Carnaval Rio: Beija-Flor emociona com despedida de Neguinho e Mocidade surpreende na Sapucaí
Pela primeira vez, 12 escolas do Grupo Especial foram divididas em três noites de apresentações; apuração acontece nesta quarta
Tomaz Silva/Agência Brasil
A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a histórica terceira noite de desfiles no sambódromo do Rio de Janeiro, às 22h desta terça-feira (4). Pela primeira vez, as 12 escolas do Grupo Especial do carnaval carioca estão divididas em três noites de apresentações. Em vez do formato tradicional de duas noites com seis agremiações, agora são três noites com quatro escolas cada.
Mocidade: tecnologia e natureza se encontram no enredo
A inovação na estrutura do evento veio acompanhada de um enredo que mistura passado e futuro. Sob a direção criativa de Renato Lage e Márcia Lage, a Mocidade trouxe para a Avenida uma reflexão sobre o avanço tecnológico e o afastamento da humanidade em relação à natureza. O enredo, com uma estética retrô-futurista, destacou personagens icônicos como a família Flintstones e os Jetsons, além de elementos dos anos 1970, 1980 e 1990, incluindo videogames, um robô gigante e dois cachorros-robôs na comissão de frente.
A estética do desfile remeteu diretamente aos anos de ouro da escola, especialmente aos desfiles campeões de Renato Lage em 1990, 1991 e 1996. Para quem acompanhou esses momentos históricos, a semelhança no estilo, nas cores e na forma foi evidente, proporcionando uma viagem no tempo.
Embora a proposta criativa tenha se destacado, paira a dúvida sobre como os jurados interpretarão esse conceito inovador. Além disso, o acabamento das alegorias apresentou falhas visíveis, o que pode impactar a avaliação. A comparação com outras potências do carnaval, como Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense, torna a disputa ainda mais acirrada.
Despedida de Neguinho da Beija-Flor emociona público na Sapucaí
A Beija-Flor de Nilópolis foi um dos grandes destaques da segunda noite de desfiles, realizada na segunda-feira (3). A escola prestou uma emocionante homenagem a Laíla, ex-diretor responsável por 12 dos 14 títulos da agremiação, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19.
Um dos momentos mais marcantes do desfile foi a recriação do icônico “Cristo mendigo” de 1989, que naquela época foi coberto por decisão judicial. Em 2025, a escultura encoberta representava Laíla, com a frase “De Orum, olhai por nós”, em referência ao céu na mitologia iorubá.
A noite também foi marcada pela despedida de Neguinho da Beija-Flor, intérprete oficial da escola desde 1976. Emocionado, o cantor anunciou que esta será sua penúltima apresentação na Avenida, reforçando a confiança em um retorno no desfile das campeãs.
Grande Rio e Portela
Além da Mocidade Independente, outras três escolas fecharam a terceira noite de desfiles: Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela. Dentre elas, a Grande Rio desponta como uma das favoritas ao título, enquanto a Portela gera grande expectativa ao fazer uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento.
A apuração dos desfiles do Grupo Especial acontece, na tarde de quarta-feira (5), na Cidade do Samba, e promete revelar se a ousadia da Mocidade e a emoção da Beija-Flor serão reconhecidas pelos jurados.
Imperatriz Leopoldinense e Viradouro brilham na 1ª noite
A abertura oficial do carnaval carioca ocorreu, no domingo (2), com os desfiles de Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira. Estreante no Grupo Especial após décadas, a escola de Padre Miguel apresentou um enredo sobre o primeiro terreiro de candomblé do Brasil, mas cometeu falhas de harmonia e enfrentou problemas técnicos no som.
Já a Imperatriz Leopoldinense, vice-campeã de 2024, apostou em um enredo inspirado na mitologia iorubá, narrando a visita de Oxalá a Xangô. Com luxo e efeitos especiais impressionantes, a escola de Ramos reforça sua posição como uma das favoritas ao título.
A atual campeã, Unidos do Viradouro, trouxe para a Avenida a história de Malunguinho, líder de um quilombo em Pernambuco que se tornou uma entidade mítica afro-indígena. A apresentação foi repleta de inovação, com destaque para a comissão de frente, onde chapéus pareciam flutuar até os componentes. O desfile terminou sob os gritos de “bicampeã”.
Mangueira e força dos povos bantos
Encerrando a primeira noite, a Mangueira apresentou um enredo sobre a influência dos povos bantos no Rio de Janeiro. A escola equilibrou emoção e técnica em um desfile correto, sem falhas graves de harmonia ou evolução. No entanto, problemas com o acabamento das fantasias podem comprometer a pontuação da Verde e Rosa.
A comissão de frente retratou três momentos: a vida na África, o sofrimento da escravidão e o renascimento no Brasil, com uma exibição impactante do passinho. Foi a estreia do carnavalesco Sidnei França no Grupo Especial carioca, após uma carreira vitoriosa no Carnaval de São Paulo.
Com um formato inédito e disputas acirradas, o carnaval do Rio de Janeiro em 2025 já entrou para a história. Agora, resta aguardar a apuração para saber quais escolas brilharão no desfile das campeãs no próximo sábado (8).
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]