem adotando para se modernizar, para se aprofundar nesta era da tecnologia, da inovação, do mundo digital”, disse.
Na ocasião, Bruno Reis também enfatizou a importância da tecnologia na prestação de serviços públicos. Segundo ele, a iniciativa permite maior eficiência ao poder público.
“Esse é o único caminho: aproveitar os avanços que a tecnologia oferece para prestar serviços públicos melhores e cumprir o nosso papel com mais eficiência. Tivemos aqui a oportunidade de ver que o tribunal já utiliza inteligência artificial, que já foi premiado nacionalmente por produtos concebidos aqui, ou seja, ‘made in Bahia’”, destacou.
Histórico de inovação e cooperação
A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, lembrou que o tribunal implementa sua política de inovação desde 2020, quando foi criado o Axélab.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), tem investido na modernização da gestão pública desde a fundação do Hub Salvador, em 2018.
“É diante dessa convergência de pensamento e de gestão que celebramos hoje este ACT. Esta é uma evidência inequívoca de que tanto o Poder Judiciário quanto a Prefeitura compartilham da crença de que a inovação não pode ser um privilégio de poucos, mas uma força transformadora que deve alcançar a todos para ser efetiva e realmente impactante na vida dos cidadãos”, afirmou.
Parceria sem repasse de recursos financeiros
O ACT foi conduzido pela desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-BA, em conjunto com a Semit. O termo não envolve transferência de recursos financeiros e terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Segundo ela, a parceria entre o TJ-BA e a Prefeitura representa um avanço significativo na construção de soluções inovadoras para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
“Parabenizo a Prefeitura de Salvador pela iniciativa de fomentar um verdadeiro ecossistema de inovação, conectando diferentes atores e promovendo ações colaborativas que resultam em benefícios concretos para a população. A inovação, quando aplicada ao setor público, torna-se um instrumento poderoso de transformação, eficiência e inclusão”, declarou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva